• JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
 
  Bookmark and Share
 
 
Tese de Doutorado
DOI
https://doi.org/10.11606/T.12.1985.tde-31032023-112001
Documento
Autor
Nome completo
Lino Nogueira Rodrigues Filho
E-mail
Unidade da USP
Área do Conhecimento
Data de Defesa
Imprenta
São Paulo, 1985
Orientador
Banca examinadora
Toledo, Geraldo Luciano (Presidente)
Farina, Modesto
Kirsten, Jose Tiacci
Qualifik, Paul
Reis, Sylvio Carlos Borges dos
Título em português
Orientação para marketing e a utilização dos modelos de portfolio de produtos: um estudo junto ao setor da indústria mecânica
Palavras-chave em português
Marketing
Resumo em português
A política de produtos, apesar de sua importância crítica como área-chave de decisão gerencial, não tem recebido atenção suficiente dos pesquisadores brasileiros, principalmente para examinar as possibilidades das indústrias mecânicas brasileiras utilizarem os modelos de portfólio de produtos em seu processo de gestão. Os dados foram coletados no estado de São Paulo com 46 empresas que atuam nesse setor. Dez hipóteses foram testadas. Os resultados mostraram que apenas 20% dessas empresas estão habilitadas a utilizar modelos de portfólio de produtos como ferramenta gerencial, pois não desenvolvem um plano de marketing sistemático nem o gestor de marketing decide sobre a alocação de recursos entre os produtos ou linhas de produtos da empresa. O estudo sugere pesquisas semelhantes em outros setores do marketing industrial e uma investigação a respeito da influência do tamanho do portfólio no desempenho da organização.
Título em inglês
Marketing orientation and the use of product portfolio models: a study with the mechanical industry sector
Palavras-chave em inglês
Marketing
Resumo em inglês
Product policy, despite its critical importance as a key management decision area, has not received enough attention vu Brazilian researchers, mainly to exam the possibilitiesof Brazilian mechanical industries utilize the product potfolio models in their managment process. Data was collected in the starte of São Paulo with 46 companies that have their activities in that sector. Ten hypotheses were tested. The results showed that only 20% of these companies are enable to use product portfolio models as a managerial tool because they don't develop a systematic marketing plan neither the marketing manager decide about allocating resources among the companie's products or product lines. The study suggests similar researches in another industrial marketing sectors and an investigation with repect the influence of portfolio size in organization's performance.
 
AVISO - A consulta a este documento fica condicionada na aceitação das seguintes condições de uso:
Este trabalho é somente para uso privado de atividades de pesquisa e ensino. Não é autorizada sua reprodução para quaisquer fins lucrativos. Esta reserva de direitos abrange a todos os dados do documento bem como seu conteúdo. Na utilização ou citação de partes do documento é obrigatório mencionar nome da pessoa autora do trabalho.
Data de Publicação
2023-03-31
 
AVISO: Saiba o que são os trabalhos decorrentes clicando aqui.
Todos os direitos da tese/dissertação são de seus autores
CeTI-SC/STI
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP. Copyright © 2001-2024. Todos os direitos reservados.