• JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
 
  Bookmark and Share
 
 
Mémoire de Maîtrise
DOI
Document
Auteur
Nom complet
Letícia Missura Ariosi
Adresse Mail
Unité de l'USP
Domain de Connaissance
Date de Soutenance
Editeur
Ribeirão Preto, 2019
Directeur
Jury
Menezes, Rafael Pombo (Président)
Galatti, Larissa Rafaela
Milistetd, Michel
Nunomura, Myrian
Titre en portugais
Treinadores de basquetebol feminino universitário: do processo de formação profissional aos métodos de ensino-aprendizagem adotados nos treinamentos
Mots-clés en portugais
Basquetebol
Formação de treinadores
Pedagogia do esporte
Resumé en portugais
Compreender o processo de formação dos treinadores é um interesse que vem crescendo na Pedagogia do Esporte em uma linha de estudos conhecida como coaching devido ao destaque do esporte na sociedade atual e ao aumento da sua popularidade com o estilo de vida esportivo. O presente estudo tem como objetivo investigar o processo de formação dos treinadores, bem como os métodos de ensino-aprendizagem utilizados nas sessões de treinamento. A amostra foi constituída por 15 treinadores de basquetebol feminino que atuam em âmbito universitário, que participaram do JUESP (Jogos Universitários do Estado de São Paulo), Série Ouro e Série Diamante do ano de 2016, promovido pela FUPE (Federação Universitária Paulista de Esportes). A opção é pela pesquisa qualitativa para acessar o pensamento dos treinadores sobre uma determinada temática (formação como treinador e métodos de ensino) a partir de um instrumento de entrevista semiestruturada. Para tabulação e análise dos discursos foi utilizado o método do Discurso do Sujeito Coletivo (DSC), sendo assim realizadas as análises dos discursos dos treinadores para o mapeamento de tais variáveis. Os resultados mostram que os treinadores procuram nos cursos de pós-graduação um complemento para a sua formação, uma vez que a graduação apresenta um caráter generalista. Além disso, cursos e artigos científicos, jogos assistidos, conversas com treinadores mais experientes, pesquisas na WEB e experiência prévia como atleta também são apontados como meios de aquisição de conhecimento. Em relação as características que os treinadores acham que sejam principais encontram-se: saber administrar a equipe, formar atletas, ter um bom planejamento e ser detalhista. Já as sessões de treinamento são planejadas para o ensino dos conteúdos através de métodos de ensino ativos (jogos e situações de jogos) na categoria investigada. Conclui-se portanto que com a graduação generalista os treinadores acabam buscando conhecimento através de soluções não formais ou informais, uma vez que as Federações também não oferecem respaldo para o processo de formação e que os jogos acabam sendo um facilitador pedagógico no processo de ensino-aprendizagem, uma vez que há uma pluralidade das situações de jogo fazendo com que a formação dos jogadores seja ampla
Titre en anglais
College Basketball Coaches: from the professional qualification to teaching-learning methods
Mots-clés en anglais
Basketball
Coaching
Sport pedagogy
Resumé en anglais
The training of sports coaches has been the subject of recent studies due to the recognition of the importance of the coach in the training of young athletes, thus requiring a level of qualification that meets the demands of sports practice. This research aims to investigate the process of professional qualification of college basketball teams coaches, and to discuss the teaching-learning methods used in their training sessions. The sample consists in 15 coaches of female basketball, who participated in the JUESP (University Games of São Paulo), Gold Series and Diamond Series in the year of 2016, sponsored by FUPE (University Federation Paulista Sports). We opted in this project for qualitative research, to access the thought of coaches on a given topic, from a semi-structured interview instrument. For tabulation and analysis of the coaches speeches was used the Collective Subject Discourse (CSD) method. Thus, the analysis of the coaches speeches for mapping and analysis of these variables will be performed. The results point to a generalist graduation, being a coexistence with more experienced coaches the most common way among coaches to acquire knowledge. In addition, courses and scientific articles, assisted games, conversations with more experienced coaches, web searches and previous experience as an athlete are also pointed out as means of acquiring knowledge. In relation to the characteristics that the coaches think are main are: to manage the team, to train athletes, to have a good planning and to be thorough. The training sessions are planned for the teaching of content through active teaching methods (games and games situations) in the category investigated. It is concluded, therefore, that with the general graduation, coaches end up seeking knowledge through non-formal or informal solutions, since the Federations also do not offer support for the training process and that the game ends up being a pedagogical facilitator in the teaching- learning, since there is a plurality of game situations making the training of players ample
 
AVERTISSEMENT - Regarde ce document est soumise à votre acceptation des conditions d'utilisation suivantes:
Ce document est uniquement à des fins privées pour la recherche et l'enseignement. Reproduction à des fins commerciales est interdite. Cette droits couvrent l'ensemble des données sur ce document ainsi que son contenu. Toute utilisation ou de copie de ce document, en totalité ou en partie, doit inclure le nom de l'auteur.
segunda.pdf (970.98 Kbytes)
Date de Publication
2019-06-17
 
AVERTISSEMENT: Apprenez ce que sont des œvres dérivées cliquant ici.
Tous droits de la thèse/dissertation appartiennent aux auteurs
CeTI-SC/STI
Bibliothèque Numérique de Thèses et Mémoires de l'USP. Copyright © 2001-2022. Tous droits réservés.