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Mémoire de Maîtrise
DOI
https://doi.org/10.11606/D.12.2015.tde-04092015-104118
Document
Auteur
Nom complet
Cristina Linares Cintra de Carvalho
Adresse Mail
Unité de l'USP
Domain de Connaissance
Date de Soutenance
Editeur
São Paulo, 2015
Directeur
Jury
Riccio, Edson Luiz (Président)
Peters, Marcos Reinaldo Severino
Nova, Silvia Pereira de Castro Casa
Titre en portugais
Pessoas com deficiência no ensino superior: percepções dos alunos
Mots-clés en portugais
Alunos com deficiência
Contabilidade
Educação especial
Educação superior
Inclusão
inclusão escolar
Necessidades especiais
Pessoas com deficiência
Resumé en portugais
Cerca de 10% de toda a população mundial, aproximadamente 650 milhões de pessoas vivem com alguma deficiência, transtorno global de desenvolvimento (TGD) ou com alta habilidade/ superdotação (AH/SD) de acordo com a Organização das Nações Unidas (2011). Em todo o mundo estas pessoas têm baixas perspectivas de escolaridade, de participação na economia e nos programas de saúde. O presente trabalho tem por objetivo entender a trajetória de vida de alunos com deficiência graduados e com alguma passagem pela contabilidade, seja através da faculdade ou através do ambiente de trabalho, apoiando-se em relatos da vida profissional, educacional, obstáculos e facilitadores encontrados. Buscou-se através da história oral, pontos convergentes entre os relatos e sugestões para a melhoria das condições nas universidades para acesso e permanência da pessoa com deficiência. O trabalho desenvolve-se a partir de uma breve retrospectiva na história das pessoas com deficiência, aborda as políticas públicas brasileiras sobre o tema, traz dados sobre educação superior das pessoas com deficiência e por fim, entrevista os alunos encontrados. Verificou-se, assim, que é crescente o número de alunos com deficiência no ensino superior e que as condições nas instituições de ensino melhoraram nos últimos anos. No entanto os facilitadores apontados pelos entrevistados continuam fora das instituições, tais como amigos de sala. Além disto, a divulgação dos serviços existentes deve ser mais difundida, a fim de que todos tenham consciência de seus direitos. Conclui-se que apesar do enorme avanço ocorrido nas últimas décadas, ainda há muito a ser desenvolvido dentro das universidades para que se possa garantir o direito de educação à todos.
Titre en anglais
People with disabilities in higher education: perceptions of students.
Mots-clés en anglais
Higher education
Inclusion
People with disabilities
Special needs
Students with disabilitie
Resumé en anglais
About 10% of people over the world, almost 650 million, have some disabilities, pervasive developmental disorder or intellectual giftedness, according to United Nations (2011). These people have low schooling perspective, economics participation and health programs. This study aims to understand the trajectory of life of students with disabilities and graduates with a passage for the accounting, either through college or through the work environment, relying on reports vocational educational life; obstacles encountered and facilitators. It tried to through life history, convergence between the reports and suggestions for improving conditions in the universities to access and retention of people with disabilities. The work develops from a brief setback in the history of people with disabilities, addresses the Brazilian public policies on the subject, brings data on higher education of persons with disabilities and ultimately interview the students found. It was thus that an increasing number of students with disabilities in higher education and that the conditions in educational institutions have evolved over the last decades. However facilitators appointed by the interviewees remain out of institutions, such as partners. In addition, disclosure of existing services should be expanded, so that all know their rights. It's possible conclude that despite the impressive progress in recent decades, much remains to be developed within universities so that we can ensure the right to education for all.
 
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Date de Publication
2015-10-02
 
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