Disertación de Maestría
DOI
https://doi.org/10.11606/D.11.2003.tde-09022004-161718
Documento
Autor
Nombre completo
Ariel Wilder
Dirección Electrónica
Instituto/Escuela/Facultad
Área de Conocimiento
Fecha de Defensa
Publicación
Piracicaba, 2003
Director
Tribunal
Marques, Pedro Valentim (Presidente)
Farina, Elizabeth Maria Mercier Querido
Moraes, Márcia Azanha Ferraz Dias de
Título en portugués
Mudanças no setor supermercadista e a formação de associações de pequenos supermercados.
Palabras clave en portugués
associação comercial
organização industrial teoria
supermercados.
Resumen en portugués
Com o objetivo de analisar a formação de associações de compras por pequenos
supermercados, buscou-se, primeiramente, estudar a organização do setor
supermercadista em que as redes se inserem, utilizando o instrumental da teoria da
Organização Industrial (OI). Desta parte, pode-se destacar que o setor: (i) possui baixas
barreiras à entrada, (ii) a entrada pode ocorrer de forma "tempestiva", ou seja, em menos
de dois anos, (iii) existem consideráveis economias de escala, (iv) o principal fator na
escolha do consumidor é o preço médio de uma cesta de produtos e (v) possui um
número grande de empresas atuando, porém a renda bruta concentra-se entre grandes
empresas (C8=43,7%). O setor, durante a década de 90, sofreu um processo de
internacionalização do capital entre as grandes firmas e, principalmente na segunda
metade da década, investiu em tecnologia, melhoria da eficiência operacional e novos
mercado, deixando de atuar regionalmente para uma ação em nível nacional. Essas
características, juntamente com as mudanças no setor, refletiram diretamente no desempenho e conduta das pequenas e médias firmas do setor que se encontravam sob a
área de influência das grandes redes e buscaram formas de adaptarem-se a nova
realidade. Entre outras estratégias, destaca-se a formação de associações de compras.
Estas associações foram estudadas sob duas óticas, a Economia dos Custos de Transação
e a Ação Coletiva, visando responder "como" e "porquê" a formação das associações de
redes independentes é uma estratégia para melhorar a competitividade das redes
independentes. A primeira ótica busca captar as vantagens econômicas com essa
organização e a segunda, os objetivos e as adversidades intrínsecas dessas organizações.
Para essa análise foram escolhidas duas associações, uma com sede em Piracicaba e
outra, em Limeira. Entre os benefícios observados, destacam-se algumas vantagens das
grandes redes, como aumento do poder de barganha e redução nos custos de negociação
e de propaganda, além de possibilitar a melhora da administração das lojas pelas trocas
de experiências que ocorrem durante as reuniões nas associações, como apontado por
uma das associações. As adversidades compreendem principalmente as discordâncias
dentro do grupo e problemas tributários que inviabilizaram as compras conjuntas nas
associações estudadas.
Título en inglés
Changes at grocery retailing sector and the establishment of purchase cooperative of small supermarket.
Palabras clave en inglés
comercial association
industrial organization
supermarkets.
Resumen en inglés
The main purpose of this work is to examine the establishment of purchase cooperative
of small supermarkets. Therefore, first, the organization of the supermarket sector was
studied, using the tools of the Industrial Organization (IO) theory. On this hand, it is
possible to emphasize that the sector: (i) shows low entry barriers, (ii) the entry can
spread over short period of time, less than two years, (iii) there are considerable scale
economies, (iv) the main feature of choice by the client is the mean basket's price of
products, and (v) there are a great number of active enterprises but the gross income
concentrates in the great enterprises (C8= 43.7%). In the nineties, the biggest firms of the
sector went through a process of internationalization of capital and, especially in the
second half of the decade, investment in technology, improvement of operational
efficiency and search of new markets, abandoning the regional level of action in favor of
the national level. These characteristics, together with changes at grocery retailing, reflected directly in the outcome and behavior of the small and medium sized firms,
which were under the area of influence of the great chains. Hence, they searched for
ways to adapt to the new reality. Among different strategies, the establishment of
purchase association is outstanding. Then, such associations were studied under two
points of view, Economy of Transaction Costs and Collective Action, in an effort to
answering "how" and "why" the constitution of associations of independent chains is a
strategy to improve efficiency of independent chains. The first approach aims at to
capture the economic advantages under such organization and the second the aims and
adversities intrinsic to such organizations. For this analysis two associations were
chosen, one located in Piracicaba and the other in Limeira. Among the benefits
observed, there is increase in bargaining power and decrease of negotiation and
propaganda costs, besides allowed improvement in the administration through the
exchange of experiences during the meetings of the associations, as one of them pointed
out. The adversities, on the other hand, comprise mainly the disagreements within the
group and tributary problems which disadvantages the common purchases of the studied
associations
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Fecha de Publicación
2004-03-02