• JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
 
  Bookmark and Share
 
 
Disertación de Maestría
DOI
https://doi.org/10.11606/D.11.2023.tde-11092023-163138
Documento
Autor
Nombre completo
Talles Silva do Nascimento
Dirección Electrónica
Instituto/Escuela/Facultad
Área de Conocimiento
Fecha de Defensa
Publicación
Piracicaba, 2023
Director
Tribunal
Silva, Hermes Moretti Ribeiro da (Presidente)
Cunha, Lilian Maluf de Lima
Lopes, Evandro Luiz
Título en portugués
Rotulagem ecológica e sua influência na intenção de compra dos consumidores
Palabras clave en portugués
Green marketing
Greenwashing
Comportamento do consumidor
Intenção de compra
Rótulos ecológicos
Resumen en portugués
O Green marketing tem sido uma estratégia utilizada pelas empresas para atrair consumidores preocupados com a sustentabilidade, sendo uma de suas principais ferramentas a rotulagem ecológica. Nesse contexto, a rotulagem ecológica pode ajudar a transmitir informações confiáveis sobre o impacto ambiental dos produtos. No entanto, o greenwashing é um risco nesse processo, quando as empresas utilizam práticas de marketing enganosas para transmitir uma imagem de sustentabilidade falsa. Diante disso, este estudo teve como objetivo geral compreender como a intenção de compra pode ser afetada por essas práticas de marketing e pelas crenças ambientais dos consumidores. Utilizou-se como arcabouço teórico a Teoria do Comportamento Planejado, com a inclusão dos construtos comportamento pró-ambiental e identificação de greenwashing (com e sem estímulo visual). A amostra contou com 344 respostas válidas no modelo online e 20 respostas válidas no modelo presencial. As técnicas de análises de dados utilizadas foram a modelagem de equações estruturais, modelo logit e rastreamento ocular (eyetracking). Os principais resultados mostraram que o construto comportamento pró-ambiental tem um significativo impacto positivo na atitude, norma subjetiva e controle comportamental percebido. Por outro lado, a identificação de greenwashing teve um impacto reduzido nestes mesmos construtos, bem como a norma subjetiva, que teve impacto negativo na intenção de compra dos consumidores. Por fim, os construtos mais significativos no modelo e que impactaram positivamente a intenção de compra foram a atitude e controle comportamental percebido. Os resultados deste estudo apresentam contribuições científicas ao estender o modelo da Teoria do Comportamento Planejado e utilizar técnicas de rastreamento ocular para verificar os selos verdes, gerenciais pois fornece inforamações importantes sobre as práticas de green markenting e sociais visto que desperta a conscientização dos consumidores sobre a rotulagem ecológica.
Título en inglés
Eco-labelling and its influence on consumers' purchase intention
Palabras clave en inglés
Consumer behavior
Ecolabels
Green marketing
Greenwashing
Purchase intention
Resumen en inglés
Green marketing has been a strategy used by companies to attract consumers concerned with sustainability, one of its main tools being eco-labelling. In this context, eco- labelling can help convey reliable information about the environmental impact of products. However, greenwashing is a risk in this process, when companies use misleading marketing practices to convey a false image of sustainability. Therefore, this study aimed to understand how purchase intention can be affected by these marketing practices and by consumers' environmental beliefs. The Theory of Planned Behavior was used as a theoretical framework, with the inclusion of pro-environmental behavior and identification of greenwashing constructs (with and without visual stimulus). The sample had 344 valid responses in the online model and 20 valid responses in the face-to-face model. The data analysis techniques used were structural equation modeling, logit model and eyetracking. The main results showed that the pro-environmental behavior construct has a significant positive impact on attitude, subjective norm and perceived behavioral control. On the other hand, the identification of greenwashing had a reduced impact on these same constructs, as well as the subjective norm, which had a negative impact on consumers' purchase intention. Finally, the most significant constructs in the model that positively impacted purchase intention were attitude and perceived behavioral control. The results of this study present scientific contributions by extending the Theory of Planned Behavior model and using eye tracking techniques to verify green seals, managerial as it provides important information about green marketing and social practices as it raises consumer awareness of the Eco-labeling.
 
ADVERTENCIA - La consulta de este documento queda condicionada a la aceptación de las siguientes condiciones de uso:
Este documento es únicamente para usos privados enmarcados en actividades de investigación y docencia. No se autoriza su reproducción con finalidades de lucro. Esta reserva de derechos afecta tanto los datos del documento como a sus contenidos. En la utilización o cita de partes del documento es obligado indicar el nombre de la persona autora.
Fecha de Publicación
2023-09-12
 
ADVERTENCIA: Aprenda que son los trabajos derivados haciendo clic aquí.
Todos los derechos de la tesis/disertación pertenecen a los autores
CeTI-SC/STI
Biblioteca Digital de Tesis y Disertaciones de la USP. Copyright © 2001-2024. Todos los derechos reservados.