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Dissertação de Mestrado
DOI
https://doi.org/10.11606/D.106.2023.tde-12122023-232654
Documento
Autor
Nome completo
Fabio Christino França
E-mail
Unidade da USP
Área do Conhecimento
Data de Defesa
Imprenta
São Paulo, 2023
Orientador
Banca examinadora
Simões, André Felipe (Presidente)
Candiani, Giovano
Pacca, Sérgio Almeida
Trabaquini, Kleber
Título em português
Avaliação econômica de uma usina de biodiesel sob a égide do programa RenovaBio: estudo de caso focado na substituição de óleo de soja por sebo bovino
Palavras-chave em português
Arbitragem
Biodiesel
CBIOs
Óleo de soja
RenovaBio
Renovacalc
Sebo bovino
Resumo em português
Entre as bases conceituais de qualquer instrumento de gestão ambiental está a da responsabilidade de cada poluidor pela degradação ambiental do planeta. Particularmente no caso do setor de transportes, observa-se que seu rápido crescimento ao redor do mundo, aspecto alicerçado na ampla oferta de petróleo e seus combustíveis líquidos derivados, resultou em considerável aumento das emissões de particulados e Gases de Efeito Estufa (GEE) na atmosfera. Neste contexto, o biodiesel, um combustível renovável e biodegradável, é tipicamente utilizado no abastecimento de veículos em substituição ao óleo Diesel. O biodiesel representa importante oferta energética alternativa para o segmento de combustíveis e, concomitantemente, seu emprego significa relevante estratégia de abatimento das emissões de GEE e, assim, contribui para a mitigação das mudanças climáticas e de seu mais proeminente fenômeno precursor, o aquecimento global. O Brasil apresenta uma ampla diversidade de matérias-primas para a produção de biodiesel. No intuito de fomentar a produção e o consumo de biocombustíveis, o governo federal instituiu o Programa RenovaBio. No âmbito do programa o óleo de soja e o sebo bovino respondem por notas de eficiência energética distintas. Sob a égide de tais considerações, o objetivo da presente Dissertação de Mestrado foi avaliar o quanto o uso de sebo bovino, ou resíduos, no âmbito da produção de biodiesel para o programa RenovaBio, pode se converter em geração de renda e, concomitantemente, em redução de emissões, quando comparado com a utilização de óleo de soja para a produção análoga. Para tanto, avaliou-se o preço da matéria-prima entre janeiro de 2017 e abril de 2023, a produção de CBIOs (Crédito de Descarbonização) através do uso da Renovacalc e a correlata mitigação da emissão de CO2eq. A metodologia adotada foi um comparativo econômico entre as matérias-primas devido a receita de CBIOs, com a base dos dados representada por uma usina hipotética localizada no Estado de São Paulo. Concluiu-se que a produção de biodiesel com sebo bovino produziu 0,7 mais CBIOs que o óleo de soja, o que implicou numa maior receita, ou seja, de R$ 64,58/ton ou 1,63%, podendo ser considerado, assim, como um benefício inerente ao consumo de resíduo para produção, tornando na arbitragem para aquisição de matéria-prima um redutor de custo. Mesmo com a redução do custo de aquisição da gordura animal pela receita de CBIOs, notou-se que houve um impacto positivo; porém, esta externalidade econômica positiva, de fato, não foi o suficiente para reduzir o spread nos momentos em que o resíduo foi mais caro que o óleo de soja no período. Analisando-se a redução de emissões de CO2eq da produção, notou-se que o biodiesel produzido de óleo de soja reduziu em 55% as emissões, e o sebo bovino 94%, quando comparado ao combustível fóssil (óleo Diesel). Assim faz-se necessário cada vez mais estudos na área, que possam trazer luz ao desenvolvimento sustentável no país, com uma transição energética segura, que garanta o abastecimento, e promova o desenvolvimento social na agricultura.
Título em inglês
Economic Evaluation of a Biodiesel Plant Under the Aegis of the RenovaBio Program: Case Study Focused on Substitution of Soybean Oil by Beef Tallow.
Palavras-chave em inglês
Arbitration.
Biodiesel
CBIO\'s
RenovaBio
Renovacalc
Soybean oil
Tallow
Resumo em inglês
Among the conceptual bases of any instrument of environmental management is the responsibility of each polluter for the environmental degradation of the planet. Particularly in the case of the transport sector, it is observed that its rapid growth around the world, an aspect based on the broad supply of oil and its derivative liquid fuels, resulted in a considerable increase in particulate and Greenhouse Gas (GHG) emissions to the atmosphere. In this context, biodiesel, a renewable and biodegradable fuel, is typically used in fueling vehicles to replace diesel oil. Biodiesel represents an important alternative energy supply for the fuel segment and, at the same time, its use means a relevant strategy to reduce GHG emissions and, thus, contributes to the mitigation of climate change and its most prominent precursor phenomenon, global warming. Brazil presents a wide diversity of raw materials for biodiesel production. In order to encourage the production and consumption of biofuels, the federal government instituted the RenovaBio Program. Within the scope of the program, soybean oil and beef tallow provide different energy efficiency scores. Under the aegis of such considerations, the objective of this Master's Dissertation was to evaluate how much the use of beef tallow, or waste, within the scope of biodiesel production for the RenovaBio program, can be converted into income generation and, concomitantly, into reduction of emissions, when compared to the use of soybean oil for similar production. To this end, the price of raw materials was evaluated between January 2017 and April 2023, the production of CBIOs (Decarbonization Credit) through the use of Renovacalc and the related mitigation of CO2eq emissions. The methodology adopted was an economic comparison between raw materials due to CBIO's revenue, with the database represented by a hypothetical plant in the State of São Paulo. It was concluded that the production of biodiesel with beef tallow produced 0.7 more CBIO's than soybean oil, which resulted in a higher revenue, that is, R$ 64.58/ton or 1.63%, which can be considered, thus, as a benefit inherent in the consumption of waste for production, making arbitrage for the acquisition of raw materials a cost reducer. Even with the reduction in the cost of acquiring animal fat by the CBIO's recipe, it was noted that there was a positive impact; however, this positive economic externality was not enough to reduce the spread at times when the residue was more expensive than soybean oil in the period. Analyzing the reduction of CO2eq emissions from production, it was noted that biodiesel produced from soy oil reduced emissions by 55%, and bovine tallow by 94%, when compared to fossil fuel (diesel oil). Thus, more studies in the area are needed, which can shed light on sustainable development in the country, with a safe energy transition that guarantees supply and promotes social development in agriculture.
 
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Data de Publicação
2023-12-21
 
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