• JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
 
  Bookmark and Share
 
 
Thèse de Doctorat
DOI
https://doi.org/10.11606/T.12.1995.tde-03062020-141541
Document
Auteur
Nom complet
Martinho Isnard Ribeiro de Almeida
Adresse Mail
Unité de l'USP
Domain de Connaissance
Date de Soutenance
Editeur
São Paulo, 1995
Directeur
Jury
Fischmann, Adalberto Americo (Président)
Lemos, Paulo Mattos de
Maximiano, Antonio Cesar Amaru
Santos, Silvio Aparecido dos
Spink, Peter Kevin
Titre en portugais
Desenvolvimento de um modelo de planejamento estratégico para grupos de pequenas empresas
Mots-clés en portugais
Administração
Política administrativa
Resumé en portugais
A idéia de elaborar esta tese originou-se de trabalhos desenvolvidos com pequenas empresas, onde observou-se que estas, de maneira geral, são eficientes no seu dia-a-dia, mas ineficazes nas decisões estratégicas. A técnica administrativa indicada para solucionar tal problema é o planejamento estratégico. Dada a complexidade desta técnica, o pequeno empresário carece do auxílio de uma consultoria, normalmente acima de suas possibilidades financeiras. Aliado a este fator, muitas das estratégias que poderíam ser adotadas pelas pequenas empresas não são viáveis por falta de massa crítica. Na tese aqui apresentada é proposto um modelo de Planejamento Estratégico que pode ser realizado em grupo, para não apenas viabilizar os custos como também criar projetos comuns que possibilitem a economia de escala. Para se estabelecer o modelo foi utilizada a metodologia da pesquisa-ação, na qual os empresários participantes ajudaram a aperfeiçoá-lo. O modelo consiste em transmissão de conhecimento teórico através de palestras, vídeos e leitura dirigida além da aplicação prática da teoria para estratégias individuais ou coletivas. A aplicação prática se dá por meio de discussões em grupo e, em alguns casos, individuais. A condução das discussões e a sua formalização se dão através de oito planilhas, que abrangem de forma sintética toda a técnica de Planejamento Estratégico necessária para uma pequena empresa. O sucesso do modelo pode ser notado pelo depoimento de alguns dirigentes das empresas participantes e pela parceria que foi formada por um grupo de empresários que estabeleceram projetos e estratégias comuns. O modelo, por sua flexibilidade, mostrou-se de fácil aplicação, sugerindo a possibilidade de ser utilizado para outras técnicas administrativas ou até como um recurso didático, trazendo um grupo de empresários para a sala de aula. Outra possibilidade de aplicação do modelo é pela utilização de um gerente de banco, devidamente treinado para coordenar os trabalhos de planejamento.
Titre en anglais
Development of a strategic planning model for small business groups
Mots-clés en anglais
Administration
Administrative policy
Resumé en anglais
The idea for this thesis arose from professional experience with small industrial businesses. These enterprises were efficient as far as the standard day-to-day business operations were concemed but not efficacious with regards to strategic decisions, the administrative technique recomended to solve this issue was strategic planning. Due to the complexity of this technique, small businessmen need the help of a consultant which may put it beyond their financial possibilities. Also in several cases strategies for small enterprises were not feasible due to lack of criticai mass. This thesis proposes a model of group developed strategic envisioning not only to reduce the costs but also to create common projects to be shared by several small enterprises, making it economically viable. The methodology used was the action-research method, where the participants helped in the development of the model.The model consists of the transmission of technical knowledge by means of speeches, videos and directed reading, as well as the application of theoretical concepts in concrete situations for collective or individual strategies. The practical application is made by means of group discussions and in some occasions private discussions with the consultant. The conduct of the discussions and the application of the methodology is made following the directions of eight charts that synthesize all the basic steps of strategic planning necessary for small enterprises. The sucess of the model was indicated through testemonials by some of the participants in the project and by an informal partnership formed by a group of businessmen to benefit from common projects and strategies. Due to its flexibility, the model has proved to be easily applicable, suggesting its use in other administrative areas. It also facilitates the participation of businessmen to enrich classroom teaching. Another possibility is to train bank managers to apply this methodology with groups of their small industry clients.
 
AVERTISSEMENT - Regarde ce document est soumise à votre acceptation des conditions d'utilisation suivantes:
Ce document est uniquement à des fins privées pour la recherche et l'enseignement. Reproduction à des fins commerciales est interdite. Cette droits couvrent l'ensemble des données sur ce document ainsi que son contenu. Toute utilisation ou de copie de ce document, en totalité ou en partie, doit inclure le nom de l'auteur.
DrMartinhoIsnard.pdf (2.52 Mbytes)
Date de Publication
2020-06-03
 
AVERTISSEMENT: Apprenez ce que sont des œvres dérivées cliquant ici.
Tous droits de la thèse/dissertation appartiennent aux auteurs
CeTI-SC/STI
Bibliothèque Numérique de Thèses et Mémoires de l'USP. Copyright © 2001-2020. Tous droits réservés.