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Disertación de Maestría
DOI
https://doi.org/10.11606/D.12.2005.tde-10022022-165442
Documento
Autor
Nombre completo
Wolney José dos Anjos
Dirección Electrónica
Instituto/Escuela/Facultad
Área de Conocimiento
Fecha de Defensa
Publicación
São Paulo, 2005
Director
Tribunal
Martins, Gilberto de Andrade (Presidente)
Camargo, Pedro de
Martins, Eliseu
Título en portugués
Avaliação das auditorias internas e externas sobre os procedimentos de prevenção da 'lavagem' de dinheiro dos bancos comerciais autorizados a operar em câmbio
Palabras clave en portugués
Auditoria
Bancos
Enriquecimento ilícito
Resumen en portugués
De acordo com a Lei 9.613/98 que criminaliza no Brasil a "lavagem" de dinheiro, os bancos são parte integrante do processo de prevenção da "lavagem" de dinheiro. Em decorrência da referida lei, o Banco Central do Brasil emitiu normas que demandam das instituições financeiras esforços no sentido de implementar políticas e procedimentos capazes de detectar a realização de oprações de "lavagem" de dinheiro sendo conduzidas na instituição, e de tentar impedir que pessoas interessadas nesta prática sequer tornem-se clientes. A Resolução do Conselho Monetário Nacional 2.554/98 determina às instituições financeiras a adoção e a implementação de controles internos voltados para as atividades por elas desenvolvidas, dentre as quais o cumprimento das normas legais e regulamentares a elas aplicáveis. Estabelece também que a atividade de auditoria interna deve fazer parte do sistema de controles internos e que a avaliação desses controles deve ser conduzida pela auditoria interna ou por auditores externos. Nesta dissertação, por meio de entrevistas realizadas de acordo com roteiro validado por 14 especialistas, avaliou-se o trabalho dessas auditorias mediante a análise da extensão e da profundidade de seus trabalhos de verificação das políticas e dos procedimentos de prevenção à "lavagem" de dinheiro implementados pelos bancos comerciais autorizados a operar em câmbio. Foram entrevistados os auditoria de 26 dos 50 maiores bancos em ativos no país) e dez unidades de auditoria interna desses bancos (sete desses bancos estão entre os 15 maiores bancos, em ativos, no país). Os resultados das firmas de auditoria mostram que elas se encontram em diferentes estágios de verificação dos procedimentos de prevenção da "lavagem" de dinheiro implementados pelos bancos. Duas das três firmas não realizaram nenhuma verificação da espécie e, além disso, não possuem roteiro específico para esse trabalho. A firma restante já realizou esse tipo de verificação, e o fez munida de roteiro que permite a emissão de uma opinião confiável sobre a adequação dos procedimentos de prevenção da "lavagem" de dinheiro. Os resultados das unidades de auditoria internas dos bancos mostram que todas aquelas que realizaram avaliação dos procedimentos de prevenção da "lavagem" de dinheiro - seis das dez unidades de auditoria interna - estão habilitadas a emitir uma opinião confiável sobre a adequação desses procedimentos. Verificou-se que os resultados encontrados independem do porte da instituição ou do volume de recursos movimentados em operações de câmbio. As auditorias internas restantes, apesar de não terem realizado nenhuma avaliação dos procedimentos de prevenção da "lavagem" de dinheiro, apresentaram cronograma que prevê a realização dessa avaliação em 2005.
Título en inglés
Evaluation of internal and external audits on procedures to prevent money 'laundering' of commercial banks authorized to operate in foreign exchange
Palabras clave en inglés
Auditing
Banks
Illicit enrichment
Resumen en inglés
According to the law that criminalizes money laundering in Brazil - Law 9.613 - banks are part ofthe money laundering prevention process.As a consequence ofLaw 9.613, Brazilian Central Bank issued regulations compelling financial institutions to have policies and procedures in place to detect money laundering transactions in order to restrain people interested in such crime from becoming clients or making transactions.The Resolution n.° 2.554/98 issued by the National Monetary Council establishes thatfinancial institutions shall adopt and implement internai Controls related to their businesses, including the compliance with laws and regulations that regulate their businesses. It also establishes that internai audit is part of the internai control systems and that the assessment ofsuch Controls must be conducted by the internai audit or by auditfirms (externai audits). This dissertation evaluates the performance of internai audits and audit firms concerning all the activities related to money laundering prevention in commercial banks authorized to carry outforeign exchange transactions. The evaluation was done through interviews which are in accordance with directions validated by 14 experts in money laundering prevention. Three auditfirms (these firms audits 26 of the 50 biggest banks in the country) and ten internai auditing units of commercial banks authorized to carry out foreign exchange transactions (seven of these banks are ranked among the 15 biggest banks in the country) were interviewed. According to the findings, externai audits have different behaviors when reviewing the antimoney laundering procedures that banks have in place. Two of the three externai audits have not performed such kind ofevaluation yet. Besides that, they do not have any guideline related to such review. The remaining externai audit has already performed that review and it has a guideline that allows it to express trustworthy opinion on antimoney laundering procedures. According to the findings, no matter the size ofthe bank or the volume ofmoney involved in foreign exchange transactions, all (six out of ten) internai audits which have already performed evaluation ofantimomey laundering procedures are apt to express an opinion on the adequacy of antimoney laundering procedures that banks have in place. In spite of not having performed any review ofthe antimoney laundering procedures, the remaining internai audits show a schedulefor reviewing antimoney launderingprocedures in 2005.
 
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Fecha de Publicación
2022-02-10
 
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