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Dissertação de Mestrado
DOI
https://doi.org/10.11606/D.11.2004.tde-28092004-154305
Documento
Autor
Nome completo
Dauton Marcelo Cappi
E-mail
Unidade da USP
Área do Conhecimento
Data de Defesa
Imprenta
Piracicaba, 2004
Orientador
Banca examinadora
Sparovek, Gerd (Presidente)
Cooper, Miguel
Ometto, Jean Pierre Henry Balbaud
Título em português
Recuperação ambiental de áreas erodidas como alternativa de destino final de pneus inservíveis.
Palavras-chave em português
erosão
impacto ambiental
pneus
reaproveitamento
recuperação do solo
zinco
Resumo em português
O gerenciamento adequado de resíduos sólidos implica na proposição de tecnologias ambientalmente adequadas de reciclagem ou disposição final. Mundialmente, no caso de pneus inservíveis, a principal forma de destino final é a estocagem ou a queima para recuperação de energia. A estocagem pode gerar problemas ambientais como o risco de incêndios e a proliferação de animais ou insetos vetores de doenças. Embora venha crescendo o estudo de tecnologias para reciclagem e ou reutilização de pneus inservíveis, o total efetivamente reciclado é pequeno, mesmo em países que priorizam estas ações. O alto custo operacional e tecnológico inviabiliza uma maior abrangência na adoção de destas técnicas. Por outro lado, tecnologias de baixo desembolso de capital apresentam pequena demanda por pneus descartados. A tecnologia estudada reúne características de baixo custo operacional, em comparação às demais formas de reciclagem e a vantagem de propiciar controle indireto ao mosquito vetor da dengue, além de recuperar áreas degradadas por erosão e incrementar os reflorestamentos com espécies nativas. Ela consiste em enterrar pneus inservíveis em grandes erosões (voçorocas) ou com eles construir barreiras de assoreamento como parte da estratégia de recuperação da paisagem erodida que será posteriormente revegetada. Resultados dos testes de respirometria e liberação de zinco não demonstraram interferências negativas com a microbiota ou a liberação excesssiva de zinco na solução do solo ou no seu lixiviado. O potencial operacional de adoção da técnica foi demonstrado ser viável para todo o Estado de São Paulo, excluindo-se, eventualmente, a sua região metropolitana.
Título em inglês
Environmental reclamation of eroded areas as a final destination of worn out tyres.
Palavras-chave em inglês
environmental impact
erosion
land restoration
reutilization
tyres
zinc
Resumo em inglês
The appropriate solid waste management implies on the proposal of clean technologies for recycling as well as disposal of wastes widely generated by industrial processess. Regarding scraped tyres, stockpilling and energy recovery are the main practises adopted. Generation of urban pragues and pollution from uncontroled fire are large environmental problemas associated to the management of wasted tyre. Although tyre recycling technologies have been increasing the cost effectiveness associated to these technologies still being worthless, even in developed countries. On the other hand, low cost technologies demand a small amount of scraped tyre. The technology studied has a relative high demand for scraped tyre and also seems to be suitable for tyre disposal, dengue fever control as well as an improvement on degradated land restoration and reforesting. Results from biological test (soil respirometry) and zinc release from soil solution and leachates showed no interference with soil microbes, neither soil nor water contamination. Information generated from geoprocessing came across to a huge number of erosions in São Paulo State where the technique should be applied.
 
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dauton.pdf (1.27 Mbytes)
Data de Publicação
2004-10-05
 
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