• JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
 
  Bookmark and Share
 
 
Dissertação de Mestrado
DOI
https://doi.org/10.11606/D.12.1999.tde-15092022-095356
Documento
Autor
Nome completo
Helcio Lobo Campanhole
E-mail
Unidade da USP
Área do Conhecimento
Data de Defesa
Imprenta
São Paulo, 1999
Orientador
Banca examinadora
Toledo, Geraldo Luciano (Presidente)
Rego, Raul Amaral
Rodrigues Filho, Lino Nogueira
Título em português
Competitividade das organizações: um método para avaliação da posição competitiva no marketing industrial: aplicação do método ao setor de aços planos comuns
Palavras-chave em português
Marketing
Marketing industrial
Resumo em português
A competitividade é essencial para o crescimento e mesmo para a sobrevivência das empresas, num mercado cada vez mais mutável e concorrido. Este trabalho faz uma revisão das diversas visões de competitividade, através dos tempos e, a partir da teoria desenvolve um método para avaliar a posição competitiva de empresas componentes de um setor industrial. O método foi testado através de uma pesquisa conduzida em âmbito nacional, com 136 empresas compradoras de aços planos, com a finalidade de avaliar a competitividade dos fabricantes desses produtos, tendo sido constatada uma relação muito próxima entre a posição competitiva obtida por cada empresa, sua participação nos setores avaliados e sua rentabilidade. O estudo sugere pesquisas similares, a fim de verificar a validade do método, para setores com um número maior de produtos e clientes, e a introdução de ativos de marketing internos na avaliação da posição competitiva.
Título em inglês
Competitiveness of organizations: a method for evaluating the competitive position in industrial marketing: application of the method to the common flat steel sector
Palavras-chave em inglês
Industrial marketing
Marketing
Resumo em inglês
Competitiveness is essential to the growing or even to the survival of organizations, in a market, each day, more competitive and in constant change. The study makes a review of the several views of competitiveness since the beginning of the century and, from theory, develops a method to measure the competitive positioning of companies, in a given industrial sector. The method was tested by means of a research, with 136 companies, buyers of plain carbon steel. The objective was to measure the competitiveness of the producers, being observed a near relation among the measured competitiveness of each company and its market share - general and by sector - and its profitability. The study suggests similar researches, in order to verify the validity of the method, in sectors with a great number of products and customers, and the introduction of internal market assets in the evaluation of competitiveness.
 
AVISO - A consulta a este documento fica condicionada na aceitação das seguintes condições de uso:
Este trabalho é somente para uso privado de atividades de pesquisa e ensino. Não é autorizada sua reprodução para quaisquer fins lucrativos. Esta reserva de direitos abrange a todos os dados do documento bem como seu conteúdo. Na utilização ou citação de partes do documento é obrigatório mencionar nome da pessoa autora do trabalho.
Data de Publicação
2022-09-15
 
AVISO: Saiba o que são os trabalhos decorrentes clicando aqui.
Todos os direitos da tese/dissertação são de seus autores
CeTI-SC/STI
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP. Copyright © 2001-2024. Todos os direitos reservados.