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Thèse de Doctorat
DOI
https://doi.org/10.11606/T.12.2000.tde-08122022-103937
Document
Auteur
Nom complet
Rodrigo Ladeira
Adresse Mail
Unité de l'USP
Domain de Connaissance
Date de Soutenance
Editeur
São Paulo, 2000
Directeur
Jury
Campomar, Marcos Cortez (Président)
Grisi, Celso Claudio de Hildebrand e
Machado, Jorge Americo Silva
Santos, Dilson Gabriel dos
Urdan, Andre Torres
Titre en portugais
Razões que levam consumidores brasileiros a comprarem pela internet
Mots-clés en portugais
Comportamento do consumidor
Marketing
Resumé en portugais
O objetivo do presente trabalho de tese é estruturar o conceito de uma nova realidade de varejo e o comportamento dos consumidores nesta nova realidade. Isto se dá de uma forma mais geral e não tão profunda, porém, propicia um melhor entendimento sobre como o consumidor compra online e o que o leva a preferir ou rejeitar a compra virtual, o que vem a ser o tema central desta tese. Em levantamentos bibliográficos acerca deste tópico, não se verificou pesquisa científica de campo com este objetivo específico no Brasil, existindo apenas poucas de certa forma similares nos Estados Unidos da América e outras mais genéricas no Brasil. Com relação à realidade estudada, optou-se por realizar uma pesquisa exploratória, utilizando o método de questionário, já que, por se tratar de um tema de estudos pioneiros, não se dispõe de muitos dados sobre o assunto no país. Os resultados aferidos são descritos no capítulo 4 e mostram que aspectos como conveniência, economia de tempo, segurança, diversão e privacidade são as variáveis mais relevantes no processo de opção pelo varejo virtual. Estes resultados foram comparados com os das pesquisas americanas e com a teoria existente. O capítulo 5 deste trabalho consiste na conclusão final, em sugestões para trabalhos posteriores e limitações do estudo.
Titre en anglais
Reasons that lead Brazilian consumers to buy online
Mots-clés en anglais
Comportamento do consumidor
Marketing
Resumé en anglais
The purpose of this dissertation is to structure the concept of a new retail reality, and the consumer behavior in this new reality. This is done in a more general way, but allows a better understanding of how this consumer goes shopping online, and what leads him/her to give preference or rejection to buying through the Internet. This last theme is the focus of this work. In bibliographic research, it wasnt found any surveys related to this particular subject in Brazil, existing some similar in the United States of America and some other general ones here in Brazil. It was used an exploratory research, making use of a questionnaire online, since there isnt much data on this topic available for Brazilian consumers. The results obtained are shown in chapter 4 and indicate that aspects such as convenience, time, fun and privacy are one of the major factors leading the consumers in Brazil to use virtual retailing despite of the traditional ways of shopping. Chapter 5 of this dissertation is the final conclusion, also suggests further surveys related to this subject, and mention the limitations of this survey.
 
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DrRodrigoLadeira.pdf (9.81 Mbytes)
Date de Publication
2022-12-08
 
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