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Thèse de Doctorat
DOI
https://doi.org/10.11606/T.106.2021.tde-22112021-133719
Document
Auteur
Nom complet
Mariana Labão Catapani
Adresse Mail
Unité de l'USP
Domain de Connaissance
Date de Soutenance
Editeur
São Paulo, 2021
Directeur
Titre en portugais
Pessoas e grandes xenartros: uma abordagem das Dimensões Humanas para orientar a coexistência
Resumé en portugais
A abordagem científica de Dimensões Humanas da Vida Silvestre oferece informações úteis ao planejamento e direcionamento de estratégias aplicadas para a conservação da fauna silvestre. Nesta tese, adotou-se tal abordagem para investigar três interações entre pessoas e duas espécies de Xenarthra ameaçadas de extinção: o tamanduá-bandeira e o tatu-canastra. O objetivo central foi compreender o contexto e os determinantes de tais interações, bem como suas implicações para a conservação das espécies e para os atores envolvidos. Nos três estudos aqui apresentados utilizou-se delineamento de métodos mistos em duas fases: (i) entrevistas informais e semiestruturadas, dispondo-se de roteiro de entrevista e (ii) entrevistas estruturadas, com a utilização de questionário. O objetivo do primeiro capítulo foi identificar os fatores psicológicos que afetam a probabilidade de colisões entre caminhoneiros e diferentes animais nas rodovias. Os resultados sugerem que promover atitudes positivas em relação à vida selvagem pode não ser eficiente em reduzir colisões. Isto porque a tomada de decisão dos motoristas é principalmente determinada pela percepção de risco; eles avaliam a segurança relativa de colidir em comparação com os perigos de evitar um animal na rodovia (i.e., frear ou desviar). No segundo capítulo, o objetivo foi identificar os determinantes das superstições de mau-agouro e suas implicações para a conservação do tamanduá-bandeira no Pantanal sul-mato-grossense. Os resultados indicam que, embora a influência social seja importante na disseminação de tais crenças, o fator-chave que prediz a adesão das pessoas às superstições é o baixo conhecimento factual sobre a espécie. Verificou-se ainda que as superstições podem ocasionar perseguição aos tamanduás-bandeira, mas também afetam o bem-estar psicológico de quem as detêm, além do risco a que estão expostos aqueles que se envolvem em comportamentos supersticiosos de contato com o animal. O terceiro capítulo utilizou um framework de análise de conflito com vistas a compreender o cenário envolvendo a destruição de colmeias por tatus-canastra em apiários do Cerrado do Mato do Grosso Sul e a eventual retaliação dos apicultores. A análise trouxe evidências de que o conflito está associado a fatores tangíveis (i.e., perda econômica dos apicultores), não envolvendo valores, crenças e identidades enraizadas e conflitantes entre os atores envolvidos. Isto sugere que a implementação de estratégias de mitigação do dano (e.g. redução da vulnerabilidade das colmeias) pode melhorar a relação dos apicultores com tatuscanastra. Investigações com abordagens interdisciplinares e integrativas que aproximem a Ciência da prática têm maiores chances de serem implementadas e podem contribuir efetivamente para a persistência da vida silvestre de forma socialmente justa.
Titre en anglais
People and giant xenarthrans: a Human Dimensions approach to guide a better coexistence
Resumé en anglais
The Human Dimensions of Wildlife scientific approach offers useful information for planning and directing strategies applied to wildlife conservation. In this thesis, such an approach was adopted to investigate three interactions between people and two species of Xenarthra threatened with extinction: the giant anteater and the giant armadillo. The central objective was to understand the context and the determinants of such interactions, as well as their implications for the conservation of species and for the people involved. In the three studies presented here, a mixed-method design was used in two phases: (i) informal and semi-structured interviews, with an interview guide and (ii) structured interviews, using a questionnaire. The purpose of the first chapter was to identify the psychological factors that affect the likelihood of collisions between truck drivers and different animals on the highways. The results suggest that promoting positive attitudes towards wildlife may not be effective in reducing collisions. This is because the drivers' decision making is mainly determined by the perception of risk; they assess the relative safety of colliding against the dangers of avoiding an animal on the road (i.e., breaking or swerving). In the second chapter, the objective was to identify the determinants of bad omen superstitions and their implications for the conservation of the giant anteater in the Pantanal of Mato Grosso do Sul. The results indicate that, although the social influence is important in the dissemination of of such beliefs, the key factor that predicts people's adherence to superstitions is the low factual knowledge about the species. It was also found that superstitions can lead to persecution of giant anteaters, but they also affect the psychological well-being of those who detain them, in addition to the risk to those who are involved in superstitious behaviors of contact with the animal. The third chapter used a conflict analysis framework to understand the scenario involving the destruction of beehives by giant armadillos in apiaries in the Cerrado of Mato do Grosso Sul and the eventual retaliation of beekeepers. The analysis brought evidence that the conflict is associated with tangible factors (i.e., economic loss of beekeepers), not involving entrenched and conflicting values, beliefs and identities among the actors involved. This suggests that the implementation of damage mitigation strategies (e.g., reducing the vulnerability of hives) may improve the relationship between beekeepers and giant armadillos. Investigations with interdisciplinary and integrative approaches that bring Science and practice closer together are more likely to be implemented and can effectively contribute to the persistence of wildlife in a socially just manner.
 
Date de Publication
2021-11-22
 
AVERTISSEMENT: Apprenez ce que sont des œvres dérivées cliquant ici.
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