• JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
 
  Bookmark and Share
 
 
Dissertação de Mestrado
DOI
https://doi.org/10.11606/D.12.1994.tde-30112022-163918
Documento
Autor
Nome completo
Wanderlei Passarella
E-mail
Unidade da USP
Área do Conhecimento
Data de Defesa
Imprenta
São Paulo, 1994
Orientador
Banca examinadora
Santos, Silvio Aparecido dos (Presidente)
Fischmann, Adalberto Americo
Rosa Junior, Sylvio Goulart
Título em português
A busca de oportunidades de novos negócios
Palavras-chave em português
Administração de empresas
Resumo em português
Este estudo discute o processo de busca de novas oportunidades de negócios seguido por empresas brasileiras após entrevistar um grupo selecionado de algumas dessas empresas a partir de um referencial teórico preliminar. Para subsidiar o desenvolvimento deste estudo, o primeiro passo foi pesquisar estudos contemporâneos sobre o tema nas publicações disponíveis. Algumas questões foram consideradas importantes como: razões para buscar oportunidades, organização para buscar oportunidades, direcionamentos estratégicos, fontes de oportunidades, processo de identificação e seleção de oportunidades. Além da validação do referencial teórico preliminar aqui proposto, a conclusão deste estudo mostra a situação atual das empresas brasileiras em sua experiência com busca de oportunidades. Este estudo está sujeito a algumas limitações quanto ao cronograma e método de pesquisa utilizado e, por isso, não pode ser generalizado para o universo completo das empresas brasileiras. Apresenta os resultados, em forma de estudo de casos, das experiencias vividas no processo de busca de oportunidades de novos negocios das seguintes empresas: Ipiranga Comercial Quimica, Grupo Ticket e Metalfrio.
Título em inglês
Searching for new business opportunities
Palavras-chave em inglês
Business management
Resumo em inglês
This study discusses the process of search for new businesses opportunities followed by brazilian companies after interviewing a selected group of some of these enterprises regarding a preliminary theorical reference schedule. In order to support the development of this study, the first step was to research contemporary studies regarding this theme in the available publications. Some issues were found to be important such as: reasons for searching opportunities, organization for searching opportunities, strategic directions, sources of opportunities, identification process and selection of opportunities. Besides validation of the preliminary theorical reference schedule proposed here, the conclusion of this study show the present situation of brazilian companies in their experience with search for opportunities. This study is subject to some limitations regarding the schedule and research method used and, because of that, it can not be generalized to the complete universe of the brazilian companies. It presents the results, in the form of a case study, of the experiences lived in the process of searching for new business opportunities at the following companies: Ipiranga Comercial Quimica, Grupo Ticket and Metalfrio.
 
AVISO - A consulta a este documento fica condicionada na aceitação das seguintes condições de uso:
Este trabalho é somente para uso privado de atividades de pesquisa e ensino. Não é autorizada sua reprodução para quaisquer fins lucrativos. Esta reserva de direitos abrange a todos os dados do documento bem como seu conteúdo. Na utilização ou citação de partes do documento é obrigatório mencionar nome da pessoa autora do trabalho.
Data de Publicação
2022-11-30
 
AVISO: Saiba o que são os trabalhos decorrentes clicando aqui.
Todos os direitos da tese/dissertação são de seus autores
CeTI-SC/STI
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP. Copyright © 2001-2024. Todos os direitos reservados.