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Dissertação de Mestrado
DOI
https://doi.org/10.11606/D.11.2022.tde-08042022-154841
Documento
Autor
Nome completo
Juliana Mota Monteiro da Silva
E-mail
Unidade da USP
Área do Conhecimento
Data de Defesa
Imprenta
Piracicaba, 2022
Orientador
Banca examinadora
Miranda, Silvia Helena Galvao de (Presidente)
Bacchi, Mirian Rumenos Piedade
Faria, Weslem Rodrigues
Marcacini, Ricardo Marcondes
Título em português
A interface entre meio ambiente e comércio internacional: uma análise para o comércio agrícola brasileiro com a União Europeia
Palavras-chave em português
Acordos da OMC
Imagem ambiental
Mineração de dados
Questões ambientais
Resumo em português
Esta pesquisa é composta por dois artigos, sendo que o primeiro deles apresenta a questão ambiental e os principais mecanismos encontrados para coordenar esse tema nas relações de comércio. Uma das principais constatações dessa revisão crítica é evidenciar que, apesar da questão ambiental emergir em algumas das instâncias de negociação da Organização Mundial do Comércio, essa ainda carece de um acordo específico que trate do tema. O segundo artigo busca identificar se o recrudescimento da preocupação ambiental na União Europeia afeta o desempenho comercial do Brasil com países do bloco. Para tanto, propõe-se a desenvolver uma variável inovadora, nomeada por imagem ambiental, que visa captar a sensibilidade dos países importadores de produtos agropecuários à questão ambiental. A variável desenvolvida pela metodologia de data mining é construída com base nas notícias veiculadas sobre o tema ambiental em um dos principais jornais mundiais, o The New York Times, e permite verificar com menor defasagem temporal o potencial que as questões ambientais tem de influir sobre o comércio. A validação da variável se dá por meio de sua aplicação em um modelo gravitacional de comércio, que aspira identificar o impacto da imagem ambiental sobre os fluxos comerciais de produtos do agronegócio brasileiro. Os resultados obtidos apontam haver efeito das notícias negativas sobre o fluxo comercial do Brasil para os países da União Europeia.
Título em inglês
The interface between environment and international trade: analysis for Brazilian agricultural trade with the European Union
Palavras-chave em inglês
Data mining
Environmental issues
Environmental perception
WTO agreements
Resumo em inglês
This research comprises two papers. The first presents the environmental issue and the main mechanisms found to coordinate this topic in trade relations. One of the main findings of this critical review is to show that, despite the environmental issue emerging in some of the instances of the World Trade Organization, this still needs a specific agreement dealing with this issue. The second seeks to identify whether the European Union's environmental concerns have affected Brazil’s trade performance with its member countries. Therefore, it is proposed the development of a novel variable, named “environmental image”, to capture the sensitivity of countries importing agricultural products to the environmental concerns. The variable was developed using the data mining methodology, based on news published about environmental issues in one of the world's leading newspapers, The New York Times. This option makes it possible to check with less time lag the potential that environmental issues must influence trade. The variable can verify with high frequency the potential that environmental issues have to impact trade flows. This variable is validated through a gravity trade model to test the impact of environmental perception in the EU on the trade flows of Brazilian agribusiness products. The results obtained denote that there are significant statistical effects about the negative news on the trade flow from Brazil to the selected countries of the European Union.
 
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Data de Publicação
2022-04-11
 
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