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Disertación de Maestría
DOI
https://doi.org/10.11606/D.107.2020.tde-02082022-114104
Documento
Autor
Nombre completo
Mariana Inacio Faciroli
Dirección Electrónica
Instituto/Escuela/Facultad
Área de Conocimiento
Fecha de Defensa
Publicación
Ribeirão Preto, 2020
Director
Tribunal
Fonseca, Maria Hemília (Presidente)
Almeida, Victor Hugo de
Pasqualeto, Olívia de Quintana Figueiredo
Ponzilacqua, Marcio Henrique Pereira
Título en portugués
Desenvolvimento sustentável, Agenda 2030 e promoção do trabalho decente: considerações sobre o acompanhamento da meta de emprego pleno, produtivo e trabalho decente para todos no cenário brasileiro
Palabras clave en portugués
Agenda 2030
Desenvolvimento sustentável
Trabalho decente
Resumen en portugués
O desenvolvimento sustentável, tema relevante no âmbito da Organização das Nações Unidas há mais de 50 anos, assumiu o protagonismo no cenário internacional com a adoção, em setembro de 2015, da Agenda 2030 para o Desenvolvimento Sustentável pelos 193 Estados Membros da Organização. Estruturada em quatro partes principais, a Agenda 2030 é composta por 17 Objetivos e 169 metas e estabelece o acompanhamento e revisão do progresso na implementação dos ODS em âmbito nacional, regional e global como uma parte essencial e uma própria meta da Agenda 2030, que é realizado por meio de indicadores reconhecíveis, cuja metodologia para levantamento, análise e desagregação foi amplamente acordada e estabelecida. Tendo o Brasil adotado formalmente a Agenda e se comprometido, portanto, a aplicar o meios de implementação, acompanhamento e revisão estipulados, a presente pesquisa objetivou investigar se adoção da Agenda 2030 pelo Brasil contribuiu para o cenário brasileiro de promoção do trabalho decente quanto ao acompanhamento da meta de emprego pleno, produtivo e trabalho decente para todos (8.5) do Objetivo 8 do desenvolvimento sustentável. Desenvolvido por meio de análise documental e revisão bibliográfica, incluindo a coleta de dados da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílio Contínua (PNAD Contínua) e da Pesquisa Nacional de Saúde (PNS), o estudo considerou que a adoção da Agenda 2030 não contribuiu para o acompanhamento da meta 8.5, não tendo o país realizado adaptações nos seus processos de levantamentos de dados para incorporar uma das dimensões de desagregação mínima requeridas para ambos os indicadores.
Título en inglés
Sustainable development, 2030 Agenda and promoting decent work: considerations on follow-up the target of full and productive employment and decent work for all in the Brazilian scenario
Palabras clave en inglés
2030 Agenda
Decent work
Sustainable development
Resumen en inglés
Sustainable development, a relevant topic within the United Nations for more than 50 years, took center stage on the international scene with the adoption, in September 2015, of the 2030 Agenda for Sustainable Development by the Organization's 193 Member States. Structured in four main parts, the 2030 Agenda is composed of 17 Goals and 169 targets and establishes the monitoring and review of progress in the implementation of the SDGs at national, regional, and global levels as an essential part and a target itself of the 2030 Agenda, which is carried out through identifiable indicators, whose methodology for analysis, followup and review was widely agreed and established. Having Brazil formally adopted the Agenda and committed, therefore, to apply the means of implementation, follow-up and review stipulated, this research aimed to investigate whether Brazil's adoption of Agenda 2030 contributed to the Brazilian scenario of promoting decent work in terms of monitoring the target of full and productive employment and decent work for all (8.5) under Goal 8 of sustainable development. Developed through documentary analysis and bibliographic review, including data collection from the Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílio Contínua (PNAD Contínua) and the Pesquisa Nacional de Saúde (PNS), the study considered that the adoption of Agenda 2030 did not contribute to the monitoring of target 8.5, with the country not having made adaptations in its data collection processes to incorporate one of the minimum disaggregation dimensions required for both indicators of the target analyzed.
 
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Fecha de Publicación
2022-08-18
 
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