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Disertación de Maestría
DOI
https://doi.org/10.11606/D.109.2024.tde-21022024-142328
Documento
Autor
Nombre completo
Natã Rafael Grola
Dirección Electrónica
Instituto/Escuela/Facultad
Área de Conocimiento
Fecha de Defensa
Publicación
Ribeirão Preto, 2023
Director
Tribunal
Tourinho Filho, Hugo (Presidente)
Martinelli Junior, Carlos Eduardo
Petean, Eucia Beatriz Lopes
Título en portugués
Análise do desenvolvimento motor grosso de indivíduos com transtorno do espectro do autismo antes e após um programa de exercícios físicos com exergames
Palabras clave en portugués
Desenvolvimento motor grosso
Exergames
Transtorno do espectro do autismo
Resumen en portugués
O Transtorno do Espectro do Autismo (TEA) é classificado na literatura como um transtorno do neurodesenvolvimento humano e se apresenta de maneira particular em cada indivíduo, podendo alterar comportamentos diversos que envolvem a comunicação, a fala, interação social, as movimentações repetitivas e a coordenação motora fina e ampla. As causas para o TEA ainda não são totalmente conhecidas, contudo, por meio de estudos realizados no decorrer das décadas, sabe-se que sua origem é multifatorial, e os fatores genéticos são os maiores responsáveis. Neste sentido, prejuízos funcionais diversos são observados em pessoas com o Transtorno. Por conta destas deficiências funcionais muito tem se pesquisado sobre as funções motoras destes indivíduos visto o impacto prejudicial que os déficits na coordenação motora e funções executivas têm sobre a independência e desenvolvimento de habilidades sociais, além de afetar diretamente condições de saúde e integridade física e mental. Para tanto, o objetivo deste estudo foi avaliar o Desenvolvimento Motor Grosso de crianças diagnosticadas com o Transtorno do Espectro do Autismo (TEA) antes e após um período de intervenção terapêutica de Fisioterapia, utilizando como ferramenta os Exergames. Com base na análise dos resultados deste trabalho foi possível observar uma diferença significativa no desempenho físico geral do grupo de participantes através do Quociente de Motricidade Grossa (p≤0,0277), como também nos Subtestes que avaliavam Controle de Objetos (p≤0,0180) onde são exigidas atividades de dupla tarefa e manuseios de instrumentos e no de Desempenho Locomotor (p≤0,0277) que quantificam tarefas que demandam força e controle proprioceptivo. A partir dos achados deste estudo, a intervenção com os Exergames, foi a principal responsável pela melhora no Desenvolvimento Motor Grosso de crianças diagnosticadas com TEA e se apresentou como uma forma reforçadora e funcional para a promoção de atividade física e reabilitação motora para este público.
Título en inglés
Analysis of gross motor development of individuals with autism spectrum disorder before and after a physical exercise program with exergames
Palabras clave en inglés
Autism spectrum disorder
Exergames
Gross motor development
Resumen en inglés
In the literature, Autism Spectrum Disorder (ASD) is classified as a human neurodevelopmental disorder and is presented in a particular way in each individual. Such condition may alter diverse behaviors involving communication, speech, social interaction, repetitive movements and fine and broad motor coordination. The causes for ASD are not yet fully known, however, studies carried out over the decades show its origin is multifactorial, with genetic factors being the most responsible for its onset. In this sense, various functional impairments are observed in people with the Disorder. Due to such functional deficiencies, much research has been carried out on the motor functions of these individuals, given the harmful impact that deficits in motor coordination and executive functions have on independence and development of social skills, in addition to directly affecting health conditions and physical and mental integrity. Therefore, the objective of the present study was to evaluate the Gross Motor Development of children diagnosed with Autism Spectrum Disorder (ASD) before and after a period of therapeutic intervention with Physiotherapy, using the Exergames as a tool. Based on the analysis of the results of this study, a significant difference could be observed in the general physical performance of the group of participants through the Gross Motor Quotient (p≤0.0277), as well as in the Subtests that evaluated Object Control (p≤0.0180), where dual task activities and instrument handling are required, and in the Locomotor Performance (p≤0.0277), which quantify tasks that require strength and proprioceptive control. Based on the findings of this study, the intervention with Exergames was mainly responsible for the improvement in the Gross Motor Development of children diagnosed with ASD and was presented as a reinforcing and functional way to promote physical activity and motor rehabilitation for this public.
 
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Corrigida.pdf (4.56 Mbytes)
Fecha de Publicación
2024-03-26
 
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