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Disertación de Maestría
DOI
https://doi.org/10.11606/D.106.2015.tde-24112023-124900
Documento
Autor
Nombre completo
Laize Sampaio Chagas e Silva
Dirección Electrónica
Instituto/Escuela/Facultad
Área de Conocimiento
Fecha de Defensa
Publicación
São Paulo, 2015
Director
Tribunal
Morsello, Carla (Presidente)
Silva, Edson José Vidal da
Sinisgalli, Paulo Antonio de Almeida
Título en portugués
Efeitos da exposição ao mercado sobre a dependencia e diversidade de consumo dos produtos florestais não madeireiros: estudo em quatro sociedades amazônicas do Brasil e da Bolívia
Palabras clave en portugués
Amazônia
Araweté
Asunirí
Caboclos
dependência
diversidade
mercado
produtos florestais não madeireiros
Tsimane.
Resumen en portugués
Sociedades autárquicas e semi-autárquicas, como aquelas habitantes de áreas florestadas, consomem produtos florestais não madeireiros (PFNM) para diversos tipos de uso, como alimentação, construção, ferramentas, cuidados pessoais, dentre outros. Quando essas sociedades são mais expostas à economia de mercado, todavia, podem ocorrer alterações no nível de dependência de PFNM e na diversidade desses produtos consumidos, dada a substituição por produtos comprados. Por sua vez, as mudanças podem ter implicações tanto para a qualidade de vida das pessoas, quanto para a conservação florestal. Apesar da importância do consumo dos PFNM para os habitantes de regiões florestadas e, sendo assim, do entendimento dos efeitos que a abertura ao mercado podem causar, pouco se sabe a esse respeito. Este estudo teve, portanto, o objetivo de avaliar como a exposição ao mercado por meio do comércio de PFNM afetava o consumo destes produtos em unidades domésticas de sociedades semi-autárquicas amazônicas. Partiu-se de duas hipóteses principais. Primeiro, que unidades domésticas mais expostas ao mercado de PFNM deveriam depender menos desses produtos para o próprio consumo. Segundo, diferentes mercados deveriam causar efeitos diversos: enquanto maior renda em mercados garantidos como aqueles das parcerias comerciais com empresas deveria estar associada à redução da diversidade das categorias de uso de PFNM consumidos, esse efeito deveria inexistir quando a maior exposição ao mercado se dá pelo comércio em vias tradicionais de commodities. Para testar as hipóteses, foram estudadas por meio de um survey 156 unidades domésticas de seis comunidades pertencentes a quatro sociedades amazônicas do Brasil e da Bolívia. Os dados, coletados entre 1999 e 2005, provêm de entrevistas e duas técnicas de observação sistemática direta (weigh day e alocação de tempo). Os resultados mostraram que a dependência do consumo total de PFNM tende a diminuir quando aumenta a renda monetária e o tempo dedicado ao comércio de PFNM, mas o consumo de PFNM alimentares não é afetado. Por sua vez, incrementos de renda monetária das unidades domésticas pelo comércio de PFNM em parcerias estiveram associados a menor riqueza de categorias de uso de PFNM consumidos, mas não em sua diversidade (i.e quanto ao índice de uniformidade). Pelo contrário, não foi observada associação da renda de PFNM com a riqueza e diversidade das categorias de uso destes produtos no caso das unidades que participavam do mercado tradicional. Estes resultados apontam para possíveis efeitos do mercado de PFNM mesmo em condições ótimas e, sendo assim, a necessidade de formulação de políticas públicas que incentivem o uso diversificado dos PFNM.
Título en inglés
The effects of exposure to markets to the dependence and diversity of consumption of non timber forest products: a study in four Amazonian societies of Brazil and Bolivia
Palabras clave en inglés
Amazon
Araweté
Asuriní
Caboclos
dependence
diversity
markets
Non timber forest products
Tsimane.
Resumen en inglés
Autarkic and semi-autarkic societies, such as those inhabiting forested areas, consume non Timber Forest Products (NTFPs) for several purposes such as food, construction, tools, personal care, among others. When these societies increase their exposure to the market economy, however, changes in their dependence and use of NTFPs may occur due to NTFP substitution by purchased products. In turn, these transformations may have implications to peoples well-being and forest conservation. Despite the importance of NTFP consumption to the inhabitants of forested regions and thus of understanding the effects of their opening to markets, little is known about the topic. Hence, this study aimed to evaluate how exposure to markets through NTFP trade affected the consumption of NTFPs in semi-autarkic Amazonian households. We departed from two main hypotheses. First, households more exposed to the NTFP markets should depend less on these products for their own consumption. Second, alternative markets should produce different effects: while higher income in guaranteed markets like those associated with commercial partnerships with companies should be associated with a reduced diversity in the categories of NTFPs consumed, this effect should disappear when market exposure was given by trade in traditional commodity markets. To test these hypotheses, we surveyed 156 households in six communities belonging to four Amazonian societies of Brazil and Bolivia. The data, collected between 1999 and 2005, came from interviews and two techniques of direct systematic observation (weigh day and time allocation). Results indicated that peoples dependence on the consumption of all NTFP types tends to decrease with both higher level of monetary income and the time devoted to NTFP markets, but consumption of NTFPs for food is not affected. In turn, increments in household monetary income though NTFP trade partnerships were associated with a lower richness of NTFP categories consumed, but not in their diversity (i.e. the uniformity index). In constrast, NTFP income was not associated with the richness and diversity of NTFP use categories for those households participating in commodity markets. These results point to possible effects of NTFP market even under optimal conditions and, therefore, the need to create public policies that encourage diverse use of NTFPs.
 
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Fecha de Publicación
2023-11-27
 
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