• JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
 
  Bookmark and Share
 
 
Mémoire de Maîtrise
DOI
https://doi.org/10.11606/D.11.2022.tde-11072022-180608
Document
Auteur
Nom complet
Alessandra Arno
Adresse Mail
Unité de l'USP
Domain de Connaissance
Date de Soutenance
Editeur
Piracicaba, 2022
Directeur
Jury
Silva, Iran Jose Oliveira da (Président)
Nazareno, Aérica Cirqueira
Lara, Idemauro Antonio Rodrigues de
Pizzolante, Carla Cachoni
Titre en portugais
Percepção do bem-estar animal na produção de ovos no Brasil
Mots-clés en portugais
Análise multivariada
Atitude do consumidor
Avicultura de postura
Estatística descritiva
Sistemas livres de gaiolas
Resumé en portugais
No Brasil o bem-estar animal está em destaque na atualidade, com o movimento de transição do sistema convencional de gaiolas para sistema livre de gaiolas. Esse movimento é impulsionado pelo comprometimento de grandes empresas do setor em produzir, utilizar e comercializar ovos e produtos com ovos exclusivamente de sistemas livres nos próximos anos. Esse fenômeno aponta a necessidade no entendimento das percepções dos consumidores em relação produção de ovos e o bem-estar animal. O objetivo do estudo foi avaliar a percepção de consumidores brasileiros sobre a produção de ovos e o bem-estar animal na avicultura de postura. Para isso, a dissertação foi escrita em dois capítulos, sendo estes: Percepção sobre o bem-estar na avicultura de postura no Brasil: uma análise descritiva e Bem-estar na avicultura de postura no Brasil: caracterização, tipificação e percepção holística do consumidor. Assim, foi desenvolvido um questionário abordando questões relacionadas a características sociodemográficas, hábitos alimentares, conhecimento sobre a cadeia produtiva, percepção geral sobre o bem-estar animal na produção de ovos. O questionário foi distribuído nas redes sociais e respondido em todo o território nacional, pela internet. Os dados foram analisados por meio de estatística descritiva e por análise multivariada. Os respondentes totalizaram 1.415 pessoas. Os resultados da análise descritiva apontaram associação do consumo de ovos com a escolaridade (p = 0,02976); do grau de bem-estar animal percebido pelos com gênero (p = 0,0374), escolaridade (p < 0,001) e relação do respondente com o bem-estar animal (p = 0,0014) e a disposição em pagar mais por ovos de sistemas livres de gaiolas pelo gênero (p = 0,0315), escolaridade (p < 0,001) e renda (p < 0,001) dos respondentes. Para a abordagem multivariada, três perfis de consumidores foram obtidos: interessado, emergente e indiferente. Os grupos apresentaram diferenças estatísticas entre si (p < 0,05) para diversas variáveis dentro dos indicadores sociodemográfico, hábitos alimentares, conhecimento sobre a cadeia de produção de ovos, percepção holística sobre o bem-estar animal na produção de ovos e percepção sobre ovos com garantia de bem-estar animal. O estudo apontou a necessidade em educar os consumidores quanto à produção de ovos e o bem-estar animal na avicultura. Os consumidores estão dispostos a pagar mais por ovos de sistemas livres de gaiolas, mas mostram a necessidade da identificação, por meio de rotulagem, associada a origem dos ovos e ao sistema de produção, garantindo o selo de certificação de bem-estar animal. Esses resultados reforçaram a importância da criação de leis especificadas para a produção de ovos e o potencial de mercado para sistemas livres de gaiolas, de acordo com a percepção dos consumidores avaliados.
Titre en anglais
Perception of animal welfare in egg production in Brazil
Mots-clés en anglais
Cage free systems
Consumer
Consumer attitude
Descriptive statistics
Laying hens
Livestock environment
Multivariate analysis
Resumé en anglais
In Brazil, animal welfare is currently highlighted, with the transition from the conventional cage system to cage-free system. This movement is driven by the commitment of large companies in the sector to produce, use and market eggs and products with eggs exclusively from free systems in the coming years. This phenomenon points to the need to understand consumer perceptions about egg production and animal welfare. The objective of the study was to evaluate the perception of Brazilian consumers about egg production and animal welfare in laying poultry. For this, the dissertation was written in two chapters, namely: "Perception of laying hens welfare in Brazil: a descriptive analysis" and "Laying hen welfare in Brazil: characterization, typification, and consumer holistic perception". Therefore, a questionnaire was developed addressing issues related to sociodemographic characteristics, eating habits, knowledge about the production chain, general perception of animal welfare in egg production. The questionnaire was distributed on social networks and answered throughout the national territory, via the internet. Data were analyzed using descriptive statistics and multivariate analysis. Respondents totaled 1,415 people. The results of the descriptive analysis showed an association between egg consumption and schooling (p = 0,02976); of the degree of animal welfare perceived by those with gender (p = 0,0374), education (p < 0,001) and the respondent's relationship with animal welfare (p = 0,0014) and willingness to pay more for eggs of cage-free systems by gender (p = 0,0315), education (p < 0,001) and income (p < 0,001) of respondents. For the multivariate approach, three consumer profiles were obtained: interested, emerging and indifferent. The groups showed statistical differences (p < 0,05) for several variables within the sociodemographic indicators, eating habits, knowledge about the egg production chain, holistic perception of animal welfare in egg production and perception of eggs with a guarantee of animal welfare. The study pointed to the need to educate consumers about egg production and animal welfare in poultry. Consumers are willing to pay more for eggs from cage-free systems, but show the need for identification, through labeling, associated with the origin of the eggs and the production system, guaranteeing the animal welfare certification seal. These results reinforced the importance of creating specified laws for egg production and the market potential for cage-free systems, according to the perception of the evaluated consumers.
 
AVERTISSEMENT - Regarde ce document est soumise à votre acceptation des conditions d'utilisation suivantes:
Ce document est uniquement à des fins privées pour la recherche et l'enseignement. Reproduction à des fins commerciales est interdite. Cette droits couvrent l'ensemble des données sur ce document ainsi que son contenu. Toute utilisation ou de copie de ce document, en totalité ou en partie, doit inclure le nom de l'auteur.
Date de Publication
2022-07-14
 
AVERTISSEMENT: Apprenez ce que sont des œvres dérivées cliquant ici.
Tous droits de la thèse/dissertation appartiennent aux auteurs
CeTI-SC/STI
Bibliothèque Numérique de Thèses et Mémoires de l'USP. Copyright © 2001-2024. Tous droits réservés.