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Dissertação de Mestrado
DOI
https://doi.org/10.11606/D.108.2022.tde-10012023-135349
Documento
Autor
Nome completo
Silvia de Souza Rolim
E-mail
Unidade da USP
Área do Conhecimento
Data de Defesa
Imprenta
São Paulo, 2022
Orientador
Banca examinadora
Mancuso, Ana Maria Cervato (Presidente)
Silva, Adriana Marques da
Silva, Jaqueline Alcântara Marcelino da
Título em português
Gestão assistencial e a educação permanente: perspectivas no contexto hospitalar
Palavras-chave em português
Assistência Hospitalar
Desenvolvimento de Pessoal
Educação Continuada
Gestão em Saúde
Teoria Fundamentada
Resumo em português
Introdução: A formação e capacitação dos profissionais de saúde estão relacionadas à qualidade da assistência prestada e, portanto, requerem atenção e melhorias contínuas. A educação permanente, como proposta de transformação das práticas por meio da aprendizagem significativa, possui importante papel no desenvolvimento desses profissionais. Na função de gerenciar as demandas dos serviços de saúde, os gestores atuantes na assistência hospitalar devem articular essas necessidades com o desenvolvimento de sua equipe, utilizando a educação permanente como um importante aliado para tal. Objetivo: Analisar a percepção de gestores de unidades assistenciais de um hospital público sobre o processo de educação permanente e elaborar um produto educacional para apoio desses gestores na realização da educação permanente com sua equipe. Metodologia: Pesquisa qualitativa de caráter exploratório conduzida pelo referencial metodológico da Teoria Fundamentada. Os dados foram obtidos por meio de entrevistas semiestruturadas feitas com 17 gestores de unidades assistenciais de um hospital de grande porte da cidade de São Paulo. Resultados e Discussão: Foram identificadas 3 categorias: Olhar para o processo de desenvolvimento, Barreiras para que o desenvolvimento ocorra e Estratégias para engajamento da equipe. A análise e cruzamento entre elas permitiu chegar ao modelo teórico do estudo: Gestor identifica a importância da educação na assistência e busca estratégias para superar as dificuldades encontradas ao aplicá-la. Esta teoria reflete a valorização dada pelo gestor à educação, visando a garantia da qualidade da assistência prestada por sua equipe, e evidencia a dificuldade que possuem para colocar em prática ações educativas, por mais que tenham iniciativas em seus respectivos setores. Dentre as estratégias para motivação observa-se a importância da gestão participativa, envolvendo os profissionais na identificação e planejamento de demandas e incentivando a refletirem sobre suas práticas. As metodologias escolhidas também influenciam, sendo as ativas uma forma engajar os profissionais nas atividades e estimular a problematização, presente na educação permanente. Entretanto, as estratégias não são suficientes para superar as dificuldades como a sobrecarga de trabalho das equipes e dos gestores, os quais não conseguem praticar a educação permanente, e como a deficiência na capacitação dos gestores no desenvolvimento de sua área. O conceito de educação permanente em saúde não é claro aos gestores, o que pode interferir diretamente nas ações por eles desenvolvidas. Conclusão: As ações educacionais realizadas dentro de instituições de saúde ainda necessitam de aprimoramento para que tragam resultados efetivos. O papel do gestor neste processo é de extrema importância e precisa ser incentivado. Por este motivo, foi elaborado o material Guia para Ação: a Educação Permanente em Saúde no seu dia a dia para utilização pelos gestores de forma que possa minimizar as barreiras encontradas por eles ao realizar a educação permanente com sua equipe.
Título em inglês
Care management and permanent education: perspectives in the hospital context
Palavras-chave em inglês
Continuing Education
Grounded Theory
Health Management
Hospital Assistance
Personnel Development
Resumo em inglês
Introduction: Training and development of health professionals are related to the quality of care provided and, therefore, require attention and continuous improvement. Permanent education, as a proposal for the transformation of practices through meaningful learning, plays an important role in the development of these professionals. In the role of managing the demands of health services, managers working in hospital care must articulate these needs with the development of their team, using permanent education as an important ally for this purpose. Objective: To analyze the perception of managers of care units of a public hospital on the process of permanent education and to develop an educational product to support these managers in carrying out permanent education with their team. Methodology: Qualitative research of an exploratory nature conducted by the methodological framework of the Grounded Theory. Data were obtained through semi-structured interviews with 17 managers of care units at a hospital in São Paulo city. Results and Discussion: 3 categories were identified: Looking at the development process, Barriers for development to occur and Strategies for team engagement. The analysis and cross-referencing between them allowed to arrive at the theory of the study: Manager identifies the importance of education in care and seeks strategies to overcome the difficulties encountered when applying it. This theory reflects the value given by the manager to education, aiming to guarantee the quality of care provided by their team, and highlights the difficulty they have to put educational actions into practice, even though they have initiatives in their respective sectors. Among the strategies for motivation, the importance of participatory management is observed, involving professionals in the identification, and planning of demands, and encouraging them to think about their practices. The chosen methodologies also influence, being the actives ones a way to engage professionals in the activities and stimulate problematization, present in permanent education. However, the strategies are not enough to overcome difficulties such as the work overload of teams and managers, who are unable to practice permanent education, and in managers lack of knowledge in the development of their area. The concept of permanent health education is not clear to managers, which can directly interfere in the actions developed by them. Conclusion: The educational actions carried out within health institutions still need improvement to bring effective results and the role of the manager in this process is extremely important and needs to be encouraged. For this reason, the material Guide to action: the Permanent Health Education in your daily life was prepared for use by managers to minimize the barriers encountered by them when carrying out permanent education with their team.
 
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Data de Publicação
2023-01-16
 
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