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Dissertação de Mestrado
DOI
10.11606/D.11.2013.tde-26062013-102429
Documento
Autor
Nome completo
João Henrique Mantellatto Rosa
E-mail
Unidade da USP
Área do Conhecimento
Data de Defesa
Imprenta
Piracicaba, 2013
Orientador
Banca examinadora
Gadanha Junior, Casimiro Dias (Presidente)
Camara, Gil Miguel de Sousa
Furlani Neto, Victorio Laerte
Título em português
Avaliação do desempenho efetivo e econômico de uma colhedora de cana-de-açúcar (Saccharum spp) em espaçamento duplo alternado
Palavras-chave em português
Colheita
Ensaio
Mecanização
Resumo em português
Diversos estudos avaliando diferentes espaçamentos em cana-de-açúcar já foram promovidos, sendo que, em geral, os resultados apontam que menores espaçamentos, até certos limites, acarretam em maiores produtividades. A adoção de espaçamentos mais estreitos, entretanto, traz empecilhos para as operações mecanizadas, em especial no que diz respeito à estabilidade dos maquinários e danos à cultura durante as operações, principalmente na colheita. Apesar se não ser novidade, é nesse contexto que volta a tona o espaçamento duplo alternado, que trata de uma variação, a partir de dois valores, na distância entre os sulcos de plantio. A sua adoção, contudo, é muitas vezes questionada, dado o elevado nível de perdas na colheita. Existe, entretanto, uma carência de trabalhos que avaliem as vantagens e desvantagens do sistema, ponderando a questão operacional e econômica. Sendo assim, o objetivo do presente trabalho foi o de avaliar o desempenho efetivo e econômico de uma colhedora de cana-de-açúcar em espaçamento duplo alternado. O ensaio de campo foi realizado no município de Barra Bonita/SP, na Unidade Barra. A variedade colhida foi a SP81-3250, sem queima prévia, em primeiro corte, plantada no espaçamento 0,9 (duplo) x 1,6 metro. A colhedora avaliada foi o modelo 3522, da fabricante John Deere. Para a avaliação do desempenho efetivo foi pré-determinado o uso de duas velocidades de deslocamento, 5 km h-1 e 7 km h-1, sendo que para cada velocidade, foram realizadas 7 repetições. As determinações de campo basearam-se nos conceitos e metodologias propostas por Ripoli e Ripoli (2009), avaliando-se variáveis que remetem à capacidade de colheita, qualidade da operação e consumo de combustível. O delineamento estatístico utilizado foi o inteiramente casualizado, aplicando-se o teste F ao nível de significância de 5%. Para análise econômica, desenvolveuse um modelo, em planilha eletrônica, verificando os custos por tonelada colhida bem como sua relação com os fatores de formação de custos. Sob o aspecto operacional foi constatado que as variáveis que apresentaram diferença estatística remetem-se basicamente a parâmetros de capacidade e consumo de combustível, podendo-se afirmar que sofreram influência da velocidade de deslocamento. As variáveis relacionadas à qualidade da operação não sofreram influência da velocidade. Em análise comparativa com trabalhos em espaçamento simples, verificou-se que a colheita no espaçamento duplo alternado resultou em maiores capacidades de trabalho pela máquina, além de diminuir o consumo de combustível por tonelada colhida, enquanto que em termos de qualidade da operação na colheita, apesar dos valores relacionados à matéria estranha ficaram dentro dos limites aceitáveis, os indicadores de perdas se mostraram elevados. A respeito do desempenho econômico verificou-se que aumento da velocidade da máquina resultou em menores custos de colheita, determinando-se que o ponto ótimo para a relação, nas condições do trabalho, foi de 5,32 km h-1. Comparativamente a trabalhos em espaçamento simples, os custos efetivos de colheita verificados se mostram em torno de 50% mais baixos para o espaçamento duplo alternado. Conclui-se que a adoção do espaçamento duplo alternado se mostra bastante competitiva, desde que determinadas ações sejam tomadas no sentido de manter as perdas em níveis aceitáveis de qualidade.
Título em inglês
Evaluation of the effective and economic performance of a sugar cane harvester (Saccharum spp) in dual row spacing
Palavras-chave em inglês
Evaluation
Harvesting
Mechanization
Resumo em inglês
Several studies evaluating different row spacings in sugar cane have already been promoted, and, in general, the results indicate that narrow row spacings, up to certain limits, lead to higher yields. The use of narrow row spacings, however, results in complications for mechanized operations, particularly regarding the stability of the machinery and damages to the crops during operations, especially for harvesting. Although it is not new, it is in this context that the dual row spacing is brought back to light, which represents a variation out of two values, in the distance between the furrows planting. Its adoption, however, is often questioned given the high level of harvesting losses. There is, however, a lack of studies that evaluate the advantages and drawbacks of the system, weighing the operational and economic aspects. Thus, the objective of this study was to evaluate the effective and economic performance of a sugar cane harvester in dual row spacing. The field trial was conducted in Barra Bonita, Sao Paulo State, Brazil. The variety harvested was the SP81-3250, with no previous fire, in a first cut, planted in a row spacing of 0.9 (double) x 1.6 meter. The harvester evaluated was the model 3522 from the manufacturer John Deere. In order to evaluate the effective performance, the use of two motion velocities was pre-determined, 5 km h-1 and 7 km h-1, and for each velocity 7 repetitions were performed. The measurements of the field were based on the concepts and methodologies proposed by Ripoli and Ripoli (2009), evaluating variables that refer to the harvesting capacity, quality of operation and fuel consumption. The statistic analyses design was all randomized by applying the F-test at a significance level of 5%. For economic analysis, a model was developed in spreadsheet, checking the costs per ton harvested as well as their relation to the factors of costs formation. From an operational standpoint, it was found that the variables which showed statistical differences relate primarily to parameters of capacity and fuel consumption. Thus we can state that they were influenced by motion velocity. The variables related to the quality of the operation were not influenced by motion velocity. In a comparative analysis with works of single row spacing, it was found that the harvest in dual row spacing resulted in a more intense capacity of work by the machine in addition to reducing fuel consumption per ton harvested, whereas in terms of quality of the harvesting operation, although the values related to foreign matter were within acceptable limits, the indicators of loss were high. Regarding the economic performance, it was found that an increase in the machine velocity resulted in lower harvesting costs and thus it was determined that the optimum for the relations, under the work conditions, was 5,32 km h-1. Compared to other studies of single row spacing, the checked effective costs of harvesting are about 50% lower for dual row spacing. It follows that the adoption of dual row spacing proves itself very competitive, as long as certain actions are taken to keep losses at acceptable levels of quality.
 
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Data de Publicação
2013-07-03
 
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