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Dissertação de Mestrado
DOI
https://doi.org/10.11606/D.108.2023.tde-13042023-144924
Documento
Autor
Nome completo
Cássia Garcia Gomes
E-mail
Unidade da USP
Área do Conhecimento
Data de Defesa
Imprenta
São Paulo, 2023
Orientador
Banca examinadora
Botazzo, Carlos (Presidente)
Peduzzi, Marina
Venancio, Sonia Isoyama
Título em português
Aprimoramento multiprofissional em saúde mental Estudo de egressos de um programa de formação em campo no SUS
Palavras-chave em português
Aprimoramento
Egressos
Formação em Saúde
Saúde Mental
Resumo em português
O presente trabalho é resultado de pesquisa com egressos do Programa de Aprimoramento Multiprofissional em Saúde Mental do Centro de Atenção Psicossocial Professor Luis da Rocha Cerqueira CAPS Itapeva, do qual a autora foi participante e, posteriormente, coordenadora. O foco foi a trajetória profissional dos egressos, principalmente no que concerne à sua relação com as Políticas Públicas e a Atenção Psicossocial, dado o objetivo do Programa de Aprimoramento Multiprofissional (PAP): ser uma pós-graduação latu sensu em Saúde Mental que forma profissionais para o SUS. Foi realizado um estudo exploratório, com levantamento de dados quantitativos e qualitativos. Como resultado, foi encontrada uma amostra majoritariamente do sexo feminino, tendo a psicologia como formação básica, atuante no SUS e/ou em outros espaços correlatos. Os retrocessos atuais das políticas públicas têm sido uma importante fonte de desafios para a prática cotidiana, assim como para a continuidade da carreira. O curso foi avaliado como muito relevante para sua trajetória profissional, o foco na vivência prática e na construção de maior autonomia profissional foram elementos de destaque. Os aspectos levantados servem de base a melhorias no atual Projeto de Especialização Multiprofissional em Atenção Psicossocial, além de sensibilizar profissionais e gestores para a continuidade de políticas voltadas para a formação em campo no Sistema Único de Saúde - SUS.
Título em inglês
Multiprofessional improvement program in mental health - study of graduates from a field training program in SUS
Palavras-chave em inglês
healthcare training
Improvement program
Mental Health
Resumo em inglês
The present work is a study of graduates of the Multiprofessional Improvement Program in Mental Health of the Psychosocial Care Center Professor Luís da Rocha Cerqueira CAPS Itapeva, in which the author was a student and, later, coordinator. The focus was on the graduates' professional trajectory, mainly regarding on their relationship with Public Policies and Psychosocial Care, given the objective of the Multiprofessional Improvement Program (PAP): to be a postgraduate course in Mental Health that prepares professionals for SUS. An exploratory study was carried out, collecting quantitative and qualitative data. As a result, a mostly female sample was found, with psychology as basic education, working at SUS and other related practices. The current setbacks of public policies have been an important source of challenges for daily practice, as well as for career continuity. The course was evaluated as very relevant for their professional trajectory, with the focus on practical experience and the construction of a greater professional autonomy being prominent elements. The aspects raised will serve as a basis for improvements in the current Project of Multiprofessional Specialization in Psychosocial Care, in addition to sensitizing professionals and managers for the continuity of policies focused on the education and field training in the Unified Health System - SUS.
 
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Data de Publicação
2023-04-18
 
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