• JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
 
  Bookmark and Share
 
 
Tese de Doutorado
DOI
https://doi.org/10.11606/T.12.1991.tde-21102021-155729
Documento
Autor
Nome completo
Celso Claudio de Hildebrand e Grisi
E-mail
Unidade da USP
Área do Conhecimento
Data de Defesa
Imprenta
São Paulo, 1991
Orientador
Banca examinadora
Campomar, Marcos Cortez (Presidente)
Baptista, Luiz Olavo
Canton, Adolpho Walter Pimazoni
Rabahy, Wilson Abrahão
Santos, Dilson Gabriel dos
Título em português
Contribuições ao estudo do ensino da disciplina marketing em nível universitário de graduação
Palavras-chave em português
Curso de graduação
Estudo de mercado
Marketing
Resumo em português
O objetivo fundamental deste trabalho é o de aferir a efetiva contribuição do ensino superior, em nível de graduação, para a formação dos profissionais de marketing, na região da grande São Paulo. Apoiado na taxionomia dos objetivos educacionais de bloom e colaboradores, o estudo assenta-se em avaliações realizadas por executivos, nos estágios intermediário ou avançado de carreira. Esses profissionais são convidados a identificar a contribuição da escola para conhecimentos, habilidades e atitudes, exigidos ao longo de sua carreira. Simultaneamente procura-se descrever, através da análise dos elementos curriculares, o ensino de marketing realizado na mesma região e as qualificações mínimas de seus professores. O esforço foi o de, caracterizando esse ensino, contrapo-lo aos seus resultados, em termos da aprendizagem que produziu e, por essa maneira, visualizar formas e ações para o seu aperfeiçoamento.
Título em inglês
Contributions to the study of teaching the marketing discipline at undergraduate university level
Palavras-chave em inglês
Market study
Marketing
Undergraduate
Resumo em inglês
The fundamental objective of this work is to assess the effective contribution of higher education, at the undergraduate level, to the training of marketing professionals in the greater São Paulo region. Supported by the taxonomy of the educational objectives of bloom and collaborators, the study is based on evaluations carried out by executives, in the intermediate or advanced stages of their career. These professionals are invited to identify the school's contribution to the knowledge, skills and attitudes required throughout their career. At the same time, an attempt is made to describe, through the analysis of curricular elements, the teaching of marketing carried out in the same region and the minimum qualifications of its teachers. The effort was to, characterizing this teaching, contrast it with its results, in terms of the learning it produced and, in this way, visualize ways and actions for its improvement.
 
AVISO - A consulta a este documento fica condicionada na aceitação das seguintes condições de uso:
Este trabalho é somente para uso privado de atividades de pesquisa e ensino. Não é autorizada sua reprodução para quaisquer fins lucrativos. Esta reserva de direitos abrange a todos os dados do documento bem como seu conteúdo. Na utilização ou citação de partes do documento é obrigatório mencionar nome da pessoa autora do trabalho.
Data de Publicação
2021-10-21
 
AVISO: Saiba o que são os trabalhos decorrentes clicando aqui.
Todos os direitos da tese/dissertação são de seus autores
CeTI-SC/STI
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP. Copyright © 2001-2024. Todos os direitos reservados.