• JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
 
  Bookmark and Share
 
 
Dissertação de Mestrado
DOI
https://doi.org/10.11606/D.12.2001.tde-27072022-090916
Documento
Autor
Nome completo
José Miguel Centurion Filho
E-mail
Unidade da USP
Área do Conhecimento
Data de Defesa
Imprenta
São Paulo, 2001
Orientador
Banca examinadora
Rodrigues Filho, Lino Nogueira (Presidente)
Machado, Jorge Americo Silva
Toledo, Geraldo Luciano
Título em português
Impactos da tecnologia de informação (T.I.) na gestão do relacionamento em marketing industrial
Palavras-chave em português
Marketing
Tecnologia da informação
Resumo em português
A tecnologia de informação (T.I.), vem afetando em maior ou menor grau as operações das empresas, quer internamente, quer em relação ao seu ambiente externo. Este trabalho é um estudo sobre a influência que a T.I. tem sobre a estrutura, estratégias e sobre as ações de marketing ligadas, no mercado empresarial, ao relacionamento da empresa com o seu mercado, tentando analisar seus benefícios, suas desvantagens e seus possíveis impactos. O estudo, caracterizado como exploratório, realizou-se inicialmente através de levantamento bibliográfico abordando o marketing empresarial, a organização e o comportamento do comprador empresarial, o relacionamento corporativo comprador-vendedor e suas características e ferramentas, a tecnologia de informação disponível e a sua aplicação à gestão do relacionamento. Posteriormente realizou-se um estudo de caso, onde tentou-se verificar a implicação da adoção de recursos de tecnologia de informação na gestão do relacionamento e os resultados obtidos. As conclusões indicaram que a T.l. não define por si só o resultado, nem garante eficiência ou resultados melhores ou piores sobre a operação, entretanto ela flagrantemente cria a base necessária para uma distintiva e eficiente gestão do relacionamento empresa-cliente, o que sem dúvida permite implementar ações estratégicas e operacionais vencedoras, se comparadas à concorrência, sendo, portanto, fator chave de competitividade.
Título em inglês
Impacts of information technology (I.T.) on relationship management in industrial marketing
Palavras-chave em inglês
Information Technology
Marketing
Resumo em inglês
Information Technology (I.T.), is affecting in high or lower grade companies operations, as internai, as in relation with his external enviroment. This paper is a study about the influences of I.T. related with industrial relationship marketing strategies and actions, focusing to identificate their beneficts, disadvantages and possible impacts. The investigation, was conducted as a exploratory investigation, done through a initial bibliographic research focusing industrial marketing and his objectives, the industrial purchaser behavior, the customer-supplier corporation relationship and his tools and the I.T. technology aplied to the industrial relationship manegement. A case-study was conducted aiming to identify I.T. adoption results in relationship management. Conclusions indicate that I.T. itself do not determine or garantee better or worse operation results, but it create the basis to an effective costumer-supplier relationship management that allow the adoption of winner competitive strategies and actions, becaming a competitiveness key-factor.
 
AVISO - A consulta a este documento fica condicionada na aceitação das seguintes condições de uso:
Este trabalho é somente para uso privado de atividades de pesquisa e ensino. Não é autorizada sua reprodução para quaisquer fins lucrativos. Esta reserva de direitos abrange a todos os dados do documento bem como seu conteúdo. Na utilização ou citação de partes do documento é obrigatório mencionar nome da pessoa autora do trabalho.
Data de Publicação
2022-07-27
 
AVISO: Saiba o que são os trabalhos decorrentes clicando aqui.
Todos os direitos da tese/dissertação são de seus autores
CeTI-SC/STI
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP. Copyright © 2001-2024. Todos os direitos reservados.