• JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
 
  Bookmark and Share
 
 
Dissertação de Mestrado
DOI
https://doi.org/10.11606/D.107.2020.tde-02082022-123218
Documento
Autor
Nome completo
Rhasmye El Rafih
E-mail
Unidade da USP
Área do Conhecimento
Data de Defesa
Imprenta
Ribeirão Preto, 2020
Orientador
Banca examinadora
Matos, Thiago Marrara de (Presidente)
Amaral, Thiago Bottino do
Giacomuzzi, José Guilherme
Palma, Juliana Bonacorsi de
Título em português
Whistleblowing e delinquência econômica: desafios para a consolidação de um programa de reportantes no Brasil
Palavras-chave em português
Delinquência econômica
Estatuto de proteção
Sistema de recompensas
Whistleblowing
Resumo em português
A sociedade econômica pós-clássica, no contexto de revolução global da digitalização, tem inspirado a criação de inéditos espaços de risco dignos de tutela jurídica, a partir da tentativa de impor uma simetria de informações ao mercado e impactar a prevenção de crises econômicas. É nesse cenário que se constata um processo de sofisticação da arquitetura infracional que, consequentemente, passa a demandar soluções cada vez mais elaboradas em matéria de persecução de delitos econômicos, nas esferas administrativa e criminal. Ao lado dos programas de compliance e da consensualização no espaço sancionador, o whistleblowing aparece como instrumento de colaboração entre os setores público e privado na prevenção e no enfrentamento da delinquência econômica. A presente investigação tem por objeto o fenômeno do whistleblowing, tendo se optado por um recorte destinado à identificação e à análise dos desafios para a consolidação de um programa de reportantes no Brasil, voltado à detecção e ao enfrentamento de delitos econômicos. Para tanto, empregou-se o método teórico de cariz hipotético-dedutivo, a partir de uma abordagem essencialmente descritiva e qualitativa. Como método auxiliar, adotou-se o comparado, com enfoque na legislação estadunidense de whistleblowing, dada a considerável experiência desse Ordenamento Jurídico em relação ao tema. Ambos os métodos foram aplicados a partir da utilização da revisão bibliográfica e documental como técnica investigativa. Para a formulação de um programa de reportantes no Brasil, partiu-se da hipótese de que há três desafios a serem transpostos, quais sejam: i) a formulação de uma definição de whistleblowing; ii) a elaboração de um estatuto de proteção; iii) a avaliação crítica da política premial. O objetivo geral da pesquisa foi realizar o levantamento e elaborar um diagnóstico desses desafios. Especificamente, procurou-se: i) contextualizar e situar o fenômeno do whistleblowing no espaço jurídico; ii) formular uma definição de whistleblowing, delimitando um núcleo essencial e o distinguindo de outros institutos; iii) identificar e examinar defasagens na proteção de reportantes no Brasil, propondo um estatuto de proteção; e iv) analisar, sob uma perspectiva crítica, o sistema de recompensa financeira a reportantes.
Título em inglês
Whistleblowing and economic delinquency: challenges for the entrenchment of a reporting program in Brazil
Palavras-chave em inglês
Economic offenses
Protection status
Reward framework
Whistleblowing
Resumo em inglês
The post-classical economic society, in the context of a global digital revolution, has been inspiring the appearance of risk spaces worthy of legal protection, based on an attempt to enforce a market symmetry of information and impact on the prevention of economic crises. In this scenario arises a process of infraction improvement, which, consequently, starts to demand increasingly better solutions in matters of economic offenses prosecution, in the administrative and criminal spheres. Along with the compliance programs and consensus in the sanctioning space, whistleblowing appears as an instrument of collaboration between the public and private sectors in preventing and fighting economic delinquency. This investigation has as its object identifying and analyzing the challenges for establishing a whistleblowing policy in Brazil, regarding economic offenses. The method applied to do so is the hypothetical-deductive, based on a descriptive and qualitative approach. The auxiliary method used is the comparative (law in books), trough the analyzis of the American whistleblowing legislation, given the experience of this legal system in relation to the subject. The investigative technique adopted was the bibliographic and documentary review. The hypothesis aroused to define a whistleblowing policy in Brazil is that there are three challenges to overcome: i) a whistleblowing definition; ii) the draft of a protection statute; iii) a critical assessment of the reward policy. The overall objective of the research was to elaborate a diagnosis of these challenges. The specific purpose were to: i) contextualize the whistleblowing phenomenon in the legal space; ii) formulate a whistleblowing definition, marking off an essential nucleus and distinguishing it from other institutes; iii) identify the gaps in the whistleblower's protection in Brazil, proposing a protection statute; iv) analyze, from a critical perspective, the financial whistleblowing reward system.
 
AVISO - A consulta a este documento fica condicionada na aceitação das seguintes condições de uso:
Este trabalho é somente para uso privado de atividades de pesquisa e ensino. Não é autorizada sua reprodução para quaisquer fins lucrativos. Esta reserva de direitos abrange a todos os dados do documento bem como seu conteúdo. Na utilização ou citação de partes do documento é obrigatório mencionar nome da pessoa autora do trabalho.
Data de Publicação
2022-08-18
 
AVISO: Saiba o que são os trabalhos decorrentes clicando aqui.
Todos os direitos da tese/dissertação são de seus autores
CeTI-SC/STI
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP. Copyright © 2001-2024. Todos os direitos reservados.