• JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
 
  Bookmark and Share
 
 
Tesis Doctoral
DOI
https://doi.org/10.11606/T.12.1985.tde-31032023-112001
Documento
Autor
Nombre completo
Lino Nogueira Rodrigues Filho
Dirección Electrónica
Instituto/Escuela/Facultad
Área de Conocimiento
Fecha de Defensa
Publicación
São Paulo, 1985
Director
Tribunal
Toledo, Geraldo Luciano (Presidente)
Farina, Modesto
Kirsten, Jose Tiacci
Qualifik, Paul
Reis, Sylvio Carlos Borges dos
Título en portugués
Orientação para marketing e a utilização dos modelos de portfolio de produtos: um estudo junto ao setor da indústria mecânica
Palabras clave en portugués
Marketing
Resumen en portugués
A política de produtos, apesar de sua importância crítica como área-chave de decisão gerencial, não tem recebido atenção suficiente dos pesquisadores brasileiros, principalmente para examinar as possibilidades das indústrias mecânicas brasileiras utilizarem os modelos de portfólio de produtos em seu processo de gestão. Os dados foram coletados no estado de São Paulo com 46 empresas que atuam nesse setor. Dez hipóteses foram testadas. Os resultados mostraram que apenas 20% dessas empresas estão habilitadas a utilizar modelos de portfólio de produtos como ferramenta gerencial, pois não desenvolvem um plano de marketing sistemático nem o gestor de marketing decide sobre a alocação de recursos entre os produtos ou linhas de produtos da empresa. O estudo sugere pesquisas semelhantes em outros setores do marketing industrial e uma investigação a respeito da influência do tamanho do portfólio no desempenho da organização.
Título en inglés
Marketing orientation and the use of product portfolio models: a study with the mechanical industry sector
Palabras clave en inglés
Marketing
Resumen en inglés
Product policy, despite its critical importance as a key management decision area, has not received enough attention vu Brazilian researchers, mainly to exam the possibilitiesof Brazilian mechanical industries utilize the product potfolio models in their managment process. Data was collected in the starte of São Paulo with 46 companies that have their activities in that sector. Ten hypotheses were tested. The results showed that only 20% of these companies are enable to use product portfolio models as a managerial tool because they don't develop a systematic marketing plan neither the marketing manager decide about allocating resources among the companie's products or product lines. The study suggests similar researches in another industrial marketing sectors and an investigation with repect the influence of portfolio size in organization's performance.
 
ADVERTENCIA - La consulta de este documento queda condicionada a la aceptación de las siguientes condiciones de uso:
Este documento es únicamente para usos privados enmarcados en actividades de investigación y docencia. No se autoriza su reproducción con finalidades de lucro. Esta reserva de derechos afecta tanto los datos del documento como a sus contenidos. En la utilización o cita de partes del documento es obligado indicar el nombre de la persona autora.
Fecha de Publicación
2023-03-31
 
ADVERTENCIA: Aprenda que son los trabajos derivados haciendo clic aquí.
Todos los derechos de la tesis/disertación pertenecen a los autores
CeTI-SC/STI
Biblioteca Digital de Tesis y Disertaciones de la USP. Copyright © 2001-2024. Todos los derechos reservados.