• JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
 
  Bookmark and Share
 
 
Tesis Doctoral
DOI
https://doi.org/10.11606/T.12.2005.tde-11022022-122345
Documento
Autor
Nombre completo
Luciano de Castro Garcia Leão
Dirección Electrónica
Instituto/Escuela/Facultad
Área de Conocimiento
Fecha de Defensa
Publicación
São Paulo, 2005
Director
Tribunal
Carvalho, Luiz Nelson Guedes de (Presidente)
Assaf Neto, Alexandre
Lara, José Edson
Martins, Eliseu
Reis, Ernando Antonio dos
Título en portugués
Contabilidade de marcas: contribuição ao reconhecimento e evidenciação de informações sobre as marcas
Palabras clave en portugués
Balanço contábil
Contabilidade - Teoria
Marcas
Resumen en portugués
Embora presentes a muito tempo nas negociações e nas trocas, observa-se, no cenário atual, o crescimento do interesse pelo culto às marcas controladas pelas empresas e o que estas representam em termos competitivos. Entende-se que a ciência contábil deve participar ativamente deste cenário, inclusive absorvendo conhecimentos de ciências correlatas, principalmente nas fronteiras da microeconomia e do marketing. Portanto, esta tese busca avanços, ainda que relativos e provisórios, para a contabilidade das marcas, definindo-as em termos da teoria microeconômica, teoria do marketing e teoria contábil. Considerando a tendência irreversível de prestação de informações não baseadas no custo histórico - resposta à incontestável demanda por parte dos usuários atuais de informações a respeito de valores econômicos para o empreendimento, busca-se determinar, do ponto de vista contábil, porque e como retratar adequada e individualizadamente o valor econômico das marcas nas demonstrações contábeis, considerando que a contribuição esperada proporcionada pela marca é separável, em determinadas condições, do valor proporcionado pelos demais intangíveis da entidade. O método do fluxo de caixa descontado com base no preço premium (ou nos royalties) é considerando adequado para atender aos procedimentos requeridos (em termos econômicos, contábeis e mercadológicos), de modo que os benefícios futuros decorrentes do controle exclusivo de uma marca de excelência, liderança ou expressão estejam adequadamente representados e individualizados nas demonstrações contábeis da empresa.
Título en inglés
Brand accounting: contribution to the recognition and disclosure of information about brands
Palabras clave en inglés
Accounting - Theory
Balance Sheet
Trademarks
Resumen en inglés
Although being present for a long time in trading and exchanges, nowadays there is a growing interest in the cult of the trademarks controlled by companies and what they represent in competitive terms. The accounting Science should not only take part in this setting but also absorb the knowledge of related Sciences, mainly in the boundaries of microeconomics and marketing. Therefore this thesis seeks advances, even if they are relative and temporary, in the accounting of trademarks, defining them through the microeconomics, marketing and accounting theories. Considering the irreversible trend in the availability of information not based in the historie cost, which is an answer to the unquestionable demand for information on the economic values necessary for the business by the present users, it is tried to determine from the accounting point of view the reason to and the way of picturing the economic value ofthe trademarks in the accounting statements in a proper and individual way taking into account that the expected contribution given by the trademark is separable, depending on the conditions, from the given value by the intangibles assets of the entity. The method of the discounted cash flow based on the premium price (or royalties) is considered appropriate to meet the required procedures in economic, accounting and marketing terms so that the future benefits from the exclusive control of a superior, leadership or expression trademark are properly represented and individualized in the accounting statements of the company.
 
ADVERTENCIA - La consulta de este documento queda condicionada a la aceptación de las siguientes condiciones de uso:
Este documento es únicamente para usos privados enmarcados en actividades de investigación y docencia. No se autoriza su reproducción con finalidades de lucro. Esta reserva de derechos afecta tanto los datos del documento como a sus contenidos. En la utilización o cita de partes del documento es obligado indicar el nombre de la persona autora.
Fecha de Publicación
2022-02-11
 
ADVERTENCIA: Aprenda que son los trabajos derivados haciendo clic aquí.
Todos los derechos de la tesis/disertación pertenecen a los autores
CeTI-SC/STI
Biblioteca Digital de Tesis y Disertaciones de la USP. Copyright © 2001-2024. Todos los derechos reservados.