• JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
 
  Bookmark and Share
 
 
Dissertação de Mestrado
DOI
https://doi.org/10.11606/D.108.2023.tde-14122023-100226
Documento
Autor
Nome completo
Amanda Menon Pelissoni
E-mail
Unidade da USP
Área do Conhecimento
Data de Defesa
Imprenta
São Paulo, 2023
Orientador
Banca examinadora
Nóbrega, Maria do Perpétuo Socorro de Sousa (Presidente)
Diogo, Regina Célia dos Santos
Sousa, Girliani Silva de
Título em português
Desenvolvimento e avaliação de um website informativo sobre manejo de pessoas com Agitação Psicomotora com ou sem Comportamento Agressivo para Técnico de Enfermagem
Palavras-chave em português
Agitação psicomotora
Comportamento agressivo
Equipe de enfermagem
Tecnologia da Educação
Resumo em português
Introdução: A Agitação Psicomotora com Comportamento Agressivo se caracteriza por alterações agudas, de origem psíquica, com mudanças no estado mental da pessoa, e pode implicar em risco de vida e/ou dano grave para si ou para outros, precisando assim de intervenção terapêutica imediata. Apesar da importância do atendimento adequado às pessoas em situação de urgências e emergências psiquiátricas, nota-se que os profissionais de saúde, nomeadamente, os Técnico de Enfermagem, apresentam dificuldades no manejo de pessoas com essa condição clínica, identificando-se uma lacuna em termos de formação e capacitação. As tecnologias digitais podem apoiar a prestação de cuidado humanizado e impactar positivamente no manejo de pessoas com Agitação Psicomotora com ou sem Comportamento Agressivo, possibilitando interações que permitam acesso às informações, tomadas de decisão a favor de boas práticas e bem-estar do paciente. Objetivo: Desenvolver e avaliar um website informativo sobre manejo de pessoas com Agitação Psicomotora com ou sem Comportamentos Agressivos para Técnicos de Enfermagem. Método: Pesquisa metodológica, organizada em três etapas: 1) revisão da literatura; 2) desenvolvimento do website voltado à manejo de pessoas com Agitação Psicomotora com ou sem comportamento agressivo; 3) avaliação do conteúdo e softwares por experts. Aplicou-se a metodologia DADI, que envolve quatro fases: Definição (D), Arquitetura (A), Design (D) e Implementação (I). Para análise dos dados, utilizou-se estatística descritiva com frequência absoluta, relativa, médias e desvio padrão (caracterização sociodemográfica e laboral dos experts) e Índice de Validação de Conteúdo (IVC) para avaliar a confiabilidade e validade da estrutura do website. Resultados: A partir dos apontamentos feitos pelos experts, o produto final do website apresenta evidências de validade satisfatória. O alfa de Cronbach obtido com base em itens padronizados foi de 0,979% na confiabilidade. Entre as 28 questões avaliadas pelo questionário, somente o item 10 apresentou o IVC = 0,700, e os demais itens apresentaram valores de IVC acima de 0,800. O valor médio de IVC para o conteúdo do website na sua versão final foi de 0,900. Conclusão: O website/e-learning cumpriu seu objetivo didático como facilitador da aprendizagem, motivação, autonomia e liberdade de exploração das informações disponíveis, além de se configurar como recurso potencial a ser incorporado em espaços de formação/capacitação. O website foi desenvolvido para acesso mobile e/ou computador, a partir de conteúdo atualizado, de qualidade e pertinente. O mesmo é capaz de potencializar a motivação de seus utilizadores para ampliar conhecimentos, com vistas promover reflexões sobre posturas e/ou comportamentos de Técnicos de Enfermagem no manejo de pessoas com Agitação Psicomotora com ou sem Comportamentos Agressivos. Palavras
Título em inglês
Development and evaluation of an informative website on the management of people with Psychomotor Agitation with or without Aggressive Behavior for Nursing Technicians
Palavras-chave em inglês
Aggressive behavior
Education Technology
Nursing team
Psychomotor agitation
Resumo em inglês
Introduction: Psychomotor Agitation with Aggressive Behavior is characterized by acute alterations, of psychic origin, with changes in the person's mental state, and may involve life thre atening and/or serious harm to oneself or others, thus requiring immediate therapeutic intervention. Despite the importance of adequate care for people in situations of psychiatric urgencies and emergencies, it is noted that health professionals, namely Nursing Technicians, have difficulties in managing people with this clinical condition, identifying a gap in terms of training and capacity building. Digital technologies can support the provision of humanized care and positively impact the management of p eople with Psychomotor Agitation with or without Aggressive Behavior, enabling interactions that allow access to information, decision making in favor of good practices and patient well being. Objective: To develop and evaluate an informative website on th e management of people with Psychomotor Agitation with or without Aggressive Behaviors for Nursing Technicians. Method: Methodological research, organized in three stages: 1) literature review; 2) development of the website aimed at managing people with Ps ychomotor Agitation with or without aggressive behavior; 3) evaluation of content and software by experts. The DADI methodology was applied, which involves four phases: Definition (D), Architecture (A), Design (D) and Implementation (I). For data analysis, descriptive statistics with absolute and relative frequency, means and standard deviation (sociodemographic and labor characteristics of the experts) and Content Validation Index (CVI) were used to assess the reliability and validity of the website struct ure. Results: From the notes made by the experts, the final product of the website presents evidence of satisfactory validity. Cronbach's alpha obtained based on standardized items was 0.979% in reliability. Among the 28 questions assessed by the questionn aire, only item 10 had a CVI = 0.700, and the other items had CVI values above 0.800. The average CVI value for the website content in its final version was 0.900. Conclusion: The website/e learning fulfilled its didactic objective as a facilitator of lear ning, motivation, autonomy and freedom to explore available information, in addition to being configured as a potential resource to be to explore available information, in addition to being configured as a potential resource to be incorporated into training/training spaces. The website was developed for mobile and/or incorporated into training/training spaces. The website was developed for mobile and/or computer access, based on updatedcomputer access, based on updated, quality and relevant content. The same is capable of , quality and relevant content. The same is capable of enhancing the motivation of its users to expand knowledge, with a view to promoting enhancing the motivation of its users to expand knowledge, with a view to promoting reflections on postures and/or behaviors of Nursing Technicians in the management of people reflections on postures and/or behaviors of Nursing Technicians in the management of people with Psychomotor Agitatiowith Psychomotor Agitation with or without Aggressive Behaviors.n with or without Aggressive Behaviors.
 
AVISO - A consulta a este documento fica condicionada na aceitação das seguintes condições de uso:
Este trabalho é somente para uso privado de atividades de pesquisa e ensino. Não é autorizada sua reprodução para quaisquer fins lucrativos. Esta reserva de direitos abrange a todos os dados do documento bem como seu conteúdo. Na utilização ou citação de partes do documento é obrigatório mencionar nome da pessoa autora do trabalho.
Data de Publicação
2023-12-20
 
AVISO: Saiba o que são os trabalhos decorrentes clicando aqui.
Todos os direitos da tese/dissertação são de seus autores
CeTI-SC/STI
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP. Copyright © 2001-2024. Todos os direitos reservados.