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Dissertação de Mestrado
DOI
10.11606/D.108.2018.tde-14112018-112104
Documento
Autor
Nome completo
Cristiane dos Anjos Maron
E-mail
Unidade da USP
Área do Conhecimento
Data de Defesa
Imprenta
São Paulo, 2018
Orientador
Banca examinadora
Morato, Henriette Tognetti Penha (Presidente)
Gomes, Ligia Ferreira
Lourenço, Felipe Rebello
Prete, Ana Cristina Lo
Título em português
O ensinar e o cuidar na atenção primária: o farmacêutico preceptor articulando ensino e serviço na formação do residente farmacêutico
Palavras-chave em português
Atenção Primária a Saúde
Farmacêutico
Preceptoria
Resumo em português
O estudo emergiu a partir da experiência da autora como preceptora em Unidade Básica de Saúde que recebe residentes farmacêuticos. Constitui-se como objeto de estudo a construção de competências pelo preceptor de Farmácia na Atenção Primária na formação de residentes farmacêuticos e teve como objetivo construir um manual educativo a ser utilizado como apoio pelo preceptor farmacêutico da Atenção Primária à Saúde a fim de orientá-lo na formação de residentes farmacêuticos. Compreendendo como ocorre o ensino desenvolvido por farmacêutico assistencial em serviços que são cenários para o processo de ensino-aprendizagem, a partir das Diretrizes Curriculares Nacionais, projetos políticos pedagógicos, metodologias de ensino aprendizagem, e suas articulações teóricas e práticas, segundo o modelo de saúde integral preconizado pelo SUS. Trata-se de uma pesquisa documental, com abordagem qualitativa, com consultas em artigos publicados em periódicos nacionais e internacionais indexados nas principais bases de dados, utilizando as questões norteadoras: qual é a atuação do farmacêutico preceptor na Atenção Básica tendo em vista a formação do residente farmacêutico?; que competências o farmacêutico preceptor necessita desenvolver para atuar na formação de residentes farmacêuticos?; que estratégias podem ser utilizadas para o exercício da preceptoria farmacêutica na Atenção Básica? O tratamento dos dados ocorreu por meio da análise de conteúdo de Bardin. Os resultados revelaram que, no "cenário ideal" do processo ensino-aprendizagem, os protagonistas são os preceptores, que acolhem e ensinam os residentes ao mesmo tempo que precisam dar conta da demanda do serviço. Simultaneamente, convertem seu local de trabalho em um cenário de aprendizagem para si também, e cedem esse espaço para que se construa algo novo, considerando as opiniões, experiências e os conhecimentos de todos os envolvidos: residentes, preceptores e tutores.
Título em inglês
Teaching and caring in primary care: The pharmacist preceptor articulating teaching and service in the training of the pharmaceutical resident
Palavras-chave em inglês
Pharmacist
Preceptoria
Primary Health Care
Resumo em inglês
The study emerged from the author's experience as a preceptor in the Basic Health Unit that receives pharmaceutical residents. The object of study is the construction of competences by the Preceptor of Pharmacy in Primary Care in the training of pharmaceutical residents and had as objective to construct an educational manual to be used as support by the pharmacist preceptor of Primary Health Care in order to guide him in the training of pharmaceutical residents. Understanding how the teaching developed by pharmacist care in services that are scenarios for the teaching-learning process, from the National Curricular Guidelines, pedagogical political projects, learning teaching methodologies, and their theoretical and practical articulations, according to the health model integral approach advocated by SUS. It is a documentary research, with a qualitative approach, with consultations in articles published in national and international journals indexed in the main databases, using the guiding questions: what is the performance of the pharmacist preceptor in Primary Care with a view to the formation of pharmaceutical resident ?; what competences does the pharmaceutical preceptor need to develop to act in the training of pharmaceutical residents ?; what strategies can be used to exercise the pharmaceutical preceptor in Primary Care? The treatment of the data occurred through the Bardin content analysis. The results revealed that, in the "ideal scenario" of the teaching-learning process, the protagonists are the preceptors, who welcome and teach the residents while also having to deal with the demand of the service. Simultaneously, they convert their workplace into a learning scenario for themselves as well, and they give up this space to build something new, considering the opinions, experiences and knowledge of all involved: residents, preceptors and tutors.
 
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Data de Publicação
2018-12-18
 
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