Dissertação de Mestrado
DOI
10.11606/D.11.2003.tde-09022004-143753
Documento
Autor
Nome completo
Mauro Osaki
E-mail
Unidade da USP
Área do Conhecimento
Data de Defesa
Imprenta
Piracicaba, 2003
Orientador
Banca examinadora
Barros, Geraldo Sant Ana de Camargo (Presidente)
Aguiar, Danilo Rolim Dias de
Bacchi, Mirian Rumenos Piedade
Título em português
Determinantes da oferta e da demanda por cebola Argentina no Brasil nos anos 90.
Palavras-chave em português
cebola
comércio agrícola
integração econômica
mercado comum
oferta e demanda
preço agrícola
taxa de câmbio.
Resumo em português
A abertura econômica (1990) e a consolidação do tratado do Mercosul (1995)
provocaram mudanças nas estruturas de produção e comercialização da cebola no Brasil
na década de 90. A principal mudança observada foi com a integração comercial entre
Brasil e Argentina, quando o mercado brasileiro (que era auto-suficiente) passou a ter
maior participação da cebola do país vizinho e os agentes do mercado passaram a
diferenciar produto estrangeiro em relação ao doméstico. Assim, o presente trabalho
procurou estimar funções de oferta e demanda do bulbo importado para o Brasil. Para
análise foram desenvolvidos um modelo teórico e um modelo gráfico, que auxiliaram na
especificação do modelo econométrico para o produto em estudo. O modelo foi ajustado
por equações simultâneas utilizando o método de Mínimos Quadrados de Dois Estágios.
Os coeficientes encontrados apresentaram sinais coerentes com o modelo econômico
teórico definido. Os resultados obtidos permitiram interpretar a dinâmica do mercado
importador de cebola argentina. Ficou claro que há um efeito importante do preço (e,
portanto, da disponibilidade) de cebola nacional sobre o preço que será pago à cebola
argentina. Os argentinos comportam-se como tomadores de preços e são altamente
sensíveis ao comportamento do mercado brasileiro. O volume exportado pelos argentinos responde expressivamente ao preço pago no Brasil e à taxa de câmbio da moeda brasileira. O Mercosul gerou uma efetiva integração do mercado da cebola entre Brasil e Argentina, a qual trouxe conseqüências para a produção e o consumo em ambos.
Título em inglês
Determinants of supply and demand for Argentine
onion in Brazil in the 90´s.
Palavras-chave em inglês
agricultural price
agricultural trade
common market
economic integration
exchange rate.
onion
supply and demand
Resumo em inglês
The economic market opening (1990) and the consolidation of the Mercosul
agreement (1995) promoted changes in the framework of production and marketing of
onion in Brazil in the 1990s. The main change noticed was the market integration
between Brazil and Argentina, when the Brazilian market - which was self-sufficient
then - started to have more participation in the market of the neighbor country and the
market agents started to differ foreign from domestic products. Thus, this current study
aimed to estimate the supply and demand for the bulb imported to Brazil. For the
analysis, a theoretical and a graphic model were developed, which helped specify the
econometric model for the product of study. The model was adjusted by the
simultaneous equations of Minimum Square of Two Stages. The coefficients found
showed coherent signs to the defined economic theoretical model. The results obtained
allowed to interpret the dynamic of the Argentine onion importing market. It was clear
that there is an important effect of price (and, therefore, of the availability) of domestic
onion to the price which will be paid for the Argentine onion. The Argentine behaves as
price takers and are highly sensitive to the Brazilian market behavior. The amount
exported by the Argentina are affected expressively the prices practiced in Brazil and by the exchange rate of the Brazilian currency. The Mercosul generated an effective
integration between Brazil and Argentina, which has brought consequences to the
production and consumption in both countries.
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Data de Publicação
2004-02-18