• JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
 
  Bookmark and Share
 
 
Disertación de Maestría
DOI
https://doi.org/10.11606/D.12.2001.tde-27072022-090916
Documento
Autor
Nombre completo
José Miguel Centurion Filho
Dirección Electrónica
Instituto/Escuela/Facultad
Área de Conocimiento
Fecha de Defensa
Publicación
São Paulo, 2001
Director
Tribunal
Rodrigues Filho, Lino Nogueira (Presidente)
Machado, Jorge Americo Silva
Toledo, Geraldo Luciano
Título en portugués
Impactos da tecnologia de informação (T.I.) na gestão do relacionamento em marketing industrial
Palabras clave en portugués
Marketing
Tecnologia da informação
Resumen en portugués
A tecnologia de informação (T.I.), vem afetando em maior ou menor grau as operações das empresas, quer internamente, quer em relação ao seu ambiente externo. Este trabalho é um estudo sobre a influência que a T.I. tem sobre a estrutura, estratégias e sobre as ações de marketing ligadas, no mercado empresarial, ao relacionamento da empresa com o seu mercado, tentando analisar seus benefícios, suas desvantagens e seus possíveis impactos. O estudo, caracterizado como exploratório, realizou-se inicialmente através de levantamento bibliográfico abordando o marketing empresarial, a organização e o comportamento do comprador empresarial, o relacionamento corporativo comprador-vendedor e suas características e ferramentas, a tecnologia de informação disponível e a sua aplicação à gestão do relacionamento. Posteriormente realizou-se um estudo de caso, onde tentou-se verificar a implicação da adoção de recursos de tecnologia de informação na gestão do relacionamento e os resultados obtidos. As conclusões indicaram que a T.l. não define por si só o resultado, nem garante eficiência ou resultados melhores ou piores sobre a operação, entretanto ela flagrantemente cria a base necessária para uma distintiva e eficiente gestão do relacionamento empresa-cliente, o que sem dúvida permite implementar ações estratégicas e operacionais vencedoras, se comparadas à concorrência, sendo, portanto, fator chave de competitividade.
Título en inglés
Impacts of information technology (I.T.) on relationship management in industrial marketing
Palabras clave en inglés
Information Technology
Marketing
Resumen en inglés
Information Technology (I.T.), is affecting in high or lower grade companies operations, as internai, as in relation with his external enviroment. This paper is a study about the influences of I.T. related with industrial relationship marketing strategies and actions, focusing to identificate their beneficts, disadvantages and possible impacts. The investigation, was conducted as a exploratory investigation, done through a initial bibliographic research focusing industrial marketing and his objectives, the industrial purchaser behavior, the customer-supplier corporation relationship and his tools and the I.T. technology aplied to the industrial relationship manegement. A case-study was conducted aiming to identify I.T. adoption results in relationship management. Conclusions indicate that I.T. itself do not determine or garantee better or worse operation results, but it create the basis to an effective costumer-supplier relationship management that allow the adoption of winner competitive strategies and actions, becaming a competitiveness key-factor.
 
ADVERTENCIA - La consulta de este documento queda condicionada a la aceptación de las siguientes condiciones de uso:
Este documento es únicamente para usos privados enmarcados en actividades de investigación y docencia. No se autoriza su reproducción con finalidades de lucro. Esta reserva de derechos afecta tanto los datos del documento como a sus contenidos. En la utilización o cita de partes del documento es obligado indicar el nombre de la persona autora.
Fecha de Publicación
2022-07-27
 
ADVERTENCIA: Aprenda que son los trabajos derivados haciendo clic aquí.
Todos los derechos de la tesis/disertación pertenecen a los autores
CeTI-SC/STI
Biblioteca Digital de Tesis y Disertaciones de la USP. Copyright © 2001-2024. Todos los derechos reservados.