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Dissertação de Mestrado
DOI
https://doi.org/10.11606/D.11.2021.tde-03082021-093926
Documento
Autor
Nome completo
Vivian Schwaab Sobral
E-mail
Unidade da USP
Área do Conhecimento
Data de Defesa
Imprenta
Piracicaba, 2021
Orientador
Banca examinadora
Silva, Iran José Oliveira da (Presidente)
Nazareno, Aérica Cirqueira
Ruiz, Urbano dos Santos
Barbosa Filho, José Antonio Delfino
Título em português
Efeitos do transporte e descanso pré-abate no nível de lesões na pele de suínos terminados
Palavras-chave em português
Bem-estar animal
Enriquecimento ambiental
Lesões na pele
Suínos
Transporte
Resumo em português
A suinocultura brasileira possui uma relevante colocação mundial a nível de produção de proteína animal, ressaltando consigo uma crescente demanda por transparências nos processos envolvidos pelos consumidores globais. O objetivo desse estudo foi avaliar os efeitos das operações pré-abate comerciais na incidência de lesões na pele de suínos terminados, considerando as condições do transporte - distância curta, média e longa; temperatura e umidade relativas do ar e vibração - e o uso do enriquecimento ambiental com correntes de ferro no descanso pré-abate. Foram avaliados no total 649 suínos terminados, de ambos os sexos, nos quais foram feitas avaliações no nível de lesões de pele, em 5 partes distintas da lateral esquerda do corpo, antes do embarque nas fazendas, após o desembarque no abatedouro e após o abate com o auxílio de um escore de 0 a 4 (0= nenhuma lesão; 4= ≥16 lesões superficiais ou >10 lesões profundas). Após o abate, uma segunda avaliação das lesões foi feita nas carcaças a fim de classificar a origem das mesmas com o auxílio de uma escala fotográfica. Durante o descanso pré-abate os animais foram subdivididos aleatoriamente em 2 grupos nas baias, com e sem enriquecimento ambiental, os quais tiveram seus comportamentos monitorados durante um período de 4 horas. Os escores de lesões tiveram sua interação e efeitos isolados avaliados pela análise de probabilidades proporcionais; as variáveis do transporte pelo teste de Kruskall-Wallis; e os tratamentos no decanso e suas influências no comportamento e número de lesões pelo modelo linear misto para dados longitudinais e pelo teste não paramétrico de Wilcoxon. Todos os dados foram processados no software R, versão 4.0.3. Observou-se que o transporte aumenta significativamente o nível de lesões nas partes do corpo dos suínos enquanto que a distância e as demais variáveis do transporte podem contribuir para um aumento de lesões, porém não atuar significativamente. O uso do enriquecimento ambiental no descanso pré-abate não influencia significativamente no nível de lesões e no comportamento dos suínos, porém pode participar de uma redução de interações negativas entre os mesmos nas 2 primeiras horas do descanso. As lesões detectadas na linha de abate são causadas principalmente por atributos ao manejo dos animais e o período de descanso no abatedouro aumenta o número de lesões. Conclui-se que as operações comerciais pré-abate participam ativamente na formação de lesões na pele de suínos terminados, as quais podem comprometer o bem-estar animal. O enriquecimento ambiental durante o descanso pode atuar como um benefício aos animais, porém requer mais investigações.
Título em inglês
Effects of transport and lairage on skin damage in finishing pigs
Palavras-chave em inglês
Animal welfare
Environmental enrichment
Pigs
Skin lesions
Transport
Resumo em inglês
Brazilian swine production chain has a relevant worldwide position in terms of animal protein production, demanding an increase for transparency in the processes involved by global consumers. The aim of this study was to evaluate the preslaughter effects on the indicende of skin lesions in finishing pigs, considering transport conditions - short, intermediate and long distance; relatives temperature and humidity and levels of vibration - and lairage with metalic hanging chains for environmental enrichment. A total of 649 finishing pigs of both sexes were assessed in 5 different parts of the body before loading, after unloading and after slaughter with a lesion scoring scheme (0= none to 4= ≥16 superficial lesions or >10 deep lesions). After slaughter, with a photografic scale, a second evaluation of the carcasses was made to classify the origin of lesions. At lairage, animals were alleatory subdivided into 2 groups, with and without environmental enrichment, and had their behaviour monitored during 4 hours. Skin lesions scores were analyzed with proportional odds model test; transport variables with Kruskall-Wallis test; and lairage treatments and its influence on behavior and skin lesion with mixed linear model for longidutinal data and non-parametric Wilcoxon signed rank test. All data were statiscally analyzed on R software, version 4.0.3. Transport signifcally increases skin lesion level on different parts of the pigs' body whereas distance and the other transport variables may contribute for an increase, but not significantly. Skin lesion level and behavior were not significantly affected by enriched lairage, although it might reduce negative interaction between pigs during the first 2 hours of lairage. Handling are the main skin lesion formation cause as detected on slaughterline and lairage increases the number of skin lesions. It can be concluded that commercial pre-slaughter operations causes skin damages in finishing pigs, compromising their welfare. Enriched lairage might be positive to animals, but requires further investigations.
 
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Data de Publicação
2021-08-04
 
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