Disertación de Maestría
DOI
https://doi.org/10.11606/D.12.1995.tde-21072004-191705
Documento
Autor
Nombre completo
Francisco Alcantara Spinola
Dirección Electrónica
Instituto/Escuela/Facultad
Área de Conocimiento
Fecha de Defensa
Publicación
São Paulo, 1995
Director
Tribunal
Santos, Rubens da Costa (Presidente)
Guagliardi, Jose Augusto
Ribeiro, Fernando Jose Leite
Título en portugués
Autoconceito dos compradores norte-americanos e brasileiros e suas estruturas de decisão: pesquisa internancional comparada.
Palabras clave en portugués
alternativas de compra
auto-conceito
auto-conceito do comprador
auto-conceito do consumidor
comportamento do comprador
comportamento do consumidor
comprador
consumidor
consumidor brasileiró
consumidor norte-americano
desejo do consumidor
escolha
estilos de compra
estrutura de decisao
expectativas do consumidor
limitacoes do consumidor
metodologia de pesquisa
metodologia de pesquisa cientifica
pesquisa
pesquisa internacional
pesquisa internacional comparada
pontos de referencia
previsao
previsao de escolha
self
selves
selves provaveis
visualizacao
Resumen en portugués
RESUMO
O dissertação aborda o Auto-conceito do comprador e as estruturas de decisão de consumidores norte-americanos e brasileiros , através de uma pesquisa internacional comparada, com base no referencial teórico específico, modelos e hipóteses da tese de doutorado de Rowe, intitulada Purchasers Self-Concept and Decision Frames". O referencial bibliográfico genérico com relação ao comportamento do consumidor, metodologia de pesquisa, pesquisa internacional comparada e a aculturação dos instrumentos de pesquisa (questionários, estímulos, situações hipotéticas), foi desenvolvido pelo autor brasileiro da dissertação de mestrado.
As pesquisas exploratórias foram conduzidas junto a estudantes de graduação da Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade e da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo e buscaram verificar como se comportaria no ambiente brasileiro o modelo teórico, desenvolvido e comprovado nos USA, bem como comparar os resultados das pesquisas norte-americana e brasileira.
O modelo teórico desenvolve o Auto-conceito do comprador, a partir do auto-conceito funcional numa situação de compra e uso de um produto. O Auto-conceito do comprador teria duas dimensões ; Estilos de compra e Selves prováveis. O Auto-conceito do comprador influenciaria, através de qualquer uma de suas duas dimensões, Estilos de compra e Selves prováveis, a formação dos pontos de referência com relação a preço e criaria estruturas de decisão de ganho ou perda que influenciariam o desejo por um produto e a intenção de compra. Por último, o modelo hipotetiza que o tipo de intervenção de visualização permitiria prever a efetividade da visualização e os tipos de Selves prováveis a serem evocados pelo consumidor. Ainda, seria possível predizer a mudança de desejo por um produto através dos tipos de Selves prováveis.
Finalmente, são apresentados na dissertação as implicações, conclusões e sugestões para futuras pesquisas e estudos.
ADVERTENCIA - La consulta de este documento queda condicionada a la aceptación de las siguientes condiciones de uso:
Este documento es únicamente para usos privados enmarcados en actividades de investigación y docencia. No se autoriza su reproducción con finalidades de lucro. Esta reserva de derechos afecta tanto los datos del documento como a sus contenidos. En la utilización o cita de partes del documento es obligado indicar el nombre de la persona autora.
Fecha de Publicación
2004-07-30