• JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
 
  Bookmark and Share
 
 
Dissertação de Mestrado
DOI
https://doi.org/10.11606/D.12.2000.tde-05092023-151436
Documento
Autor
Nome completo
Patricia de Salles Vance
E-mail
Unidade da USP
Área do Conhecimento
Data de Defesa
Imprenta
São Paulo, 2000
Orientador
Banca examinadora
Angelo, Claudio Felisoni de (Presidente)
Cyrillo, Denise Cavallini
Martins, Gilberto de Andrade
Título em português
Estratégias e políticas de precificação em lojas de conveniência
Palavras-chave em português
Franquias
Lojas de conveniência
Marketing
Política de preços
Vendas a varejo
Resumo em português
O tema de estudo desta dissertação é a conduta de preços no segmento de lojas de conveniência. Este tipo de varejo foi introduzido no país no final da década de 80 por distribuidoras de combustíveis. Como consequência, a maioria das lojas são franqueadas. Esta pesquisa descritiva foi baseada na realização de entrevistas pessoais com quatro das maiores empresas franqueadoras e de um estudo de campo em lojas de conveniência localizadas no município do Rio de Janeiro. Os depoimentos dos executivos revelaram que o preço final e definido na loja e que as franqueadoras participam do processo de precificação com a sugestão de valores de margens e com a recomendação de políticas de preços. No entanto, foram demonstradas diferenças na importância estratégica que e dada ao preço. Com uma análise comparativa dos resultados foram identificadas diferenças entre as condutas de preços preconizadas pelas franqueadoras e as adotadas pelas lojas franqueadas, sugerindo a existência de problemas na coordenação do canal franqueado. Estas divergências não foram verificadas nas lojas próprias. Por fim, a proximidade a grandes varejistas, como hipermercados e supermercados, parece influenciar o preço das lojas de conveniência.
Título em inglês
Convenience store pricing strategies and policies
Palavras-chave em inglês
Convenience Stores
Franchising
Marketing
Pricing
Retail Sales
Resumo em inglês
The subject of this dissertation is the price conduct of convenience Stores in Brazil. This type of retail was introduced in this country in the end of the 80s by fuel distributor companies. As a consequence, the majority of the Stores are franchised. This descriptive research was based on personal interviews with four of the largest franchisers and on a field study in convenience Stores located in Rio de Janeiro City. The information gathered by the interviews showed that in all four chains the definition of the final price is done at the store levei and that the franchisers suggest margin values and recommend price policies. However, the strategic importance given to the price apparently differs among them. Furthermore, a comparative analysis of the results indicated the existence of differences between the conduct recommended by the franchisers and the conduct implemented by the franchisees, which suggests the existence of problems of coordination of the franchised channel. No similar results where identified in the behavior of co-owned Stores. Finally, the presence of large retailers, such as hypermarkets and supermarkets, close to convenience Stores seems to influence their price leveis.
 
AVISO - A consulta a este documento fica condicionada na aceitação das seguintes condições de uso:
Este trabalho é somente para uso privado de atividades de pesquisa e ensino. Não é autorizada sua reprodução para quaisquer fins lucrativos. Esta reserva de direitos abrange a todos os dados do documento bem como seu conteúdo. Na utilização ou citação de partes do documento é obrigatório mencionar nome da pessoa autora do trabalho.
Data de Publicação
2023-09-05
 
AVISO: Saiba o que são os trabalhos decorrentes clicando aqui.
Todos os direitos da tese/dissertação são de seus autores
CeTI-SC/STI
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP. Copyright © 2001-2024. Todos os direitos reservados.