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Master's Dissertation
DOI
https://doi.org/10.11606/D.11.2022.tde-07042022-103411
Document
Author
Full name
Henrique Curi Penna
E-mail
Institute/School/College
Knowledge Area
Date of Defense
Published
Piracicaba, 2022
Supervisor
Committee
Silva Filho, Demóstenes Ferreira da (President)
Brun, Flávia Gizele König
Velasco, Giuliana Del Nero
Title in Portuguese
Critérios de seleção de espécies arbóreas potenciais para sistemas viários na cidade global de São Paulo - SP
Keywords in Portuguese
Análise Hierárquica
Árvores de calçada
Matriz de seleção
Metrópole brasileira
Silvicultura urbana
Abstract in Portuguese
A arborização urbana representa um importante fator para melhorar a qualidade de vida dos habitantes das cidades, à medida que as árvores contribuem na promoção de serviços ecossistêmicos essenciais para sustentabilidade das metrópoles mundiais. No entanto, essa situação benéfica pode se transformar em sérios problemas para a comunidade urbana com o uso de espécies não compatíveis com a infraestrutura das cidades, que se traduzem em danos ao patrimônio, interrupções de energia e de comunicação, interferências no trânsito e, até mesmo acidentes com pessoas das mais variadas proporções. Muitos desses problemas podem ser minimizados com a escolha de plantas com atributos específicos para adaptação às adversidades das condições urbanas. Nesse contexto, a presente pesquisa teve como principal objetivo definir um protocolo padrão para novos estudos em arborização urbana relacionados aos critérios para seleção de espécies arbóreas com potencial de uso ao longo dos sistemas viários urbanos. Para tanto, primeiramente foram estabelecidos fatores eliminatórios e classificatórios a serem considerados na tomada de decisão. Na sequência, foram aplicadas entrevistas com especialistas em arborização urbana via questionários eletrônicos e, por meio do método da análise hierárquica (AHP, em inglês), foram atribuídas prioridades aos critérios e fatores previamente classificados em uma escala de valores. Ao final, obteve-se um matriz de seleção que foi aplicada para trinta espécies arbóreas potenciais presentes no Manual de Arborização Urbana de São Paulo. Em relação aos critérios analisados, plasticidade foi considerado o mais relevante (40,53%), seguido do critério ecológico (37,38%), do paisagístico (12,46%) e, por fim, do critério econômico (9,63%). Sobre os fatores-chave para seleção, resistência a pragas e doenças, altura e diâmetro da copa, respectivamente, foram avaliados como mais importantes, enquanto que valor histórico- cultural, disponibilidade de propágulos e floração foram considerados menos importantes na escolha das árvores potenciais. Das trinta espécies avaliadas nesta pesquisa para uso no município de São Paulo, as três com maior potencialidade teórica foram, em ordem decrescente, Copaifera langsdorffii, Dalbergia nigra e Lonchocarpus cultratus; enquanto as três espécies arbóreas que receberam menores pontuações finais foram, em ordem crescente, Jacaranda puberula, Aspidosperma riedelii e Bauhinia longifólia, respectivamente. Espera-se que os tomadores de decisão que atuam nos setores de arborização urbana façam uso deste trabalho como estratégia inicial para seleção das árvores potenciais para uso em calçadas e canteiros centrais e que, posteriormente, avaliem todos os aspectos ligados aos locais de plantio. Alguns fatores e critérios devem ser revistos e adaptados para cada uma das diferentes realidades regionais de nosso país.
Title in English
Criteria for selection of potential street tree species for the global city of São Paulo Brazil
Keywords in English
Landscaping
Street trees
Urban forestry
Urban roadways
Abstract in English
Urban forestry represents an important factor in improving the quality of life of citizens as trees contribute to numerous environmental services, such as reducing "urban heat islands", enhancing the landscape and minimising the impact of rainwater, as well as providing shelter and food for local fauna. This beneficial situation can turn into serious problems for the urban community with the use of species that are not compatible with the infrastructure of the cities, causing damage to the patrimony, damage with power and communication interruptions, traffic interference and even accidents of the most varied proportions. Many of these problems can be reduced by choosing tree species with appropriate characteristics to survive in adverse urban conditions. Thus, this project aims to study, analyze and prospect new native, non-conventional tree species for planting along streets, avenues, central and roundabouts of cities to meet the increasing demand of the population for an improvement of environmental and landscape conditions in urban centers and consequently a better quality of life for people. It is hoped that this project can be an important instrument to facilitate and support the technicians, professionals and public agents responsible for making decisions regarding the choice of arboreal individuals to be planted along public roads, thus reducing property damage, economic losses and contributing to increase the well-being and, especially, the safety of the urban population.
 
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Publishing Date
2022-04-08
 
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