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Dissertação de Mestrado
DOI
https://doi.org/10.11606/D.109.2021.tde-17062021-094118
Documento
Autor
Nome completo
Walmir Romario dos Santos
E-mail
Unidade da USP
Área do Conhecimento
Data de Defesa
Imprenta
Ribeirão Preto, 2021
Orientador
Banca examinadora
Menezes, Rafael Pombo (Presidente)
Estriga, Maria Luisa Dias
Galatti, Larissa Rafaela
Marques, Renato Francisco Rodrigues
Título em português
Análise das situações de aprendizagem de treinadores de handebol de equipes de formação no Estado de São Paulo
Palavras-chave em português
Aprendizagem profissional
Fontes de conhecimento
Formação de treinadores
Handebol
Resumo em português
O objetivo da investigação foi analisar as fontes de conhecimento profissional dos treinadores de handebol. O presente estudo foi pautado na teoria das Situações de Aprendizagem (WERTHNER; TRUDEL, 2006), possui uma abordagem qualitativa e caracteriza-se como uma pesquisa descritiva e exploratória. Fizeram parte desta dissertação dois estudos complementares (teórico e empírico). O estudo I é uma revisão de literatura sobre as fontes de aprendizagem dos treinadores esportivos, onde foi possível verificar por meio de 33 artigos científicos quais são as fontes de conhecimento e como se dá esse processo de desenvolvimento profissional dos treinadores. Já o estudo II partiu de uma abordagem transversal, por meio de entrevistas semiestruturadas com 19 treinadores de handebol de duas das maiores ligas do Estado de São Paulo (13 homens e 6 mulheres - com experiência mínima de 1 ano e máxima de 24 anos). O instrumento de pesquisa utilizado foi desenvolvido pelo pesquisador responsável do estudo. Objetivouse com tais entrevistas compreender e discutir as fontes de conhecimento destes profissionais. A classificação das aprendizagens e os temas centrais foram organizados seguindo a teoria das situações de aprendizagem (mediadas, diretas e internas). As informações coletadas foram analisadas por meio da análise temática após a categorização dos dados com a utilização do software Nvivo. Os resultados demonstraram sete subtemas: "papel do ensino superior", "cursos fora do contexto universitário", "experiências prévias", "materiais específicos para o aperfeiçoamento", "jogos e treinamentos", "atitudes e decisões do treinador" e "reflexões". Foi identificado que dentre as situações de aprendizagem mediada, direta e interna, a maior parte dos conteúdos identificados são situações diretas. As situações mediadas receberam críticas dos profissionais, principalmente por serem descontextualizadas das práticas profissionais dos treinadores. Por outro lado, as situações internas se mostraram presentes em todos os discursos, sendo cruciais para a profissão. Portanto, a partir das informações obtidas nos dois estudos que nortearam esta pesquisa, sugere-se que o sistema de ensino vigente necessita de maiores reflexões, principalmente acerca de uma aproximação teórico-prática. Neste contexto, futuras investigações devem ser realizadas no intuito de averiguar outras estratégias de ensino para o desenvolvimento profissional de treinadores esportivos.
Título em inglês
Analysis of the learning situations of handball coaches of training teams in the State of São Paulo
Palavras-chave em inglês
Handball
Knowledge sources
Professional learning
Training of coaches
Resumo em inglês
The aim of this research was to analyze the sources of professional knowledge of handball coaches. The present study was based on the Learning Situations theory (WERTHNER; TRUDEL, 2006), has a qualitative approach and is characterized as a descriptive and exploratory research. Two complementary studies (theoretical and empirical) were part of this dissertation. Study I is a literature review on the sources of learning of sports coaches, where it was possible to verify through 33 scientific articles which are the sources of knowledge and how this process of professional development of coaches occurs. Study II started from a cross-sectional approach, through semi-structured interviews with 19 handball coaches from two of the largest leagues in the State of São Paulo (13 men and 6 women - with a minimum experience of 1 year and a maximum of 24 years). The research instrument used was developed by the researcher responsible for the study. The objective of these interviews was to understand and discuss the sources of knowledge of these professionals and the academic disciplines considered to be the most relevant. The classification of learning was organized according to the theory of learning situations (mediated, direct and internal). The collected information was analyzed through thematic analysis after categorizing the data using the Nvivo software. The results showed seven themes: "role of higher education", "courses outside the university context", "previous experiences", "specific materials for improvement", "games and training", "attitudes and decisions of the coach" and "reflections". It was identified that among the situations of mediated, direct and internal learning, most of the identified contents are direct situations. The mediated situations received criticism from the professionals, mainly for being out of context of the professional practices of the coaches. On the other hand, internal situations were present in all speeches, being crucial for the profession. Therefore, based on the information obtained in the two studies that guided this research, it is suggested that the current education system needs further reflection, mainly about a theoretical-practical approach. In this context, future investigations must be carried out in order to investigate other teaching strategies for the professional development of sports coaches.
 
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corrigida.pdf (1.58 Mbytes)
Data de Publicação
2021-06-21
 
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