• JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
 
  Bookmark and Share
 
 
Dissertação de Mestrado
DOI
https://doi.org/10.11606/D.12.1997.tde-20052022-141834
Documento
Autor
Nome completo
Santiago Fernando Maya Lopez
E-mail
Unidade da USP
Área do Conhecimento
Data de Defesa
Imprenta
São Paulo, 1997
Orientador
Banca examinadora
Grisi, Celso Claudio de Hildebrand e (Presidente)
Amato Neto, João
Rodrigues Filho, Lino Nogueira
Título em português
A integração de marketing e tecnologia como fator de sucesso mercadológico: um estudo exploratório
Palavras-chave em português
Desenvolvimento de Produtos
Inovação
Marketing
Produtos novos
Resumo em português
Uma das causas mais expressivas no fracasso do desenvolvimento de produtos novos é a falta de integração entre P&D e marketing. A presente pesquisa estuda a integração de marketing e P&D no processo de desenvolvimento de novos produtos. A falta de integração estudada, é caracterizada como a ausência total ou a sua insuficiência de relacionamentos, entre os integrantes dessas áreas em torno de das atividades que pudessem garantir o sucesso do produto no mercado. A integração P&D e marketing é uma tarefa que demanda esforços na compatibilização de duas funções, com visões diferentes, à busca de um objetivo em comum. No processo de integração, problemas decorrentes das diferenças de percepções de cada função, acabam por ocorrer, principalmente aqueles relacionados a adoção de diferentes atitudes que acabam por se traduzirem em fatores inibidores e/ou facilitadores do sucesso no desenvolvimento do produto. A pesquisa identifica do ponto de vista do gerenciamento das inovações, os elementos relevantes à integração das atividades de P&D e marketing, em torno do processo de desenvolvimento de novos produtos.
Título em inglês
The integration of marketing and technology as a marketing success factor: an exploratory study
Palavras-chave em inglês
Innovation
Marketing
New Products
Product Development
Resumo em inglês
One of the more important causes for product development failure is the lack of integration between marketing and R&D. This dissertation examines marketing-R&D integration in the product development process. The lack of integration studied has been characterized as the absence or insufficiency of relationships between the activities responsible for product success. Marketing - R&D integration is a very difficult task, which demands effort to assure compatibility of two differents functions, both oriented to a common objective. Problems related to the different perceptions and points of view of the various functions may occur. Differences of perspective may become either inhibitors or facilitators of project development success. This study identifies from the innovation management point of view, the more relevant elements for marketing - R&D integration in the product development process.
 
AVISO - A consulta a este documento fica condicionada na aceitação das seguintes condições de uso:
Este trabalho é somente para uso privado de atividades de pesquisa e ensino. Não é autorizada sua reprodução para quaisquer fins lucrativos. Esta reserva de direitos abrange a todos os dados do documento bem como seu conteúdo. Na utilização ou citação de partes do documento é obrigatório mencionar nome da pessoa autora do trabalho.
Data de Publicação
2022-05-20
 
AVISO: Saiba o que são os trabalhos decorrentes clicando aqui.
Todos os direitos da tese/dissertação são de seus autores
CeTI-SC/STI
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP. Copyright © 2001-2022. Todos os direitos reservados.