• JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
 
  Bookmark and Share
 
 
Tesis Doctoral
DOI
https://doi.org/10.11606/T.11.2020.tde-24112020-155241
Documento
Autor
Nombre completo
Oto Murer Küll Montagner
Dirección Electrónica
Instituto/Escuela/Facultad
Área de Conocimiento
Fecha de Defensa
Publicación
Piracicaba, 2020
Director
Tribunal
Martines Filho, Joao Gomes (Presidente)
Almeida, Alexandre Nunes de
Júnior, Geraldo Costa
Maciera, Aislan Camargo
Título en portugués
Debate político televisivo e horário gratuito de propaganda eleitoral: aplicando o dilema dos prisioneiros
Palabras clave en portugués
Dilema dos Prisioneiros
Horário Gratuito de Propaganda Eleitoral
Propaganda negativa
Teoria dos Jogos
Resumen en portugués
Entre as estratégias disponíveis em campanhas eleitorais, estão as propagandas negativas. Constituídas por ataques ao adversário, os candidatos que a utilizam visam persuadir o eleitor através do argumento de que seu oponente é a pior opção. Dado o uso frequente dessa tática ao longo das eleições, e seus efeitos para o sistema democrático, este trabalho utiliza a Teoria dos Jogos para analisar o comportamento estratégico dos candidatos nas eleições presidenciais brasileiras de segundo turno de 1989, 2006, 2010, 2014 e 2018. Utilizando o Horário Gratuito de Propaganda Eleitoral (HGPE) e os debates televisivos como os terrenos para análise, busca-se lançar luz sobre a influência dos formatos no conteúdo das campanhas em geral e, especificamente, quando o tema "Economia" é tratado. Como resultado, observou-se que os debates, ao contarem com menos regras de punição à propaganda negativa, são dominados por esse método, enquanto o HGPE oferece aos eleitores, majoritariamente, manifestações positivas e equilíbrio ao tratar de tópicos econômicos.
Título en inglés
Political Debates and Electoral Advertising: Applying the Prisoner's Dilemma
Palabras clave en inglés
Electoral Adversting
Game Theory
Negative Campaingning
Political Debates
Prisioner's Dilemma
Resumen en inglés
Among the available strategies in political campaigns, there is the negative campaigning. Constituted by attacks directed to the opponent, the candidates intend to persuade the elector, through the argument that the opponent is a worse option. Given the frequent use of this tactic throughout the elections and its effects on the democratic system, this paper uses game theory to analyze the strategic behavior of the candidates in the second rounds of the Brazilian presidential elections in 1989, 2006, 2010, 2014 and 2018. Using the electoral advertising in TV (HGPE) and television debates as the grounds for analysis, it is proposed a discussion about the influence of the different rules sets on the content of campaigns in general and, specifically, when the topic "Economy" is addressed. As results, it was found that the debates, counting on less punishments to the negative campaigning, are dominated by the use of this strategy, while the HGPE offers the voters a more positive discussion and a mix between positive and negative strategies when dealing with economic subjects.
 
ADVERTENCIA - La consulta de este documento queda condicionada a la aceptación de las siguientes condiciones de uso:
Este documento es únicamente para usos privados enmarcados en actividades de investigación y docencia. No se autoriza su reproducción con finalidades de lucro. Esta reserva de derechos afecta tanto los datos del documento como a sus contenidos. En la utilización o cita de partes del documento es obligado indicar el nombre de la persona autora.
Fecha de Publicación
2020-11-27
 
ADVERTENCIA: Aprenda que son los trabajos derivados haciendo clic aquí.
Todos los derechos de la tesis/disertación pertenecen a los autores
CeTI-SC/STI
Biblioteca Digital de Tesis y Disertaciones de la USP. Copyright © 2001-2024. Todos los derechos reservados.