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Master's Dissertation
DOI
https://doi.org/10.11606/D.109.2022.tde-27052022-080914
Document
Author
Full name
Tatiana Merino Vizú
E-mail
Institute/School/College
Knowledge Area
Date of Defense
Published
Ribeirão Preto, 2022
Supervisor
Committee
Morato, Márcio Pereira (President)
Galatti, Larissa Rafaela
Menezes, Rafael Pombo
Scaglia, Alcides José
Title in Portuguese
Barreiras e facilitadores percebidos para a prática do floorball
Keywords in Portuguese
Atividades de lazer
Ciências do esporte
Discurso do sujeito coletivo
Esportes de equipe
Pedagogia do esporte
Abstract in Portuguese
O floorball é uma modalidade esportiva coletiva originária da Suécia semelhante ao hóquei, que permite a participação de pessoas de várias idades e ambos os sexos. As associações e núcleos de floorball, no Brasil, têm estado comprometidas com a difusão da modalidade, que vem acontecendo desde o final dos anos 90. O objetivo desta pesquisa foi evidenciar as barreiras e facilitadores percebidos para a prática do floorball, a partir da análise das percepções sobre a prática realizada por pessoas com diferentes níveis de envolvimento com a modalidade, além de referenciar e evidenciar seu estado atual no Brasil. Optou-se pela utilização da técnica do Discurso do Sujeito Coletivo (DSC), que consiste na organização, tabulação e interpretação dos dados, buscando evidenciar um pensamento coletivo obtido a partir da agregação de discursos individuais sobre determinado tema. As entrevistas foram realizadas com 11 participantes, sendo 5 dirigentes e 6 atletas que possuíam conhecimento prévio e experiência prática sobre a modalidade esportiva floorball. Os resultados obtidos permitiram verificar que o floorball encontra-se em estágio de desenvolvimento, considerado como esporte amador, e em movimento de expansão rumo ao reconhecimento como modalidade Olímpica. Sobre as barreiras e facilitadores, alguns fatores são considerados em ambas as categorias, sendo que os fatores sentimentos e socialização foram identificados por todos os participantes, seguido por saúde, competições e conhecimento. As barreiras identificadas foram equipamentos, espaço, engajamento, disponibilidade de tempo, finanças pessoais, políticas de incentivo e posicionamento de jogo. Os facilitadores percebidos foram a própria modalidade, desempenho e crescimento da modalidade. Estes resultados corroboram outros estudos apresentados na literatura, que evidenciam que os fatores intrínsecos são os que mais influenciam a prática ou o abandono de um esporte ou atividade física. Além disso, também confirmam a importância do desenvolvimento de programas que contemplem desempenho, participação e desenvolvimento pessoal. As informações apresentadas no DSC refletiram a percepção dos participantes, permitindo uma representação social da modalidade floorball.
Title in English
Perceived barriers and facilitators for floorball practice
Keywords in English
Collective subject discourse
Leisure activities
Pedagogy of sport
Sport sciences
Team sports
Abstract in English
Floorball is a team sport originated in Sweden, similar to hokey, that allows people of both genders and many ages to participate. Brazilian floorball associations and nucleus are committed to its diffusion, since the late 90s. This research highlights the perceived barriers and facilitators for floorball practice, considering analysis of perceptions about its practice by people in different engagement levels with the sport, and to benchmark and emphasize its current situation in Brazil. The Collective Subject Discourse (CSD) method was chosen. It consists in data organization, tabulation and interpretation in order to highlight a collective thought obtained after gathering individual subjects' speeches about a specific theme. Eleven people participated in this study (six athletes and five managers), and all of them had previous knowledge and experience with floorball. Floorball is in an early development stage, considered as amateur, in expansion to be recognize as an Olympic sport. Some factors are considered as barriers and also as facilitators, and feelings and socialization were identified by all participants, followed by health, competition and knowledge. The identified barriers were equipment, space, engagement, time availability, personal finances, incentive policies and player position. Perceived facilitators were the sport dynamic, performance and expansion. These results corroborate the literature, confirming that intrinsic factors influence the most in the practice or dropping out of a sport or physical activity. Moreover, it also confirms the importance of developing programs that contemplate performance, participation and personal development. The information gathered with the CSD reflect participants perceptions, allowing a social representation of Floorball modality.
 
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corrigida.pdf (3.35 Mbytes)
Publishing Date
2022-06-20
 
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