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Dissertação de Mestrado
DOI
https://doi.org/10.11606/D.107.2022.tde-21082023-105803
Documento
Autor
Nome completo
Saulo Simon Borges
Unidade da USP
Área do Conhecimento
Data de Defesa
Imprenta
Ribeirão Preto, 2022
Orientador
Banca examinadora
Cardoso, Jair Aparecido (Presidente)
Barros, Renato Cassio Soares de
Dias, Caio Gracco Pinheiro
Tagliavini, João Virgilio
Título em português
Faculdade de Direito de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo e os espaços de participação como alternativa pedagógica para o ensino da democracia 
Palavras-chave em português
Democracia
Ensino jurídico
Participação social
Resumo em português
O presente trabalho objetiva explorar como a experiência da Faculdade de Direito de Ribeirão Preto poderia contribuir na utilização dos espaços institucionais de participação como mecanismos pedagógicos no aperfeiçoamento da formação de bacharéis mais aptos a promoverem processos democráticos de maior intensidade. Tem-se como premissa os fins políticos da educação e, no caso dos cursos jurídicos, sua relação direta na construção e manutenção do Estado. Quanto ao aspecto pedagógico, são utilizadas a teoria de aprendizagem de Vigotski e a teoria de Paulo Freire. Na investigação do tema proposto, utiliza-se da experiência desenvolvida pela Faculdade de Direito de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo, especificamente de seu processo de revisão do Projeto Político Pedagógico, observada através de métodos de análise de conteúdo a partir das respostas de estudantes e professores coletadas por meio de formulário online. Com os dados, foi possível identificar a inexperiência democrática dos estudantes, embora possuam repertório teórico. Também foram identificados diversos espaços de participação que já existem em funcionamento na Faculdade de Direito de Ribeirão Preto e que poderiam ser utilizados de forma articulada, em uma proposta pedagógica para promoção da democracia.
Título em inglês
Law School of Ribeirão Preto of University of São Paulo and participation spaces as a pedagogical alternative for teaching democracy
Palavras-chave em inglês
Democracy
Legal education
Social participation
Resumo em inglês
The following work aims to explore how the Law School of Ribeirão Pretos experience could contribute to use institutional participations spaces as pedagogical tools to improve the bachelors formation able to promote better democratic processes. The premise is the political purposes of education and, in the case of legal courses, its direct relationship to the construction and maintenance of the State. As for the pedagogical aspect, Vygotsky's learning theory and Paulo Freire's theory are used. On the investigation, were use the Law School of Ribeirão Preto - University of São Paulos experience of its review process to the Political Pedagogical Project using content analysis methods from the students and professors responses collected through an online form. With the data, it was possible to identify the students' democratic inexperience, although they have theoretical repertoire. It was also possible to identify several spaces that already exist in the Law School of Ribeirão Preto and that could be articulated in a pedagogical proposal for democracys promotion.
 
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Saulo.pdf (28.92 Mbytes)
Data de Publicação
2023-08-23
 
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