• JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
 
  Bookmark and Share
 
 
Dissertação de Mestrado
DOI
https://doi.org/10.11606/D.108.2023.tde-14122023-094040
Documento
Autor
Nome completo
Debora Moises Duarte
E-mail
Unidade da USP
Área do Conhecimento
Data de Defesa
Imprenta
São Paulo, 2023
Orientador
Banca examinadora
Toldrá, Rosé Colom (Presidente)
Dias, Eliane Golfieri
Lima, Elizabeth Maria Freire de Araujo
Título em português
Narrativas sobre o percurso das acompanhantes de saúde da pessoa com deficiência da Estratégia APD no município de São Paulo
Palavras-chave em português
Acompanhante de Saúde da Pessoa com Deficiência
Capacitismo
Deficiência Intelectual
Estratégia Acompanhante de Saúde da Pessoa com Deficiência Intelectual APD
Narrativa
Terapia Ocupacional
Resumo em português
Introdução: A implantação do Sistema Único de Saúde em 1988 vem tencionando a garantia à saúde como direito de todos e dever do Estado, a partir da lógica do cuidado em rede de serviços intersetoriais, valorizando a coparticipação e responsabilização da família e da comunidade. Nessa perspectiva, em 2010, foi implantada, pela Secretaria Municipal de Saúde do município de São Paulo, a Estratégia Acompanhante de Saúde da Pessoa com Deficiência (APD), que conta com uma equipe multiprofissional, com a finalidade de promover a autonomia e independência da pessoa com deficiência intelectual em situação de fragilidade e vulnerabilidade social. A atuação da acompanhante de saúde da pessoa com deficiência se dá no cotidiano da vida dessas pessoas, com apoio da equipe técnica, utilizando enquanto instrumento de trabalho sua presença e recursos pessoais, de modo a favorecer ou criar condições para o fomento de experiências potentes no desenvolvimento da pessoa com deficiência intelectual. Objetivo: colher e compreender as narrativas sobre o percurso das acompanhantes de saúde da pessoa com deficiência desenvolvido no cotidiano de trabalho pela Estratégia APD com os usuários e familiares/responsáveis das pessoas com deficiência intelectual. Material e Métodos: pesquisa de caráter qualitativo, descritivo e exploratório, com metodologia de pesquisa-intervenção a partir de estudo documental, entrevista semiestruturada e grupo focal desenvolvido com as acompanhantes. Os dados qualitativos foram organizados e analisados por meio da análise de conteúdo com base na análise temática. Resultados: identificou-se uma narrativa carregada de afeto, potencialidades e desafios sobre o cuidado inventivo em saúde promovido pelas acompanhantes de saúde da pessoa com deficiência, as quais se relacionam e compreendem o outro tal qual o artesão sob a ótica benjaminiana, pautada no saber da comunicação com o território, na escuta livre de julgamentos técnico-científicos e no vínculo da proximidade identitária. Desse modo, as acompanhantes promovem a participação social, a autonomia e o enfrentamento ao capacitismo em ações que efetivam as políticas públicas na prática viva do cuidado em saúde voltado às pessoas com deficiência intelectual. Percebeu-se os impactos da hierarquia imposta pela organização do trabalho, mas também a superação dessa lógica no processo de constituição da equipe na medida em que ocorre a apropriação do fazer com autonomia. Ademais, constatou-se a mudança do olhar das acompanhantes ao entrar em contato com diferentes modos de vida e com a experiência de angústias, assim como de práticas que promovem a participação social da pessoa com deficiência intelectual. Conclusões: Demonstrou-se haver espaço de escuta e reflexão por parte da equipe multiprofissional, tendo em vista a busca por não reproduzir a segregação da hierarquia do conhecimento, o que favorece o desenvolvimento de práticas que evidenciam que as finalidades da Estratégia APD foram alcançadas. Por fim, foi construído um produto educacional a partir da narrativa das acompanhantes em formato de áudio vídeo na perspectiva de fomentar o diálogo sobre o trabalho desenvolvido por essas profissionais e os demais serviços da Rede de Atenção à Saúde e intersetoriais, de modo a favorecer a participação social das pessoas com deficiência intelectual.
Título em inglês
Narratives about the path of Health Companions of People with Disabilities in the APD Strategy of São Paulo City
Palavras-chave em inglês
Capacitance
Health Companion for People with Disabilities
Health Companion Strategy for People with Intellectual Disabilities APD
Intellectual Disability
Narrative
Occupational therapy
Resumo em inglês
Introduction: The implementation of the Unified Health System in 1988 has been intending to guarantee health as a right of all and a duty of the State, based on the logic of care in a net of intersectoral services, rewarding the co-participation and responsibility of the family and the community. From this perspective, in 2010, the Municipal Health Department of São Paulo City implemented the Health Companion Strategy for Persons with Disabilities (APD), which relies on a multidisciplinary team, with the aim of promoting the autonomy and independence of the people with intellectual disabilities in situations of fragility and social vulnerability. The performance of the health companion of the disabled person takes place in the daily life of these people, with technical teams support, using their presence and personal resources as work tools, in order to favor or create conditions for the promotion of powerful experiences in the development of people with intellectual disabilities. Target: to collect and understand the narratives about the journey of the health companions of people with disabilities developed in the daily work by the APD Strategy with users and family members/sponsor of people with intellectual disabilities. Material and Methods: qualitative, descriptive and exploratory research, with a research-intervention methodology based on documental study, semi-structured interview and focus group developed with the companions. Qualitative data were organized and analyzed through content analysis based on thematic analysis. Results: a narrative full of affection, potentialities and challenges was identified about the inventive health care promoted by the health companions of the disabled person, who have relationship and understand the other just like the craftsman from the Benjaminian perspective, based on knowledge of communication with the territory, in free listening to technical-scientific judgments and in the bond of identity proximity. In this way, companions promote social participation, autonomy and facing with ableism in actions that implement public policies in the living practice of health care aimed at people with intellectual disabilities. The impacts of the hierarchy imposed by the work organization were noticed, but also the overcoming of this logic in the process of forming the team insofar as the appropriation of doing with autonomy occurs. Furthermore, a change in the perspective of the companions was observed when they came into contact with different ways of life and with the experience of anguish, as well as practices that promote the social participation of people with intellectual disabilities. Conclusions: There was space for listening and reflection on the part of the multidisciplinary team, in view of the attempt not to reproduce the segregation of the hierarchy of knowledge, which favors the development of practices that show that the purposes of the APD Strategy were achieved. Finally, an educational product was built from the companions' narrative in audio video format with a view to fostering dialogue about the work carried out by these professionals and the other services of the Health Care Network and intersectoral, in order to favor the social participation of people with intellectual disabilities.
 
AVISO - A consulta a este documento fica condicionada na aceitação das seguintes condições de uso:
Este trabalho é somente para uso privado de atividades de pesquisa e ensino. Não é autorizada sua reprodução para quaisquer fins lucrativos. Esta reserva de direitos abrange a todos os dados do documento bem como seu conteúdo. Na utilização ou citação de partes do documento é obrigatório mencionar nome da pessoa autora do trabalho.
Data de Publicação
2023-12-20
 
AVISO: Saiba o que são os trabalhos decorrentes clicando aqui.
Todos os direitos da tese/dissertação são de seus autores
CeTI-SC/STI
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP. Copyright © 2001-2024. Todos os direitos reservados.