• JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
 
  Bookmark and Share
 
 
Mémoire de Maîtrise
DOI
https://doi.org/10.11606/D.108.2023.tde-22052023-082304
Document
Auteur
Nom complet
Ana Beatriz Stocco Padilha
Adresse Mail
Unité de l'USP
Domain de Connaissance
Date de Soutenance
Editeur
São Paulo, 2023
Directeur
Jury
Germani, Ana Claudia Camargo Gonçalves (Président)
Oliveira, Alfredo Almeida Pina de
Salgueiro, Marcia Maria Hernandes de Abreu de Oliveira
Titre en portugais
Ações de educação alimentar e nutricional no ambiente escolar: uma revisão de escopo
Mots-clés en portugais
Alimentação saudável
Educação alimentar e nutricional
Escolares
Obesidade pediátrica
Promoção da saúde
Resumé en portugais
Para grande parcela da população infantil, a escola pode ser um potente ambiente promotor da saúde, uma vez que ações neste âmbito facilitam o acesso aos escolares. É relevante investigar se tais ações estão em consonância com as diretrizes alimentares vigentes, conforme preconizado. Objetivo: Analisar a produção científica sobre ações de Educação Alimentar e Nutricional após a publicação atual do Guia Alimentar para a População Brasileira. Métodos: Foi realizada uma revisão de escopo, utilizando-se os procedimentos metodológicos propostos pelo Joanna Briggs Institute, e estrutura conforme recomendações do PRISMA-ScR. A busca ocorreu nas bases de dados PubMed, Biblioteca Virtual em Saúde e Embase e considerou estudos publicados após 2014, ano de publicação do atual Guia Alimentar para a População Brasileira, que abordassem ações de Educação Alimentar e Nutricional para escolares brasileiros. Resultados: Incluiu-se para análise 18 artigos considerados relevantes para esta revisão. Todos os estudos propuseram intervenções, apesar dos diferentes desenhos metodológicos. Os estudos apresentaram grande diversidade também no desenho das intervenções (frequência, duração, técnicas, recursos e temáticas abordadas). A maior parte utilizou o Guia Alimentar para a População Brasileira como referencial teórico de conteúdo, mas apenas metade das publicações apontaram as premissas pedagógicas praticadas. Conclusão: Foram evidenciadas lacunas no desenvolvimento teórico-metodológico de ações de Educação Alimentar e Nutricional no ambiente escolar e a utilização limitada de ferramentas como o Guia Alimentar para a População Brasileira. Diante dos achados, foi construído um produto educacional no formato de vídeo, que visa apoiar e incentivar os profissionais na realização destas ações.
Titre en anglais
Food and nutrition education actions in school environment: a scoping review
Mots-clés en anglais
Child school
Food and nutrition education
Health promotion
Healthy diet
Pediatric obesity
Resumé en anglais
For a great portion of the child population, the school can be a powerful environment that promotes health, since actions in schools facilitate access for schoolchildren. It is relevant to investigate whether such actions are in line with current dietary guidelines, as recommended. Objective: To analyze the scientific production about actions of Food and Nutrition Education after the current publication of the Dietary Guidelines for the Brazilian Population. Methods: A scoping review was done using the methodological procedures proposed by the Joanna Briggs Institute, and the structure as per recommendation of the PRISMA-ScR. The research occurred in the PubMed database, Virtual Health Library and Embase and considered studies published after 2014, when the Dietary Guidelines for the Brazilian Population was published, that mentioned actions of Food and Nutrition Education for the Brazilian scholars. Results: Eighteen articles considered relevant to this review were included. All the studies proposed interventions, despite of the different methodological designs. The studies presented great diversity in the intervention design (frequency, duration, technique, resources and themes). The majority used the Dietary Guidelines for the Brazilian Population as theoretical content reference, but only half of them highlighted the pedagogical premises practiced. Conclusion: Gaps were evidenced in the theorical-methodological development of Food and Nutrition Education actions in the school environment and the limited use of tools such as the Dietary Guidelines for the Brazilian Population. In light of the findings, an educational product was built in video format, which aims to support and encourage professionals to carry out these actions.
 
AVERTISSEMENT - Regarde ce document est soumise à votre acceptation des conditions d'utilisation suivantes:
Ce document est uniquement à des fins privées pour la recherche et l'enseignement. Reproduction à des fins commerciales est interdite. Cette droits couvrent l'ensemble des données sur ce document ainsi que son contenu. Toute utilisation ou de copie de ce document, en totalité ou en partie, doit inclure le nom de l'auteur.
Date de Publication
2023-06-01
 
AVERTISSEMENT: Apprenez ce que sont des œvres dérivées cliquant ici.
Tous droits de la thèse/dissertation appartiennent aux auteurs
CeTI-SC/STI
Bibliothèque Numérique de Thèses et Mémoires de l'USP. Copyright © 2001-2024. Tous droits réservés.