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Dissertação de Mestrado
DOI
https://doi.org/10.11606/D.12.1995.tde-21072004-191705
Documento
Autor
Nome completo
Francisco Alcantara Spinola
E-mail
Unidade da USP
Área do Conhecimento
Data de Defesa
Imprenta
São Paulo, 1995
Orientador
Banca examinadora
Santos, Rubens da Costa (Presidente)
Guagliardi, Jose Augusto
Ribeiro, Fernando Jose Leite
Título em português
Autoconceito dos compradores norte-americanos e brasileiros e suas estruturas de decisão: pesquisa internancional comparada.
Palavras-chave em português
alternativas de compra
auto-conceito
auto-conceito do comprador
auto-conceito do consumidor
comportamento do comprador
comportamento do consumidor
comprador
consumidor
consumidor brasileiró
consumidor norte-americano
desejo do consumidor
escolha
estilos de compra
estrutura de decisao
expectativas do consumidor
limitacoes do consumidor
metodologia de pesquisa
metodologia de pesquisa cientifica
pesquisa
pesquisa internacional
pesquisa internacional comparada
pontos de referencia
previsao
previsao de escolha
self
selves
selves provaveis
visualizacao
Resumo em português
RESUMO O dissertação aborda o “Auto-conceito do comprador e as estruturas de decisão de consumidores norte-americanos e brasileiros “, através de uma pesquisa internacional comparada, com base no referencial teórico específico, modelos e hipóteses da tese de doutorado de Rowe, intitulada “Purchaser’s Self-Concept and Decision Frames". O referencial bibliográfico genérico com relação ao comportamento do consumidor, metodologia de pesquisa, pesquisa internacional comparada e a aculturação dos instrumentos de pesquisa (questionários, estímulos, situações hipotéticas), foi desenvolvido pelo autor brasileiro da dissertação de mestrado. As pesquisas exploratórias foram conduzidas junto a estudantes de graduação da Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade e da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo e buscaram verificar como se comportaria no ambiente brasileiro o modelo teórico, desenvolvido e comprovado nos USA, bem como comparar os resultados das pesquisas norte-americana e brasileira. O modelo teórico desenvolve o Auto-conceito do comprador, a partir do auto-conceito funcional numa situação de compra e uso de um produto. O Auto-conceito do comprador teria duas dimensões ; Estilos de compra e Selves prováveis. O Auto-conceito do comprador influenciaria, através de qualquer uma de suas duas dimensões, Estilos de compra e Selves prováveis, a formação dos pontos de referência com relação a preço e criaria estruturas de decisão de ganho ou perda que influenciariam o desejo por um produto e a intenção de compra. Por último, o modelo hipotetiza que o tipo de intervenção de visualização permitiria prever a efetividade da visualização e os tipos de Selves prováveis a serem evocados pelo consumidor. Ainda, seria possível predizer a mudança de desejo por um produto através dos tipos de Selves prováveis. Finalmente, são apresentados na dissertação as implicações, conclusões e sugestões para futuras pesquisas e estudos.
 
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Data de Publicação
2004-07-30
 
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