• JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
 
  Bookmark and Share
 
 
Disertación de Maestría
DOI
https://doi.org/10.11606/D.12.1995.tde-19032007-110557
Documento
Autor
Nombre completo
Estevao Anselmo
Dirección Electrónica
Instituto/Escuela/Facultad
Área de Conocimiento
Fecha de Defensa
Publicación
São Paulo, 1995
Director
Tribunal
Fischmann, Adalberto Americo (Presidente)
Fleury, Maria Tereza Leme
Spink, Peter Kevin
Título en portugués
Mudanças estratégicas nas empresas: um estudo de caso
Palabras clave en portugués
Cultura
Estratégia
Estrutura
Gestão
Mudanças
Poder
Resumen en portugués
O objetivo deste estudo é responder a três perguntas básicas: "que" mudanças estratégicas têm sido observadas nas empresas que cresceram e diversificaram seus negócios; "por que" essas mudanças ocorrem; e "como" elas são gerenciadas. Para responder a essas perguntas utilizou-se a metodologia do estudo de caso na empresa Mangels, onde foram analisados: o conteúdo das mudanças na estratégia de negócios, na estrutura organizacional, na cultura e na política interna; o contexto externo e interno em que essas mudanças ocorreram; e os processos utilizados para implementá-las. Conclui-se que a Mangels passou por fases distintas de evolução (nascimento, crescimento, maturidade, declínio e revitalização), durante as quais apresentou mudanças características em sua estratégia de negócios, estrutura organizacional, cultura e política interna. Tais mudanças foram provocadas por pressões do ambiente externo (macroeconômico e competitivo) e interno (resultados econômico-financeiros, cultura e política interna), e foram implementadas através de mecanismos graduais ou radicais, dependendo da intensidade das pressões do ambiente.
Título en inglés
Corporate Strategic Changes: a case study
Palabras clave en inglés
Culture
Management
Power
Strategy
Structure
Resumen en inglés
The purpose of this study is to answer three basic questions: what kind of strategic changes have been observed in companies which increased and diversified their businesses; why these changes occur; and how they were managed. To answer these questions the case study methodology was used on the "Mangels" company. The following issues were analised: changes to the business strategy, organizational structure, culture and internal politics; the external and internal context in which these changes ocurred; and the processes used to implement these changes. The conclusion is that Mangels moved through five distinct life phases (birth, growth, maturity, decline and revitalization), in each of which specific changes to the business strategy, organizational structure, culture and internal politics were observed. These changes occurred in response to external and internal environment pressures, and were implemented by different approaches, gradual or radical, depending on intensity of these environment pressures.
 
ADVERTENCIA - La consulta de este documento queda condicionada a la aceptación de las siguientes condiciones de uso:
Este documento es únicamente para usos privados enmarcados en actividades de investigación y docencia. No se autoriza su reproducción con finalidades de lucro. Esta reserva de derechos afecta tanto los datos del documento como a sus contenidos. En la utilización o cita de partes del documento es obligado indicar el nombre de la persona autora.
d_mestrado_eanselmo.pdf (745.48 Kbytes)
Fecha de Publicación
2007-04-02
 
ADVERTENCIA: Aprenda que son los trabajos derivados haciendo clic aquí.
Todos los derechos de la tesis/disertación pertenecen a los autores
CeTI-SC/STI
Biblioteca Digital de Tesis y Disertaciones de la USP. Copyright © 2001-2024. Todos los derechos reservados.