• JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
 
  Bookmark and Share
 
 
Tesis Doctoral
DOI
https://doi.org/10.11606/T.12.1993.tde-22012024-161307
Documento
Autor
Nombre completo
Andre Torres Urdan
Dirección Electrónica
Instituto/Escuela/Facultad
Área de Conocimiento
Fecha de Defensa
Publicación
São Paulo, 1993
Director
Tribunal
Campomar, Marcos Cortez (Presidente)
Hamburguer, Polia Lerner
Luce, Fernando Bins
Pinto, Virgilio Benjamin Noya
Toledo, Geraldo Luciano
Título en portugués
Qualidade de serviço: proposição de um modelo integrativo
Palabras clave en portugués
Estudo de mercado
Marketing
Resumen en portugués
Esta tese trata da qualidade de serviço, sob a ótica do marketing, e mais precisamente dos modelos conceituais sobre o assunto. O intuito é melhorar o imprescindível suporte teórico reclamado para abordagem da qualidade de serviço, reconhecendo que não bastam conhecimentos isolados do domínio de estudo. Há que se chegar a uma perspectiva englobando os vários elos desse fenômeno e o inter-relacionamento entre eles. No trabalho, foi realizada revisão bibliográfica para assimilar e analisar o conhecimento disponível até o presente a respeito de qualidade de serviço, abrangendo: a importância de serviços e da qualidade de serviço; a natureza de serviços; a oferta, produção e interações em serviços; a natureza da qualidade e da qualidade de serviço; os elementos e dimensões da qualidade de serviço; os modelos de qualidade de serviço de Gronroos, Gummesson, Gronroos & Gummesson e Parasuraman, Zeithaml & Berry. Na conclusão, é oferecida uma contribuição pessoal representada pela proposição de modelo integrativo de qualidade de serviço. Acredita-se que este modelo integrativo possivelmente signifique algum passo à frente, embora modesto, melhorando o discernimento da qualidade de serviço, porém dependendo de criteriosa verificação empírica
Título en inglés
Quality of service: proposition of an integrative model
Palabras clave en inglés
Market research
Marketing
Resumen en inglés
This dissertation discusses service quality, from the marketing point of view, specifically dealing with the conceptual models of the subject matter. The purpose here is to improve the indispensable theoretical support required to approach service quality, realizing that isolated knowledge about some points are not sufficient. It is necessary to reach a global perspective comprising the phenomenons several links as well as the relationship among them. It was undertaken a desk research concerning the existing knowledge about service quality including the following topics: services and service quality relevance; nature of services; services offering, production and interactions; nature of quality and service quality; service quality elements and dimensions; service quality models by Gronroos, Gummesson, Gronroos & Gummesson & Parasuraman, Zeithaml & Berry. In the conclusion, as the authors personal contribution, it is presented a integrative service quality model. It is supposed that integrative model possibly means a step further, although restrict, toward better comprehension about service quality, however depending upon strict empirical test
 
ADVERTENCIA - La consulta de este documento queda condicionada a la aceptación de las siguientes condiciones de uso:
Este documento es únicamente para usos privados enmarcados en actividades de investigación y docencia. No se autoriza su reproducción con finalidades de lucro. Esta reserva de derechos afecta tanto los datos del documento como a sus contenidos. En la utilización o cita de partes del documento es obligado indicar el nombre de la persona autora.
Fecha de Publicación
2024-01-22
 
ADVERTENCIA: Aprenda que son los trabajos derivados haciendo clic aquí.
Todos los derechos de la tesis/disertación pertenecen a los autores
CeTI-SC/STI
Biblioteca Digital de Tesis y Disertaciones de la USP. Copyright © 2001-2024. Todos los derechos reservados.