• JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
 
  Bookmark and Share
 
 
Mémoire de Maîtrise
DOI
https://doi.org/10.11606/D.12.1999.tde-15092022-095356
Document
Auteur
Nom complet
Helcio Lobo Campanhole
Adresse Mail
Unité de l'USP
Domain de Connaissance
Date de Soutenance
Editeur
São Paulo, 1999
Directeur
Jury
Toledo, Geraldo Luciano (Président)
Rego, Raul Amaral
Rodrigues Filho, Lino Nogueira
Titre en portugais
Competitividade das organizações: um método para avaliação da posição competitiva no marketing industrial: aplicação do método ao setor de aços planos comuns
Mots-clés en portugais
Marketing
Marketing industrial
Resumé en portugais
A competitividade é essencial para o crescimento e mesmo para a sobrevivência das empresas, num mercado cada vez mais mutável e concorrido. Este trabalho faz uma revisão das diversas visões de competitividade, através dos tempos e, a partir da teoria desenvolve um método para avaliar a posição competitiva de empresas componentes de um setor industrial. O método foi testado através de uma pesquisa conduzida em âmbito nacional, com 136 empresas compradoras de aços planos, com a finalidade de avaliar a competitividade dos fabricantes desses produtos, tendo sido constatada uma relação muito próxima entre a posição competitiva obtida por cada empresa, sua participação nos setores avaliados e sua rentabilidade. O estudo sugere pesquisas similares, a fim de verificar a validade do método, para setores com um número maior de produtos e clientes, e a introdução de ativos de marketing internos na avaliação da posição competitiva.
Titre en anglais
Competitiveness of organizations: a method for evaluating the competitive position in industrial marketing: application of the method to the common flat steel sector
Mots-clés en anglais
Industrial marketing
Marketing
Resumé en anglais
Competitiveness is essential to the growing or even to the survival of organizations, in a market, each day, more competitive and in constant change. The study makes a review of the several views of competitiveness since the beginning of the century and, from theory, develops a method to measure the competitive positioning of companies, in a given industrial sector. The method was tested by means of a research, with 136 companies, buyers of plain carbon steel. The objective was to measure the competitiveness of the producers, being observed a near relation among the measured competitiveness of each company and its market share - general and by sector - and its profitability. The study suggests similar researches, in order to verify the validity of the method, in sectors with a great number of products and customers, and the introduction of internal market assets in the evaluation of competitiveness.
 
AVERTISSEMENT - Regarde ce document est soumise à votre acceptation des conditions d'utilisation suivantes:
Ce document est uniquement à des fins privées pour la recherche et l'enseignement. Reproduction à des fins commerciales est interdite. Cette droits couvrent l'ensemble des données sur ce document ainsi que son contenu. Toute utilisation ou de copie de ce document, en totalité ou en partie, doit inclure le nom de l'auteur.
Date de Publication
2022-09-15
 
AVERTISSEMENT: Apprenez ce que sont des œvres dérivées cliquant ici.
Tous droits de la thèse/dissertation appartiennent aux auteurs
CeTI-SC/STI
Bibliothèque Numérique de Thèses et Mémoires de l'USP. Copyright © 2001-2024. Tous droits réservés.