Disertación de Maestría
DOI
https://doi.org/10.11606/D.11.2022.tde-06042022-164153
Documento
Autor
Nombre completo
Taísi Bech Sorrini
Dirección Electrónica
Instituto/Escuela/Facultad
Área de Conocimiento
Fecha de Defensa
Publicación
Piracicaba, 2022
Director
Tribunal
Brancalion, Pedro Henrique Santin (Presidente)
Campoe, Otávio Camargo
Cooper, Miguel
Ferraz, Sílvio Frosini de Barros
Título en portugués
Restaurando o campus: envolvendo alunos e plantando árvores para a transformação ambiental da ESALQ/USP
Palabras clave en portugués
Avaliação
Indicadores
Regularização ambiental
Restauração ecológica
Sensoriamento remoto
Resumen en portugués
A mudança no uso da terra alterou as paisagens naturais nos trópicos, reduzindo a cobertura florestal e comprometendo os serviços ambientais. Na tentativa de recuperar áreas degradadas e cumprir a legislação ambiental, projetos de adequação ambiental tornaram-se instrumentos fundamentais para compatibilizar a conservação dos recursos naturais e a produção agropecuária. Desse modo, a formação qualificada de profissionais e a avaliação dos aspectos ecológicos e socioeconômicos dessas paisagens garantem múltiplos benefícios aos locais restaurados e ao seu entorno. Neste contexto, esta pesquisa monitorou os benefícios ecológicos, produtivos e educacionais associados ao Programa de Adequação Ambiental (PAA) da Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz, da Universidade de São Paulo. Para isso, realizamos as seguintes avaliações, com base nas fases pré e pós adequação ambiental do campus da ESALQ/USP com base na implementação de ações para o cumprimento do Código Florestal de 1965: i. mudança da cobertura florestal nativa total e em Áreas de Preservação Permanente (APPs); ii. variação do déficit de floresta nativa em APPs; iii. estocagem e balanço de carbono nos reflorestamentos; iv. infiltração de água nos solos das restaurações florestais e usos agropecuários; v. oscilação da produtividade pecuária; e vi. quantificação da participação de alunos em atividades de ensino e extensão nos reflorestamentos. Verificamos que o PAA, motivou o aumento de 91% da cobertura florestal nativa na área de estudo, zerando o déficit de vegetação em APPs. Os plantios de restauração propiciaram a neutralização anual média de 7,6% das emissões totais de CO2 do campus e a recuperação dos processos hidrológicos por meio da infiltração mais eficiente de água no solo em comparação com os usos agropecuários. Esses reflorestamentos não implicaram em perdas de produção pecuária, uma vez que o rebanho bovino aumentou em média 78% no período. Adicionalmente, as ações de restauração promoveram atividades de pesquisa e extensão para 272 discentes, e contribuíram para o ensino de 290 alunos de graduação por ano. Portanto, o Plano de Adequação Ambiental do campus Luiz de Queiroz, resgatou a multifuncionalidade das paisagens florestais mediante a recuperação da cobertura florestal nativa, reabilitação de serviços ecossistêmicos, produção agropecuária e formação técnico-científica do seu corpo discente. No entanto, destacamos a necessidade de monitoramento constante do desenvolvimento das florestas em restauração, visando à adoção de ações corretivas para salvaguardar sua sustentabilidade ecológica.
Título en inglés
Restoring the campus: engaging students and planting trees for the environmental transformation of ESALQ/USP
Palabras clave en inglés
Ecological Assessment
Ecological Indicators
Ecological restoration
Environmental compliance
Remote sensing
Resumen en inglés
The change in land use has altered the natural landscapes in the tropics, reducing forest cover and compromising environmental services. In an attempt to recover degraded areas and comply with environmental legislation, environmental adequacy projects have become fundamental instruments to make the conservation of natural resources and agricultural production compatible. Thus, the qualified training of professionals and the evaluation of the ecological and socioeconomic aspects of these landscapes guarantee multiple benefits to the restored sites and their surroundings. In this context, this research monitored the ecological, productive, and educational benefits associated with the Environmental Adequacy Program (PAA) of the Luiz de Queiroz College of Agriculture, University of São Paulo. To this end, we conducted the following assessments, based on the pre- and post-environmental adequacy phases of the ESALQ/USP campus based on the implementation of actions to comply with the 1965 Forest Code: i. change in total native forest cover and in Permanent Preservation Areas (APPs); ii. variation of the native forest deficit in APPs; iii. carbon storage and balance in reforestations; iv. water infiltration in forest restoration soils and agricultural uses; v. oscillation of livestock productivity; and vi. quantification of student participation in teaching and extension activities in reforestations. We verified that the PAA, motivated the increase of 91% of native forest cover in the study area, zeroing the deficit of vegetation in APPs. The restoration plantings provided an average annual neutralization of 7.6% of the total CO2 emissions of the campus and the recovery of hydrological processes through more efficient infiltration of water into the soil in comparison with agricultural uses. These reforestations did not imply losses in livestock production, since the cattle herd increased by an average of 78% in the period. Additionally, the restoration actions promoted research and extension activities for 272 students, and contributed to the teaching of 290 undergraduate students per year. Therefore, the Environmental Adequacy Plan of the Luiz de Queiroz campus has rescued the multifunctionality of forest landscapes through the recovery of native forest cover, rehabilitation of ecosystem services, agricultural production and technical and scientific training of its student body. However, we highlight the need for constant monitoring of the development of forests under restoration, aiming at the adoption of corrective actions to safeguard their ecological sustainability.
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Fecha de Publicación
2022-04-07