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Mémoire de Maîtrise
DOI
https://doi.org/10.11606/D.108.2023.tde-22052023-083217
Document
Auteur
Nom complet
Larissa Karollyne de Oliveira Santos
Adresse Mail
Unité de l'USP
Domain de Connaissance
Date de Soutenance
Editeur
São Paulo, 2023
Directeur
Jury
Watanabe, Helena Akemi Wada (Président)
Batista, Sylvia Helena Souza da Silva
Carneiro Junior, Nivaldo
Titre en portugais
Desenvolvendo competências na Planificação da Atenção à Saúde: formação de tutores
Mots-clés en portugais
Competências
Competências colaborativas
Educação interprofissional
Interprofissionalidade
Planificação
Resumé en portugais
Introdução: A planificação da atenção à saúde tem como estratégia a aprendizagem em serviço e, como resultado esperado, o desenvolvimento de competências para a atuação em rede na saúde, refletindo no aumento da integração entre os pontos de atenção da Rede de Atenção à Saúde (RAS) por meio de tutoriais realizados nos serviços de saúde, tendo como figura-chave o tutor. O projeto PlanificaSUS tem por objetivo a implantação da planificação em 20 Unidades Federativas do país, e, para isso, utiliza-se de estratégias para qualificação de tutores, voltadas para a educação interprofissional no trabalho. O projeto é desenvolvido por meio do Programa de Desenvolvimento Institucional do SUS. Para a Organização Mundial de Saúde, a Educação Interprofissional ocorre quando duas ou mais profissões aprendem sobre os outros, com os outros e entre si, para a efetiva colaboração e melhora dos resultados na saúde. Neste sentido, as tutoriais nos serviços de saúde se configuram como espaços de produção de interprofissionalidade e prática colaborativa, que exigem do tutor competências para mediar e promover o trabalho em rede nos serviços de saúde. Objetivo: Este trabalho teve como objetivos analisar a percepção de consultores regionais do PlanificaSUS acerca do modelo utilizado na formação de tutores na planificação desenvolvida pelo projeto; descrever as competência a serem desenvolvidas para o processo de tutoria, contribuindo, assim, com a formação de tutores na Planificação da Atenção à Saúde(PAS). Material e método: Inicialmente, foi necessário compreender as percepções dos consultores do PlanificaSUS acerca da interprofissionalidade, nos momentos de formação em serviço, realizada na PAS. Para tanto, foram sujeitos de pesquisa: profissionais de diversos estados que atuaram, enquanto equipe, no projeto PlanificaSUS. A estratégia de coleta de dados utilizada foi a de grupos focais, com a utilização de um roteiro orientador, de forma virtual devido à pandemia. Três grupos focais realizados de forma remota foram gravados, transcritos e analisados através da análise de conteúdo. O material obtido foi lido exaustivamente e obtidas as categorias de análise. Resultados e discussão: As categorias que emergiram foram: aprendizagem em serviço; aprendizagem in loco; inclusão de saberes; roda de conversa; exposição dialogada; instrumentos e ferramentas de melhorias de processos; habilidades de liderança, planejamento e comunicação. Os resultados mostraram, também, uma lacuna frente à compreensão das competências necessárias para o desenvolvimento das atividades do tutor. Os resultados obtidos destes grupos focais, aliados à revisão da literatura, deram subsídios para a construção do material educativo para os momentos de formação em serviço, que foi desenvolvido no formato de manual interativo, com o intuito de qualificar os profissionais que conduzem a formação de tutores na PAS, à luz das competências colaborativas em saúde. Conclusões: Segundo os consultores regionais do PlanificaSUS, o modelo utilizado na formação de tutores, no projeto, contempla a utilização de estratégias metodológicas que permitem o desenvolvimento de competências ligadas à habilidade de liderança, planejamento e comunicação. O produto educacional proposto é um material interativo, construído em quatro seções, as quais apresentam: educação interprofissional e competências; descrição de competências necessárias para o tutor; estratégias para o desenvolvimento das competências e avaliação.
Titre en anglais
Developing skills in healthcare planning: training tutors
Mots-clés en anglais
Collaborative skills
Interprofessional education
Interprofessionality
Planning
Skills
Resumé en anglais
Introduction: Health care planning has in-service learning as a strategy and as an expected result the development of skills to work in a network health, reflecting on increased integration between the spots of care of the Healthcare Network (HN) through tutorials carried out in health services, with the tutor as leading figure. The PlanificaSUS project aims to implement planning in 20 Federative Units of the country, and, for this, strategies are used to qualify tutors, conducted for interprofessional education at work. The project is developed through the Institutional Development Program of Unified Health System (UHS), in Brasil. For the World Health Organization (WHO), Interprofessional Education occurs when two or more courses learn about others, with others and among themselves, for effective collaboration and improvement of health outcomes. In this sense, tutorials in health services are configured as spaces to produce interprofessional and collaborative practice, which required the tutor to have skills to mediate and promote networking in health services. Objective: This work aimed to analyze the perception of PlanificaSUS regional consultants on the model used in the training of tutors in the planning developed by the project; described qualification for the tutoring process as competence, confident, therefore, with the training of tutors in Healthcare Planning (HP). Material and method: Initially, it was necessary to understand the perceptions of PlanificaSUS consultants about interprofessional, in the moments of in-service training, carried out at the PAS. For this purpose, research subjects were professionals from different states who worked as a team in the PlanificaSUS project. The data collection strategy used was that of focus groups, using a guiding script, virtually due to the pandemic. Three focus groups conducted remotely were recorded, transcribed and analyzed through content analysis. The material obtained was read exhaustively and the analysis categories obtained. Results and discussion: The categories that emerged were in-service learning; on-the-spot learning; inclusion of knowledge in loco; conversation wheel; dialogic exposition; process improvement instruments and tools; leadership, planning and communication skills. The results also showed a gap in terms of understanding the skills needed to develop the tutor's activities. The results obtained from these focus groups, allied to the literature review, provided subsidies for the construction of educational material for in-service training moments, which was developed in the form of an interactive manual, with the aim of qualifying the professionals who conduct the training of tutors in the PAS, in the light of collaborative competences in health. Conclusions: According to the regional consultants of PlanificaSUS, the model used in the training of tutors in the project includes the use of methodological strategies that allow the development of skills related to leadership, planning and communication skills. The proposed educational product is an interactive material, built in four sections, which present: interprofessional education and competences; description of skills needed by the tutor; strategies for skills development and assessment.
 
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Date de Publication
2023-06-01
 
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