Disertación de Maestría
DOI
https://doi.org/10.11606/D.11.1999.tde-16102002-181518
Documento
Autor
Nombre completo
Lilian Cristina Anefalos
Dirección Electrónica
Instituto/Escuela/Facultad
Área de Conocimiento
Fecha de Defensa
Publicación
Piracicaba, 1999
Director
Tribunal
Caixeta Filho, Jose Vicente (Presidente)
Mattos, Zilda Paes de Barros
Vicente, Jose Roberto
Título en portugués
Gerenciamento de frotas do transporte rodoviário de cargas utilizando sistemas de rastreamento por satélite.
Palabras clave en portugués
economia de transportes
rastreamento
satélite
segurança do trabalho
sensoriamento remoto
tecnologia da informação
transporte rodoviário de carga
Resumen en portugués
O principal objetivo desta dissertação foi caracterizar o uso dos sistemas de rastreamento por satélite no transporte rodoviário de cargas, na cidade de São Paulo. Trata-se de uma tecnologia de ponta pouco estudada no Brasil, apesar de seu potencial de crescimento e importância econômica para o setor de transportes. Foram feitas entrevistas a partir de uma amostra aleatória de 26 transportadoras, mediante a aplicação de um questionário, para que se pudesse avaliar melhor o impacto desses sistemas nas transportadoras, em termos das principais ações tomadas pelas empresas para sua melhor adequação ao sistema, e em relação aos maiores benefÃcios obtidos pelas transportadoras com o uso dessa tecnologia. Além da análise descritiva dos dados, as variáveis qualitativas foram exploradas com maior profundidade por meio de análise multivariada, que incluiu análise de correspondência e de conglomerados, para agrupar empresas com comportamentos semelhantes em relação ao uso dos sistemas de rastreamento. De maneira geral, os sistemas que utilizavam apenas satélites dominaram o mercado, apesar de seus preços serem mais elevados em relação a sistemas que associavam rádio e satélite. Em ambos os casos havia preferência pelo rastreamento de cargas de alto valor agregado (medicamentos, produtos eletrônicos, cosméticos, produtos quÃmicos, produtos agrÃcolas processados). Apesar dessa tecnologia ter sido recomendada tanto para logÃstica como para segurança das cargas, seu emprego na cidade de São Paulo proliferou principalmente para o gerenciamento de risco, em função do aumento dos sinistros. Por outro lado, verificou-se que há necessidade de mudanças de ordem cultural, social e tecnológica nas transportadoras para que haja maior percepção dos benefÃcios do uso do sistema ao longo do tempo, uma vez que há muitos recursos que só poderão ser explorados se houver alteração na dinâmica interna das empresas e maior integração com outros setores produtivos.
Título en inglés
Fleet management of the freight highway transportation using satellite tracking systems.
Palabras clave en inglés
highway freight transportation
information technology
remote sensing
safety at work
satellite
tracking
transportation economy
Resumen en inglés
The main objective of this dissertation was to analyze the use of the satellite tracking systems in freight highway transportation in São Paulo city. This edge technology has not been well studied in Brazil, in spite of its potential growth and increasing economic importance to the transportation sector. A questionnaire was applied to 26 randomly chosen trucking companies to better evaluate the impacts of these systems on the firms, in terms of their reaction and adjustment to the systems and their ability to benefit from the use of such technology. The qualitative data were analyzed through descriptive and multivariate analyses, including correspondence and cluster analyses, so as to group companies with similar behavior concerning the use of tracking systems. In general, the use of satellite systems predominated, though they had higher prices than the radio/satellite systems. However, in both types of systems there was a preference to track high aggregate value freights, such as medicines, electronic products, chemical products and processed agricultural products. Although this technology was recommended for logistics and freight security reasons, its use in São Paulo city has mainly proliferated in the area of risk management, as a consequence of the increase in the number of robberies. On the other hand, it was verified that cultural, social and technological changes are needed for trucking companies to better capture the benefits of the use of the system. Many of them can be exploited only in the presence of changes in the internal dynamics of firms and observing a higher integration with other productive sectors.
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Fecha de Publicación
2002-10-18