• JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
 
  Bookmark and Share
 
 
Tesis Doctoral
DOI
https://doi.org/10.11606/T.12.1991.tde-21102021-155729
Documento
Autor
Nombre completo
Celso Claudio de Hildebrand e Grisi
Dirección Electrónica
Instituto/Escuela/Facultad
Área de Conocimiento
Fecha de Defensa
Publicación
São Paulo, 1991
Director
Tribunal
Campomar, Marcos Cortez (Presidente)
Baptista, Luiz Olavo
Canton, Adolpho Walter Pimazoni
Rabahy, Wilson Abrahão
Santos, Dilson Gabriel dos
Título en portugués
Contribuições ao estudo do ensino da disciplina marketing em nível universitário de graduação
Palabras clave en portugués
Curso de graduação
Estudo de mercado
Marketing
Resumen en portugués
O objetivo fundamental deste trabalho é o de aferir a efetiva contribuição do ensino superior, em nível de graduação, para a formação dos profissionais de marketing, na região da grande São Paulo. Apoiado na taxionomia dos objetivos educacionais de bloom e colaboradores, o estudo assenta-se em avaliações realizadas por executivos, nos estágios intermediário ou avançado de carreira. Esses profissionais são convidados a identificar a contribuição da escola para conhecimentos, habilidades e atitudes, exigidos ao longo de sua carreira. Simultaneamente procura-se descrever, através da análise dos elementos curriculares, o ensino de marketing realizado na mesma região e as qualificações mínimas de seus professores. O esforço foi o de, caracterizando esse ensino, contrapo-lo aos seus resultados, em termos da aprendizagem que produziu e, por essa maneira, visualizar formas e ações para o seu aperfeiçoamento.
Título en inglés
Contributions to the study of teaching the marketing discipline at undergraduate university level
Palabras clave en inglés
Market study
Marketing
Undergraduate
Resumen en inglés
The fundamental objective of this work is to assess the effective contribution of higher education, at the undergraduate level, to the training of marketing professionals in the greater São Paulo region. Supported by the taxonomy of the educational objectives of bloom and collaborators, the study is based on evaluations carried out by executives, in the intermediate or advanced stages of their career. These professionals are invited to identify the school's contribution to the knowledge, skills and attitudes required throughout their career. At the same time, an attempt is made to describe, through the analysis of curricular elements, the teaching of marketing carried out in the same region and the minimum qualifications of its teachers. The effort was to, characterizing this teaching, contrast it with its results, in terms of the learning it produced and, in this way, visualize ways and actions for its improvement.
 
ADVERTENCIA - La consulta de este documento queda condicionada a la aceptación de las siguientes condiciones de uso:
Este documento es únicamente para usos privados enmarcados en actividades de investigación y docencia. No se autoriza su reproducción con finalidades de lucro. Esta reserva de derechos afecta tanto los datos del documento como a sus contenidos. En la utilización o cita de partes del documento es obligado indicar el nombre de la persona autora.
Fecha de Publicación
2021-10-21
 
ADVERTENCIA: Aprenda que son los trabajos derivados haciendo clic aquí.
Todos los derechos de la tesis/disertación pertenecen a los autores
CeTI-SC/STI
Biblioteca Digital de Tesis y Disertaciones de la USP. Copyright © 2001-2024. Todos los derechos reservados.