• JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
 
  Bookmark and Share
 
 
Dissertação de Mestrado
DOI
https://doi.org/10.11606/D.11.2022.tde-13022023-174923
Documento
Autor
Nome completo
Marjorie Anversa Pujol Fanton
E-mail
Unidade da USP
Área do Conhecimento
Data de Defesa
Imprenta
Piracicaba, 2022
Orientador
Banca examinadora
Spers, Eduardo Eugenio (Presidente)
Hamza, Kavita Miadaira
Rodrigues, Thelma Valeria Rocha
Título em português
Fatores que influenciam a intenção de compra e a disposição a pagar por carne carbono neutro
Palavras-chave em português
Carne carbono neutro ou baixo carbono
Comportamento do consumidor
Disposição a pagar
Equações estruturais
Intenção de compra
Sustentabilidade
Resumo em português
Este estudo se propõe examinar os fatores que influenciam a atitude, a intenção de compra e a disposição a pagar por carne carbono neutro [CCN]. A partir de uma amostra de 675 consumidores, um constructo teórico foi proposto com 12 hipóteses e avaliado a partir de um modelo empírico baseado em equações estruturais, sendo que 11 hipóteses foram confirmadas. Os resultados indicaram que a atitude positiva em relação a CCN é influenciada pelos construtos preocupação ambiental, consciência ecológica, confiança no selo CCN da Embrapa e importância da certificação, enquanto a intenção de compra foi influenciada pela confiança no selo, importância dada à certificação e atitude positiva. A disponibilidade a pagar por CCN foi influenciada tanto pela atitude positiva quanto pela intenção de compra. Além disso, observou-se que 70% da amostra desconhece o conceito carbono neutro relacionado a alimentos e produtos. Os resultados apresentam informações relevantes para stakeholders envolvidos nas estratégias de mitigação das mudanças climáticas baseadas no mercado, como empresas, profissionais de marketing, governos, sociedade e ONGs, corroborando ainda com as estratégias de engajamento dos consumidores no que tange alimentos e produtos amigos do clima no Brasil.
Título em inglês
Factors influencing purchase intention and willingness to pay for carbon neutral beef
Palavras-chave em inglês
Carbon neutral beef or low carbon
Consumer behavior
Purchase intention
Structural equation model
Sustainability
Willingness to pay
Resumo em inglês
The objective of this study was to investigate the factors influencing attitude, purchase intention and willingness to pay for carbon neutral Brazilian beef [CNB]. From a sample of 675 consumers, a theoretical model was proposed with 12 hypotheses and evaluated using structural equations modeling, and 11 hypotheses were confirmed. The results indicated that positive attitude towards carbon neutral Brazilian beef is influenced by environmental concern, ecological awareness, trust in Embrapa's (Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária) carbon neutral Brazilian beef label and importance of certification, while purchase intention was influenced by label trust, importance given to certification and attitude positive. The willingness to pay for CCB was influenced by both positive attitude and purchase intention. In addition, it was observed that 70% of the sample is unaware of the neutral carbon concept related to food and products. The results present relevant information for stakeholders involved in market-based climate change mitigation strategies, such as companies, marketers, governments, society and NGOs, further corroborating to consumer engagement strategies regarding climate-friendly foods and products in Brazil.
 
AVISO - A consulta a este documento fica condicionada na aceitação das seguintes condições de uso:
Este trabalho é somente para uso privado de atividades de pesquisa e ensino. Não é autorizada sua reprodução para quaisquer fins lucrativos. Esta reserva de direitos abrange a todos os dados do documento bem como seu conteúdo. Na utilização ou citação de partes do documento é obrigatório mencionar nome da pessoa autora do trabalho.
Data de Publicação
2023-02-14
 
AVISO: Saiba o que são os trabalhos decorrentes clicando aqui.
Todos os direitos da tese/dissertação são de seus autores
CeTI-SC/STI
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP. Copyright © 2001-2024. Todos os direitos reservados.